quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Guia do Usado - Renault Clio

Não chega a ser uma mudança radical de foco, mas o texto de hoje é dedicado e direcionado a auxiliar pessoas que buscam informações sobre determinados automóveis. Pretendo fazer algo no estilo "impressões ao dirigir", mas voltado aqueles dados que podem ser úteis para quem busca um carro usado. Meu ramo de atuação sempre foi o de automóveis abaixo de R$ 20.000,00. E por isso falo hoje de um dos meus modelos preferidos. O Renault Clio.


Já tive três desses franceses em casa, o primeiro veio meio que por acaso e acabou rapidamente ocupando o lugar carro oficial da família. Era um hatch authentique vermelho. Carro simples, modelo 1.0, mas bem equipado, só não tinha direção hidráulica (que depois acabou fazendo falta). Depois comprei um sedan expression preto, esse não tinha o ar condicionado (que também fez falta), e por último, mas não menos importante, o atual que é um sedan privilege prata.

Vamos falar sobre o que todos tinham em comum. O motor 1.0 16v Flex. Até hoje reconhecido como o motor mais econômico do mercado nacional (com exceção dos híbridos), chega a fazer médias superiores à 14 km/l na cidade (não são dados momentâneos e nem história de dono, é média mesmo!). Manutenção extremamente barata e raramente dão problemas, desde que as condições de uso sejam normais e as trocas de óleo feitas no prazo. Os meus sempre tiveram o péssimo hábito de virem com a embreagem meio desgastada, mas nada que prejudique o uso. Se for ficar com o carro vale a pena a troca.


O que me chama atenção nesses carrinhos que custam em torno de 15/16 mil reais na geração que vai de 2006 até 2009 é o nível de equipamentos. O prata, por exemplo, é um top de linha, tem ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rodas de liga leve, farol de neblina e som com comando no volante. Coisa que muito carro novo não têm. São extremamente confortáveis e ótimos na cidade. Já na estrada é bom tomar certo cuidado em ultrapassagens, como em qualquer 1.0.

Outras características que chamam atenção na minha opinião são o design, que embora esteja quase saindo de linha, é um projeto bem moderno e agradável. No caso do sedan, o porta malas, com capacidade de 500 litros, divide com o Logan o posto de maior da categoria. Fora o acabamento (que nas versões expression e acima) são bem requintados se comparados aos demais.


Comparando com as opções mais próximas do mercado, nós temos dois grupos muito distintos. De um lado Gol e Palio, projetos bem mais pobres nessa faixa de preço, que são ótimos carros para o dia a dia e tem um mercado muito mais consolidado, mas raramente vem tão bem equipados, ou quando o são, são caros demais. De outro lado os famosos 206 da peugeot. Eu particularmente nunca tive um, mas a manutenção é mais cara e têm fama de quebrarem mais. Além de ter uma desvalorização ainda maior que o Clio.

Por fim, não posso dizer se é totalmente melhor ou pior que outro modelo, mas na opinião de dono, o Renault Clio merece o posto de melhor carro 1.0 que já tive e também o melhor custo-benefício para um carro até R$ 17.000,00, cujo quesito economia pese bastante na escolha do consumidor.

Lembrando que é um texto voltado à pessoas que pensam em comprar um carro na faixa dos 15 mil reais. Com certeza pelo dobro desse valor qualquer carro tem que ser melhor que um Clio!

Dúvidas ou sugestões de modelos, deixe um comentário! No próximo texto eu pretendo falar um pouco sobre as diferenças entre os modelos Ford Ka de 2007 e 2009.


E pra fechar, Gov't Mule!

4 comentários:

  1. Ney, temos pensado em comprar um carro e na faixa de preço que você trabalhou no texto. Ajudou muito, acredite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari! Que bom que você gostou dessa minha nova experiência! E para vocês eu estou disponível para prestar assessoria automotiva a qualquer momento!

      Excluir
  2. Quando foi para Curitiba vamos conversar sobre o assunto!!! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Aqui estou eu em pleno 2019 comentando essa publicação. Fui mais uma vítima da crise e estou buscando nessa retomada um carro barato, bom e honesto. Estou justamemte cacandc um clio sedan. Espero encontrar algum que esteja bom o bastante para levar para casa...

    ResponderExcluir