terça-feira, 10 de novembro de 2015

Guia do Usado - Ford Ka

Não vou chegar a chamar de sucesso, mas o guia da semana passada despertou bastante interesse, e como eu havia citado, pretendo continuar nessa linha por um tempo. Para hoje eu trago um automóvel que foi lançado no Brasil em 1997 e continua até hoje, três gerações depois, fazendo a cabeça de muita gente quando se trata de popular.


Lançado sob olhares muito curiosos, o Ford Ka chamou muita atenção na segunda metade dos anos 1990. Tanto que seu desenho básico em nada mudou por dez anos, até a chegada da reestilização mais complexa realizada em 2009. A minha história com o Ka começa justamente nesse modelo, o primeiro redesenhado. Adquiri um no início deste ano e vinha usando até algum tempo atrás.

Carro pequeno, é claro, mas ágil no trânsito e bem econômico. Na configuração flex do 1.0 8v fazia seus 12 ou 13 km/l na gasolina, número que diminuía um pouco no álcool, mas continuava interessante. Os pontos de destaque dessa versão, na minha opinião, eram o design e a abertura interna do porta malas, muito prático quando se chega em casa com as compras do supermercado.


Mas esse modelo tinha alguns problemas que só percebi quando conheci bem o antigo. O modelo novo (2009 a 2013) era maior e mais pesado que o antigo, o que me faz dizer que a direção hidráulica nesse caso faz bastante falta. O ar condicionado nem tanto, pois com metade das janelas abertas a ventilação interna é muito boa, e na essência o Ka não é indicado para viagens longas (embora o branco da foto abaixo tenha ido até Buenos Aires nas mãos de um amigo meio pirado).

A minha grande surpresa foi quando caiu na minha mão um modelo 2007. Mesma configuração e mesma cor do 2009, vidros e travas, limpador e desembaçador traseiro e nada mais! O carrinho na sua versão quase inicial, pois o desenho é basicamente o mesmo do primeiro, surpreende com a desenvoltura no transito, a maciez ao volante (mesmo não tendo DH) e a potência do motorzinho, que não faz feio no trânsito. Claro que todo carro depende mais do estilo de direção do motorista do que tanto do motor, mas o Kazinho original merece destaque sim.


Um problema a se considerar é o sistema de ar quente. As mangueiras que levam a água quente para os dutos internos costumam apodrecer com certa facilidade, e muitos proprietários apenas isolam o sistema, deixando o carro sem ar quente. Portanto ao comprar um usado questione esse detalhe e barganhe um desconto caso esteja sem o sistema.

De 1997 a 2002 é fácil achar um Ka por menos de 10 mil. Entre 2003 e 2008 na casa dos 12 mil (melhor custo-benefício na minha opinião) e acima de 2009 já salta pra cerca de 15 mil os mais simples, chegando a 20 num modelo 2012 completo. A vantagem dos últimos modelos está no status de carro mais novo, e a dica é procurar um carro com direção hidráulica. Mas pra quem procura um simples carro para ir e vir ou ainda um segundo carro para uso esporádico, o 2003 a 2007/8 é uma opção a ser considerada.


Ainda estou pensando sobre qual modelo continuar o guia, mas críticas e sugestões serão sempre bem vindas. Abraços!

E o vídeo, apenas mais uma das minhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário