terça-feira, 17 de novembro de 2015

Guia do Usado - Fiat Uno

Vou ser sincero, conhecer mesmo eu só conheço bem os Unos mais velhos (1991 e 1997), mas como o carro foi praticamente o mesmo de 1984 até 2014 não destoa muito do que vou dizer. Atenção, eu estou falando do Fiat Uno original, não estou envolvendo o modelo lançado em 2011 como Novo Uno que na verdade é o Fiat Panda italiano adaptado ao mercado brasileiro. Hoje falamos do carro que só tem um defeito... ser um Uno!


É uma brincadeira que eu faço de toda vez que tive um, porque o Uno sempre teve fama de carro feio, pequeno, estranho, mas no fundo ele não tinha defeitos! Sempre foi um carro robusto, simples, econômico e que cumpre como poucos (talvez tão bem quanto o Fusca) o papel de ser um Carro! Manutenção barata, espaço interno justo, desempenho acima do esperado e agradável de dirigir. Sim, o bom e velho Uno é muito bom de conduzir!

Tendo praticamente o mesmo desenho básico nos seus 30 anos de produção, o famoso Mille (em algumas versões) nasceu como o substituto de outro sucesso de sua época. Quem não se lembra do Fiat 147? Pois é, eu nunca tive um, mas sei que ele carrega uma legião de fãs, e um número ainda maior de críticos, hehe. O pequeno Uno tivemos em duas ocasiões. Um 2 portas básicão 1991 e um SX 4 portas, com ótimos opcionais, 1997. E aí está um dos grandes destaques do Uno. Por um preço muito acessível você encontra ótimos 4 portas com vidros e travas elétricas.


Não adianta, se você costuma dar carona para mais de uma pessoa ou já tem um filho, carros com 4 portas fazem toda a diferença. Tornam a experiência de ir e vir muito mais prática e confortável. Quase que igual ao Ka, eu não indicaria o Uno como um carro para viagens, embora eu tenha feito algumas com o meu, inclusive da ordem de milhares de quilômetros. Mas, era o que tinha para o momento, eu não aconselho como um carro para a família, mas sim um carro para casais sem filhos, e acima de tudo, um carro para quem preza pelo valor do dinheiro.

Um ponto de destaque do Uno, pelo menos era muito no meu tempo, era o mercado. Vender um Uno sempre foi tarefa fácil. Mas hoje em dia com a enxurrada de modelos na sua categoria e com a busca crescente das pessoas pelos acessórios de conforto, os básicos já se tornam meio problemáticos. Portanto, já pensando no momento da venda, sempre escolha carros com 4 portas e no mínimo vidros e travas elétricas. Além de serem melhor no uso diário, isso lhe garante mais agilidade na hora de trocar. Mesmo que não seja mais moeda líquida, é melhor de vender do que um Clio.


É sério, não tenho nenhum defeito específico de Uno. Claro que já tive problemas com caixa, embreagem e injeção eletrônica (principalmente nos motores de um bico só), mas foram todos simples de resolver. Os carros com motor Fire (acima de 2000) são simplesmente fantásticos quando o assunto é mecânica. Nada de problemas mesmo! Na verdade as pessoas compram Uno quando precisam de um carro, e os vendem quando já podem comprar status.

Preços? Todos. Você vai encontrar Uno (falando apenas dos que estão em bom estado) 1990 por 4 mil e 2013 por 17 mil. O quadradinho encerrou suas atividades em 2014 devido a impossibilidade de instalar air bag e ABS, obrigatoriedade a partir de 2015. Se eu tenho que dar um conselho de primeiro carro para quem só procura um carro, sim, eu diria que o Uno é uma grande opção.


E pra fechar, um pouco dos clássicos de uma época em que o mundo parecia bem diferente! Aquele abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário