segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Guia do Antigo - Fusca

A lista dos automóveis de maior relevância na indústria, e na história da humanidade, não estaria completa se não incluísse o simpático e emblemático Fusca! É com certeza um dos veículos mais conhecidos do mundo, um símbolo de gerações e uma figurinha fácil de ser vista rodando até os dias de hoje. Sua história começou nos anos 1930 quando o homem que depois fundou a Porsche o projetou a pedido do ditador Adolf Hitler. No Brasil o Fusca desembarcou no início dos anos 1950 e foi comercializado ininterruptamente até 1986 e depois ressurgiu entre 1993 e 1996.


Hoje é possível comprar sua versão recriada, moderna (e cara), que virou um automóvel das categorias de luxo. Apenas uma forma de manter viva a sua história. Mas o texto de hoje se dedica ao bom e velho Fusquinha que está por aí, nas ruas e garagens de muita gente e que pode ser o primeiro passo para aqueles que gostam da cultura de um carro antigo. Os Fuscas podem ser divididos em diversos tipos de projetos. Desde o totalmente original, passando pelo carro com modificações leves para uso diário, até o totalmente equipado com acessórios e mecânica modernos.

Eu tive um Fusca 1974 e um 1981. O primeiro seguia a linha mais original, porém com algumas alterações na parte mecânica buscando melhorar o dia a dia com ele, tais como ignição eletrônica, alternador, filtro de ar seco e elevação da cilindrada de 1300 para 1500. Além de alguns detalhes estéticos como as rodas com calotas originais que foram alargadas para abrigar os belos pneus 205/50, mais largos que garantiam um visual mais agressivo. Completavam o visual a pintura laranja, os piscas e lanternas fumê e o adesivo VW personalizando o vidro traseiro.


O 1981 seguia uma linha muito parecida, mecanicamente ele era o 1300 original ainda equipado com dínamo para carregar a bateria, nesse caso era preciso manter a rotação mais alta para garantir que o pouco rodado já fosse suficiente para carregar o que o som gastava. As rodas eram de liga leve, ao estilo da época, aro 15, e os pneus 185/60. A pintura cinza dava um tom discreto, que o fazia passar quase despercebido, mas ainda assim quem gostava de Fusca sempre exibia o sorriso típico ao vê-lo passar.

Não há segredo nenhum em manter um Fusca. Lógico que eu não diria que é um carro que se pode ter como único automóvel da casa, pois eles simplesmente tem personalidade própria. Podem apresentar defeito a qualquer momento e sem avisar. O diferencial é que tudo num Fusca é simples de consertar. É o típico carro que se faz ao gosto do dono. Você pode usa-lo todos os dias para ir ao trabalho (como eu fazia com o cinza) ou apenas para passeios esporádicos. Dirigir um Fusca é uma experiência diferente, não é como dirigir um carro normal, Fusca é Fusca!


No mercado ele sempre terá seu lugar cativo, tanto para quem vende como para quem compra. Você não será valorizado por alguém que procura um carro "normal", mas certamente ele será mais valorizado do que muitos carros mais novos. Depende do estado de conservação e da forma como se negocia. Um veículo rodando, mas que não esteja impecável, pode custar de 5 a 7 mil reais. Há modelos mais baratos mas eu não aconselho, pois podem ter problemas de estrutura ou de motor cujos gastos não valerão a pena.

Carros em estado excepcional não tem um valor exato. Podem custar de 10 a 30 mil reais, dependendo do nível do carro, do ano, e principalmente, da necessidade do dono em vender o carro. Se você estiver no lugar certo e na hora certa pode comprar um carro por um valor extremamente interessante. Mas no caso do Fusca, como há muitos (muitos mesmo) disponíveis, a pesquisa e dedicação de um tempo para testar mais de um é fundamental. Cada carro é um carro, pois praticamente tudo pode ter sido alterado e você precisa conhecer o que irá comprar.


É o primeiro que me atrevo a colocar como Antigo no nome do guia. Espero que possa ser mais um artigo de leitura para fãs de carro e fãs do Fusca!

E sobre o vídeo, com um vocal que lembra muito os Bee Gees, pelos menos essa música, Eagles é uma das maiores bandas dos anos 1970! Aquele abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário