sábado, 21 de setembro de 2013

Conduta, a sua vida em risco.

Há poucos dias li uma reportagem sobre a adulteração do leite e as fórmulas usadas para isso. Visando um aumento ilícito do volume do produto, alguns produtores misturavam produtos químicos no leite e revendiam uma produção maior. Marcas que com certeza você já viu no supermercado, e talvez até tenha comprado. Agora eu me pergunto, se alguém é capaz de adulterar um alimento como o leite, que alimenta até crianças, o que mais é possível fazer por dinheiro?


Infelizmente a conduta de alguns seres humanos põe em risco diariamente a vida de muitos. Desde adulterações em alimentos, utilização de produtos cujo mal à saúde é desconhecido, ou às vezes utilização cujo mal à saúde é totalmente conhecido. Não querendo levar carona no rato da coca cola, mas é bom dizer que refrigerante é um dos "alimentos" que mais faz mal à saúde. Ao invés de ficar vendo besteiras no Youtube, ou no Face, faça uma busca no Google e se surpreenda com a quantidade de coisas que você consome todo dia que podem te matar, no longo prazo, é claro.

Mas voltando ao caso das adulterações, como forma de trazer a economia ao assunto. Não é incomum aparecer nos jornais, casos de pessoas que adulteram produtos, que fraudam seus clientes em busca de um lucro maior. E isso vale para muitas coisas, até mesmo para uma empresa que negligencia a manutenção de seus automóveis, colocando em risco a vida de motoristas e de todas as pessoas lá fora. Ou ainda, a pressão por resultados e horários, que afeta o psicológico das pessoas, as fazendo crer que podem ganhar o tempo ao pisar mais fundo no acelerador. Quando o que podem ganhar com isso é o descanso para toda a eternidade.


Ganância, um mal que vêm atrelado à conduta, que pode sim pôr muitas vidas em risco. Se não por dinheiro, por status, mas o mundo está cheio de pessoas que abrem mão de uma consciência tranquila, de uma vida simples e honrada, em troca de um dinheiro que nem elas sabem onde usar. Dinheiro, o dinheiro que estupidamente se usa para financiar um carro caro, dando assim muito dinheiro aos bancos, somente em troca do status. E sim, eu falo que é somente, pois o mercado de automóveis tem a opção certa para cada tipo de bolso e cada perfil de cliente, mas as pessoas não estão preocupadas com isso, mas sim com o status de ser igual ao cara da propaganda, e só.

O planejamento é algo lento e que necessita de ajustes ao longo do tempo, eu defendo que é possível ter uma vida boa sem ganhar rios de dinheiro, e principalmente, se apelar para ganhar vantagens às custas dos outros. Eu confesso que já me senti ajudado por situações do cotidiano, e tenho comigo que em alguns momentos é até natural sermos privilegiados, mas isso são coisas que acontecem ao acaso, não que fazemos acontecer premeditadamente com má intenção de prejudicar alguém.


Ainda fechando em conduta, são as nossas ações que determinam quem somos, eu sei que estou longe de ser admirado por todos, mas o que as pessoas vêem é o que eu faço e falo. Assim como a sua conduta, o que você faz e fala é o que as pessoas usam para lhe julgar, e elas vão julgar, o mundo é assim. Por isso, pense bem na sua conduta, pois o que vale de verdade não é aquilo que você têm, mas a forma como você age.

E no ensaio da semana, eu que sempre fui a favor dos discriminados, resolvi fazer uma pequena homenagem à três sedãs pequenos, reconhecidamente bom carros, mas que sofreram com a rápida evolução de seus modelos para categorias mais sofisticadas, deixando assim os seus usados com uma baita desvalorização no mercado. E são eles, Fiesta Sedan Street, Clio Sedan, e mais recentemente, Prisma.

Fechando com Rock, apesar de eu ter achado sua performance no Rock in Rio meio duvidosa, após 25 anos a voz do cara não é mais a mesma. Para relembrar os grandes momentos de Sebastian Bach, vamos de Skid Row!


É isso galera, o meu muito obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário