domingo, 1 de setembro de 2013

Renegociação de Dívidas e outras Rápidas.

Por mais que não seja um assunto que atinja 100% da população, temos que ser sinceros e assumir que o problema atinge uma parcela razoável daqueles que contraem empréstimos. A inadimplência, o ato de não poder honrar com compromissos assumidos anteriormente, é um risco esperado e contabilizado pelo mercado, nas mais diversas empresas. Sobretudo os que disponibilizam um dos ativos mais valiosos, o próprio dinheiro.


Todos sabem como funciona o financiamento de um automóvel, ou a compra parcelada de eletros numa Casas Bahia da vida certo? Você assume a dívida e se compromete a pagar um valor estipulado, todos os meses. A loja recebe o valor do bem à vista, e já não possui, praticamente, vínculo nenhum com o comprador, que passa a dever para um banco ou financeira. Quase que a mesma proporção que a loja tem de prazer em lhe realizar um venda, o credor terá de prazer em lhe cobrar. E fique esperto, pois não é nada difícil descobrir que o valor total a ser pago pode chegar ao dobro do preço à vista.

Pois bem, e o que acontece quando uma pessoa não consegue dar conta das parcelas que pareciam tão suaves? Com uma grande dose de otimismo, diga-se de passagem, você achou que 60 x de 799 fosse tão fácil de pagar! Eu não sei, às vezes eu acho que a realidade de alguns é surreal. Como pode uma pessoa assumir um compromisso de 5 anos pagando mais de um salário mínimo por mês por algo que não valerá nem a metade disso ao final do prazo? É o preço da exclusividade, eu sei, mas para alguns isso se chama burrice extrema! Um detalhe à saber, o salário mínimo deve se reajustado em 2014 para 722,90. E acreditem, existem pessoas que vivem com esse valor como renda mensal, às vezes de uma família inteira.

Mas voltando ao não pagamento de uma dívida, só há uma forma de tentar resolver esse problema, pagando a sua dívida! Qualquer coisa diferente disso, tal como, fugir, fingir que nada aconteceu, esperar pra ver se o banco esquece, nada disso funciona. Quer dizer, se você for uma dessas pessoas que não se importa em ser um parasita, que em benefício próprio prejudica uma sociedade inteira, continue comprando e devendo, infelizmente há pessoas que não tem consciência nesse mundo.


E sobre o renegociar essa dívida, o que podemos dizer? Bom, se você quer mesmo levar isso a sério e quitar seus débitos, o único meio é entrando em contado com seu credor. É sim possível chegar num novo prazo e um novo valor que lhe permitirá pagar suas dívidas de forma digna e honrada. E por favor, não inventem moda do tipo "é fácil falar". Pois eu garanto que é muito mais fácil não fazer a dívida! Se você não pode pagar, você não pode comprar, só isso! Um dos carros dos meus sonhos é uma Toyota Fielder, pode ser usada, tipo uma 2006 estaria ótimo. Mas eu sei que não posso comprar e não compro, simples assim. Comprar financiada, pagando juros e ainda arcar com um ipva e manutenção de valor alto, e depois se arrepender? Não obrigado! Prefiro viver com os dois pés no chão, e nem por isso vivo mal.

Fiquem atentos os tomadores de empréstimo e pessoas que gostam de comprar à prazo, a taxa de juros foi reajustada para 9%. Pouco a pouco as parcelinhas vão ficando mais caras e o carro, novo ou usado, vai aumentar um pouco pra quem for entrar agora nessa brincadeira. Tudo bem, eu sei que meu estilo de vida é diferente, muito porque eu não ligo para imagem, ano, e hoje em dia nem motor forte me seduz mais. Agora, ter um carro capaz de fazer 14 km/l, isso eu acho legal!

Só pra fechar o raciocínio, e essa é séria, nunca, jamais, em tempo algum, procure aquela empresa que faz anúncio dizendo que irá renegociar suas dívidas, ou ainda que lhe promete uma parcela menor, em vista do juro abusivo contratado antes. Isso não existe! Aquelas empresas de renegociação são pilantragem. São vigaristas que podem até realizar uma ou duas operações condizentes com suas promessas, de valores baixos para criar uma falsa credibilidade, em busca do negócio certo, ou conjunto de negócios, em que vão sugar 20, talvez 30 mil de cada cliente e sumir, deixando todos no prejuízo! Eu sei o que estou falando, pois já vi isso acontecer!


Então se liga! Não pode pagar, não compre! Achou que podia e não deu certo, renegocie com o banco diretamente! Ainda não deu, devolva o carro e torça para que o leilão pague a dívida! E por favor, se isso acontecer com você, aprenda a lição! Não cometa o mesmo erro duas vezes só porque o seu vizinho trocou de carro!

Inclusive o ensaio de hoje é sobre esses carros, que eu sei que hoje não posso comprar, à vista, mas quem sabe um dia. Só modelos até 30 mil, valor que muitos amigos meus já assumiram em dívida e estão por aí felizes em seus carrões, mas será que estão tão tranquilos assim? Só o tempo dirá. Do topo, a Fielder que mencionei antes, uma bela S10 cabine dupla e para fechar, a já conhecida, excêntrica, mas que não sai da minha cabeça, BMW 328!

E o vídeo da semana, vamos de um bom Rock anos 1970 para relaxar!


E é isso, com boa música, umas verdades, e carros que eu ainda não posso comprar, esse foi o post da semana! Espero que tenham curtido, abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário