sexta-feira, 12 de julho de 2013

Perder ou Ganhar? Viva o Dinheiro!

Antes que alguém pense que o nome do post é uma idolatria ao papel moeda, não, o que eu quero dizer é para você viver, no sentido de usufruir, aproveitar ao máximo o que as finanças podem fazer por você. É claro que ninguém gosta de perder dinheiro, mas será mesmo que toda perda representa um retrocesso? Não, e realmente eu acho que não, no mundo financeiro podemos perder descaradamente, perder conscientemente e ainda perder enquanto achamos que estamos ganhando. Não vou martelar mais uma semana na mesma tecla do financiamento, mas sabe quando você ouve que uma pessoa "ganhou" um desconto ao financiar um carro? Esse é o clássico perder enquanto acha que ganha.


E é com base nisso que eu vou falar das perdas que se dá pra encarar no mundo das finanças. Na verdade eu não tenho exemplo melhor de perda virtual do que a minha velha amiga, Bolsa de Valores. Onde para perder é preciso tomar duas decisões. O jogo só acaba quando termina, eu sou um entre milhares ou milhões de acionistas da OGX que viram o valor da sua carteira mais que despencar nos últimos meses. Pra ser preciso não faz nem seis meses que eu compre ações a 5 reais, depois a 3, depois a 1, por fim, meu último lote foi à míseros 0,39 centavos! É quase inacreditável, mas o mais absurdo de tudo isso é se você me perguntar se eu perdi dinheiro. A minha resposta é simples e objetiva: não, aliás, só ganhei até agora.

Ganhei pouco, é lógico, mas perder eu não perdi nada. Essas ações são mais divertidas que uma montanha russa, hoje caem 15%, amanhã sobem 20! Já comprei a 0,39 e vendi a 0,60, já comprei a 2,80 e vendi a 3,40. Com certeza eu tenho um dinheiro parado lá esperando, talvez em vão, que se recupere, mas quando aparece uma oportunidade de brincar é lá que eu estou, comprando por menos e vendendo por mais, no melhor estilo especulador de ser. De ser e de viver, pois isso é viver o dinheiro, isso é se divertir com a realidade do mercado.


Mas se me perguntarem então se eu já perdi dinheiro, eu só posso dizer, com certeza. Já vi ações minhas caírem de 9 para 4 reais sem eu poder nada fazer, e na situação só me restou engolir o prejuízo e vender, pois naquele momento eu sabia que era o melhor a se fazer. Mas como saber se devo vender e amargar um prejuízo ou devo esperar pacientemente? Só tenho uma dica, quando não se está totalmente preparado para  perder não é aconselhável sequer entrar na brincadeira. Mas uma vez tendo o recurso separado e seguro que que está fazendo, talvez você nunca mais precise perder, mas sim apenas esperar.

Para os muito conservadores, o correto é só guardar? É aí que entra a parte do viver. Se você não é do tipo que gostar de curtir os riscos da Bolsa e acha que aquilo é coisa de louco, o que na verdade é um pouco, e ainda tem consciência de que é importante ter dinheiro, é hora de pensar não só em não gastar, mas sim em como gastar. A vida financeira é feita de ciclos, há momentos que favorecem a poupança, fases em que você ganha um bônus, em que você economiza em coisas simples, em que você gasta menos do que previa. Esses momentos não são os momentos de curtir e comprar coisas. Não são os momentos aproveitar que está sobrando.

O momento de poupar é o momento de investir em reservas seguras de onde for possível. Não pense em nada, apenas em guardar. Pois com o dinheiro certo na mão você terá a segurança de conseguir se vivar no próximo ciclo, e certamente ele virá. O ciclo do gastar. Pois bem meus amigos, quando você tiver a oportunidade de trocar de carro, terá também que reformar parte da sua casa, terá ainda que conviver com um momento de crise na bolsa e impossibilita as vendas, e tudo isso junto! Por isso é a hora de usar aquela reserva que você constituiu ao longo dos anos. E o mais prazeroso é ver que honrar todos os compromissos ainda não comprometem 50% do que você juntou. Isso é viver, viver o dinheiro, viver do dinheiro, ser parceiro, não ser refém.


Carros são o melhor exemplo do viver e perder em um momento só. Hoje em dia não há carro que se compre para ganhar dinheiro, mas carros com certeza são ferramentas próprias destinadas ao viver, eu sei que alguns não pensam assim, mas eu curto a vida em quatro rodas e perco com muita consciência de que na verdade estou investindo no viver. E hoje sei que faço de forma segura e preparado para o gasto que surgir. Por isso no ensaio da semana vão exemplos que carros para perder dinheiro, mas também para viver! Daewoo Espero, Vw Golf e Fiat Marea Weekend!

Por fim, um pouco de Rock descontraído, daquelas bandas que por mais que façam rock, acabam sobrando só os hits mais lentos.


É isso aí galera, muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário