sábado, 6 de julho de 2013

Custo x Benefício, o que é caro pra você?

Todos nós sabemos o preço das coisas, está por aí nas etiquetas de tudo que está à venda, mas quanto valem essas coisas? Algo que alguém julga caro pode não ter o mesmo impacto no bolso de outra pessoa. Além da questão de opinião e gosto, um conceito muito forte no mercado de bens e serviços é o custo x benefício. Quanto vale gastar e quanto isso me trará de volta?


O conceito de investir, falando apenas em guardar dinheiro e obter um retorno, está ligado ao fato de não gastar. De abrir mão de várias coisas em prol de uma reserva, da aquisição de um bem maior, ou até mesmo investir por investir, o grau mais perigoso do vício de guardar dinheiro. Eu creio que não há pessoas que são de um jeito ou de outro, com raras exceções, o que vemos por aí é que as pessoas vivem fases. E cada um tem o direto de viver a fase financeira que estiver. Seja a fase de gastar, seja a fase de poupar, seja a fase de investir, seja a fase de se endividar.

Particularmente eu não recomendo a última, endividar-se não é legal, por mais que você ache que só assim se consegue certas coisas, na minha opinião não é não. Há dois grandes exemplos de endividamento da pessoa física, que são aplicáveis, pelo menos em teoria, a qualquer um que tenha o sonho da independência financeira e de comprar seus próprios bens. São eles, a casa própria e o carro novo.

Os dois são exemplos de como se endividar? Sim. Os dois são maus investimentos? Não.


A compra de uma casa é algo sério e que representa muito mais do que um simples bem. Uma casa nova é o início de uma fase de extrema importância na vida de uma pessoa, é a construção de um lar, é um lugar onde se pretende viver por muito tempo e que vai ser o centro de sua vida a partir daquele momento. Uma casa nova é pra onde se irá todas as noites, é a sua fortaleza, o seu recanto. Logo, sem dúvida nenhuma eu digo que, uma casa, um lar, é sim um investimento. Não importa se você comprou pelo minha casa minha vida, se você ganhou dos seus pais, se você herdou ou se você ainda está pagando. A casa é o grande exemplo do financiamento que vale a pena, até porque é bem difícil juntar dinheiro para comprar uma à vista.

Agora, o erro primário de 99% das pessoas, o bem que não é estrutura, que não é essência, que não pode ser visto como investimento e que muitas vezes nem sequer lhe trás tantos benefícios assim. O automóvel. Uma das grandes falhas do ser humano é pensar que carro é um patrimônio seu. Carro na verdade é apenas um bem. Um bem de consumo durável, mas apenas um bem. É algo que se compra para lhe ajudar no dia a dia, é algo que irá lhe servir e lhe dar muitas alegrias, com certeza, mas não é um bem que, na minha opinião, valha um financiamento.


É possível comprar carro à vista? Não só é possível como é o ideal a se fazer, digo isso porque já comprei 9 automóveis sem financiar nenhum centavo! Não, nenhum deles foi um carro zero, nenhum deles veio com fita vermelha, nenhum deles tinha aquele status de não ter pertencido a ninguém antes de mim e nenhum deles pode ser tão bom quanto o seu. Mas espere, o seu carro já é totalmente seu? Pois os meus sempre foram. E como já disse várias vezes, eu provo pra quem quiser, que comprar carro usado à vista é melhor negócio do que comprar carro zero financiado. Só existe uma única regra, abra mão da falsa imagem de parecer melhor que alguém. Você está endividado! Isso não é bom, e nunca será!

No ensaio da semana, carros usados e baratos, carros que se compra pelo valor que a maioria das pessoas junta ao longo de anos e depois... usa para dar de entrada no carro novo. Palio Weekend, Gol IV e Ford Focus. E não me venha falar de manutenção de carro usado porque carro usado, assim como tudo na vida, é planejamento! É procurar o carro certo, é revisar assim que pegar e cuidar. Um carro de 5 anos, 10 anos, 15 anos, ou até mesmo o meu Fusca que já está com 32 anos, se bem cuidado vai bem até onde o zero financiado irá te levar.

Vídeo da semana com um dos ícones do Rock n' Roll, que está vindo para Curitiba em agosto, os caras podem até estar um pouco velhos, mas continuam mandando muito bem. Com vocês Steppenwolf!


Abraços e muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário