sexta-feira, 19 de julho de 2013

As Pirações de um Economista Entediado!

Sabe aquelas horas em que você percebe que nada mais está rendendo? Não interessa se você está em casa sem ter nada pra fazer, no trabalho entre uma atividade e outra, ou até mesmo no trânsito, só o que sabe é que precisa de um ar, uma respirada, pensar em outra coisa. Às vezes nos deparamos com situações em que, mesmo no meio de um cotidiano corrido, podemos fazer nosso cérebro de um jeito diferente, e aí vai de cada um no que quiser pensar. E não adianta dizer que isso nunca acontece com você, pois na maioria das vezes é você que não percebe, talvez por estar no facebook ou assistindo novela! O que apresento agora é o se passa pela minha cabeça quando me sinto um pouco entediado.


Na verdade é um conjunto de análises e pequenas regras que desenvolvi ao longo dos tempos, relacionadas sempre à economia, lógico, e a alguns assuntos corriqueiros. Todos sabem que entre meus assuntos de maior interesse estão os pilares deste blog, ou seja, economia, carros e rock n' roll. E gostar de economia também significa gostar de números, ainda mais se eles vierem acompanhados de um símbolo de moeda e esses números forem seus. Partindo disso há uma série de experimentos que fiz ao longo dos anos, alguns já comentei, mas aí vão de novo.

O comparativo entre poupança e renda fixa. Sempre li e ouvi notícias falando sobre opções de investimento, sobre o que rende mais ou menos, sobre os reflexos da taxa de juros. Até que um dia resolvi fazer o teste, peguei mil reais em um determinado momento e apliquei na poupança, e no mesmo dia apliquei mais mil reais em um fundo de renda fixa extremamente atrativo a que tive acesso. Bom, acompanhei o resultado diariamente e pude afirmar, sem ressalvas, que fundos de renda fixa, independente da regra, que cobrem até 0,5% de taxa administrativa, rendem mais do que a poupança e pronto! Fora o fato de que se você precisar do dinheiro com 10 ou 15 dias de aplicação poderá sacar usufruindo dos juros, coisa que a poupança, por ser rendimento mensal, impossibilita. Ou seja, a renda fixa vale mais, quando se sabe onde investir.

Simulação de Capitalização x Loteria. Sempre ouvimos falar que capitalização é o pior investimento de todos, certo? Como todo bom economista, depende! Certa vez eu comprei um TC de pagamento único, daqueles que não te devolve nem o valor integral depois de 12 meses. Mas na verdade o que acontece é que, por correr pela loteria federal, o TC nada mais é do que um jogo semanal programado. É sim uma ótima opção para aquela pessoa que joga toda semana os mesmos números na mega sena. E na maioria dos planos você ainda resgata todo o valor. Lógico que aí entra o vício pelo jogo, de querer ir lá fazer sua apostinha na mega. Mas para que tem preguiça mas gosta da possibilidade, eu não descarto. E pra quem acha que sorteio pela loteria federal é furada, eu já conheci ganhador de TC. Sim, eles existem!


Comparativo de ganhos e perdas. Sempre fui categórico em dizer que dinheiro de Bolsa de Valores é dinheiro a fundo perdido. Mas ninguém gosta de perder dinheiro, é claro. Por isso ao longo do tempo, entre tabelas e anotações, fiz o acompanhamento de tudo que já tive de rendimento em aplicações das mais diversas e tudo que perdi. O fato é que perder é para quem não sabe se organizar, pelas minhas simulações, o rendimento de aplicações como o CDB, de longe o meu preferido, cobre facilmente as perdas mais absurdas de quem joga com sabedoria. Existem ações e ações, e só digo uma coisa, apostar mais de 5% do seu patrimônio liquido em ações como uma OGX da vida, é burrice plena! Mesmo que você tenha possibilidade de ganhos, isso não me interessa, o que eu busco na Bolsa é uma diversão sustentável com a chance de ganhar algum trocado, jamais enriquecer de forma quase mágica. 

Teoria do valor liquido. Quando entramos no nosso bankline e acompanhamos o rendimento de nossas aplicações, sempre aparece o valor bruto e o valor liquido. O que a maioria das pessoas faz é olhar o valor bruto e esquecer das tributações e taxas. Portanto, e isso serve muito bem para avaliar a comparação total e possíveis perdas, veja sempre o valor que você teria se resgatasse hoje o seu dinheiro. A visão do valor liquido sempre me ajudou a ter certeza do que posso fazer, o que posso comprar, em que posso investir meu dinheiro de forma segura, com alguns deslizes do mundo do risco.

A avaliação do custo total. Essa é a grande dica para os que costumam comprar a prazo ou financiar as coisas. Nunca, jamais, em tempo algum, avalie o preço de etiqueta! Se você está financiando não pense na parcela, mas sim no custo total. E lá vou eu no meu melhor exemplo, que é onde a maioria vai se encaixar, carros. É claro que eu tinha que falar de carros. Você acha que aquele Peugeot 206 usado que você achou, completão, à incríveis 13 mil reais, irá lhe custar 13 mil? Você sabe que não, o dono da loja sabe que não, até sua mãe sabe que não, mas você sai por aí todo feliz dizendo que custo 13 mil! Não faça isso! Faça um favor a si mesmo, pelo menos pra você, admita que ele custou 48 x de 399 e tenha a coragem de calcular isso e descobrir que pagou quase 20 mil no carro. Isso é só um exemplo, mas vale para todas as parcelas! Faça como a regra da economia, se eles te dizem que o preço à vista pode ser parcelado em 10x, pergunte quanto desconto você ganha pra compra à vista de verdade!


"A vida nos ensina, que se sobrar um, vai faltar um pra alguém."

E para terminar, até no ensaio eu resolvi dar uma pirada, com vocês, a família Daewoo!

Mas no vídeo eu vou ser tradicional e categórico. Eu não consigo entender como existem pessoas que tem a coragem de dizer que não gostam de Guns N' Roses. O Guns talvez seja a principal referência de Rock do final dos anos 1980. Não existe nada que se compare ao impacto deles na música e no cenário mundial da época. Existem outras bandas boas da mesma fase, mas nada se compara. Mas para constar, meu respeito e admiração é para o Guns de 87 a 94. Guns é Axl + Slash + Duff, qualquer coisa fora disso é rock, é música, mas não é Guns N' Roses!


É isso aí galera, forte abraço e meu muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário