sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ansiedade, um mal que vai contra o equilíbrio.

Confesso que a vida mudou muito nos últimos tempos, mas uma coisa é extremamente relativa, ainda mais vindo de um economista, é falar que mudança é sempre bom! Mas a verdade é que mudanças podem sim ser sempre boas, desde que sejam as mudanças planejadas, mudanças estudadas e que acontecem no tempo certo. Que com um pouco de disciplina pode ser no momento em que você quer. A verdade é que não são mudanças que podem ser ruins, o ruim é ser pego de surpresa.


Mas vamos falar hoje de um problema muito sério, do qual eu definitivamente sofro bastante. Um problema chamado ansiedade. A grande maioria das pessoas deve pensar em ansiedade por aquilo que sabe que está para acontecer mas não vêm, um grande dia, uma festa, uma viagem, e na verdade não é muito diferente disso. Mas a ansiedade que me incomoda é, logicamente, aquela ligada à economia e finanças. Mas como assim? Não é de hoje que eu falo que planejar é uma arte, colocar no papel os seus objetivos, sejam eles de curto ou longo prazo, é uma forma pratica de fazer as coisas acontecerem, no entanto visualizar é só o primeiro passo para o realizar.

Acreditem, não é fácil comprar um ingresso de show 3 ou 4 meses antes da data e ficar aguentando olhar para um pedaço de papel que é só a ponta de expectativa de tantas sensações. O mesmo acontece com aquele pacote de férias que se compra com 6 meses de antecedência. E por que não dizer, que acontece da mesma forma, com seus investimentos? Sim, a arte de investir não é só a de guardar dinheiro por guardar. Muitas pessoas hoje em dia já estão no ponto em que querem ganhar alguma coisa para não gastar. E as diversas opções de investimento do mercado estão aí para satisfazer os mais diversos apetites por ganhos, mas há um fator primordial na vida de quem quer um pouco mais, e se chama paciência.


A paciência é só o inverso da problemática ansiedade. Já ouvi histórias de pessoas que resolveram entrar na bolsa de valores com 10 mil reais e perderam mil na primeira operação, saíram tão assustados e decepcionados que hoje em dia não querem nem chegar perto. Assim como tenho histórias como a minha, que comecei com bem menos, já perdi uns trocados, ganhei outros, não opero todos os dias mas também não fico um mês sem comprar ou vender e estou fazendo da brincadeira um jogo saudável e sustentável. Que não comprometa meu patrimônio e ainda me dê a oportunidade de conseguir um algo mais. Para sobreviver na bolsa eu aconselho duas coisas, ou a pessoa tem tranquilidade, sangue frio e cautela, ou que tenha um caminhão de dinheiro a fundo perdido, pois a probabilidade de perder é nada menos que imensa.

Mas se eu em bolsa me sinto bem, qual é meu problema de ansiedade? Alguém se lembra do lema do Rápidas? Rápidas de Economia, economia, carros e rock n' roll... Pois bem, a economia é o que me dá o equilíbrio, o rock n' roll é o que me acalma, logo, os carros são o que me trouxeram a grande maioria dos meus cabelos brancos. Carro é coisa séria, é um meio de transporte mas também uma paixão. E tudo que é passional foge as regras da sanidade. Meu maior problema é querer mais e mais, se pudesse já teria comprado um terceiro, um quarto, um quinto carro. Só não o fiz por causa do pilar de equilíbrio chamado Economia. Ao mesmo tempo em que adoro um carro rebaixado, com rodas e som potente, sei que cada centavo gasto de maneira errada é um dinheiro que não volta mais.


É melhor andar na roda preta e poder cuidar bem da manutenção do que andar de 17 polegadas e ver o seu motor começar a ir para o espaço. Não sou contra quem compra carro detonado para restaurar, na verdade é o tipo de trabalho que requer muita paciência. Mas a verdade é que se gasta muito mais do que qualquer retorno futuro, financeiro, que fique claro. Eu acredito em negócios, é como o mercado de ações, só que numa escala diferente. Você compra de quem não quer mais, aproveita por um tempo, e vende para quem quer. O que a maioria faz? Compra de quem pode pedir mais (a loja) e vende para quem não precisa (a loja). Mas enfim, talvez carro seja meu maior problema, mas estou tentando aprender. Enquanto isso vou me divertindo. E no ensaio, nada especial, só carros do dia a dia. Clio Rebaixado, Fusca Rebaixado e um Jeep que mais parece um trator.

E para fechar com Rock N' Roll, um pouco de Metallica para vocês!


O meu muito obrigado e aquele abraço à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário