sábado, 17 de agosto de 2013

O que importa pra você: aparência ou essência?

Dia após dia o que vemos por aí, para quem sabe procurar, são colunas, artigos, textos, que falam sobre a importância de um planejamento e educação financeira para manter o equilíbrio financeiro de sua vida. Até aí problema nenhum, a grande questão por trás disso é a forma como as pessoas encaram esses recados. Enquanto a grande maioria não presta atenção, ainda há uma parcela das que até têm acesso, mas acabam cometendo um dos piores deslizes, que é o de fazer errado tendo a consciência!


Não importa o quanto essa pessoa já leu, não importa que influencias ela têm, não importa quanto dinheiro ela sabe que não têm, não importa a condição que ela viva. Imagine a seguinte situação, você não têm, mas precisa de um carro. Você é uma pessoa inteligente e sabe que não têm dinheiro suficiente para comprar um automóvel à vista. Mas será que não têm mesmo? Diga-me o quanto tens que eu lhe direi que carro deves comprar. E não é à toa que muita gente me pede consultoria automotiva, eu acho que os anos de experiência que tenho na área são suficientes para me dar ao menos uma base de mercado do que é bom e ruim em cada faixa de preço.

Lembro de um colega que me pediu uma vez um conselho para um carro. Ele tinha 6 mil mais uma moto que devia valer uns 2 mil. Eu disse a ele, na época eu tinha um Monza, compre um Gol quadrado, ou talvez um Corsinha, são carros bons, confiáveis, você não se endivida e daqui a pouco já troca por outro melhor. Sabe o que ele fez? Comprou um Palio 2010, básico. Moral da história, não interessa o que você sabe, não interessa qual o tamanho da sua boa intenção, não interessa se você está pensando no melhor para as pessoas. A maioria vai preferir andar de carro novinho, agora não me pergunte porque! Todos, eu disse todos, os seus argumentos para a compra de um carro zero, quando você não tem dinheiro para isso, eu derrubo. Pode mandar!

Agora uma história que deu certo, um casal de amigos tinha um Peugeot 106, aquele dos anos 90, bonitinho, mas de manutenção cara e peças difíceis de achar. Um galho de árvore caiu sobre o carro deles e como o carro já tinha outros probleminhas o jeito foi vender pelo que deu. Sim, eles financiaram, mas de um jeito consciente e com os pés no chão. Comparam um Fiesta 96 1.4 até com direção hidráulica, carro que hoje já está quitado e que na hora da revenda, em bom estado, eles perdem apenas o valor dos juros, pois o valor de mercado desses carros, em questão de 2 anos, não se altera. Aí é só vender e comprar um melhor, com um passo de cada vez.


Eu sempre fui radical, mas eu sei que andar de Fusca ou Chevette depois que você já tem uma família e costuma viajar não é tarefa fácil. Por isso eu digo, eu não gosto do financiamento automotivo e todos sabem disso, mas não sou totalmente contra, se ele for feito de forma inteligente, bem pensada, com os pés no chão. Ontem estava com uns amigos enquanto víamos alguns automóveis zero da chevrolet, um deles viu o Onix e disse, "um desse você pode comprar". Sim, eu posso meu amigo, só mais um detalhe, da forma como você comprou o seu Gol zero, eu posso comprar o carro que eu quiser! Hoje eu tenho dois automóveis que comprei à vista na garagem da minha casa e uma linha de financiamento que me permite comprar até uma BMW! Eu só não compro porque não sou burro!

E aí eu digo, não sou contra ricos que financiam carros, ricos são ricos, são pessoas cuja condição financeira possibilita o pagamento de taxas extras para ter a exclusividade. Por que vocês acham que carros recém lançados vendem bem em Curitiba? Porque essa cidade tem muita gente rica de verdade. E isso alavanca a venda para os menos ricos, cujas condições de se enforcar são suaves e imperceptíveis. O que você prefere, andar de carro seminovo, e não ter dívida, ou andar de carro zero e viver reclamando de dinheiro? Então não reclame! Ao invés de ir ao cinema vá assistir um dvd no carro, ao invés de ir para praia e ficar numa pousada bacana vá dormir no carro. E não adianta dizer que não deixa de fazer nada por causa das parcelas do carro, porque pagar as contas de casa no cartão de crédito ou fazer um empréstimo pessoal no banco é sim um sinal de que as coisas vão de mal a pior!

E não me interessa se na aparência minha vida é mais humilde, se meu carro é 1.0 e o outro é sim um Fusca com muito orgulho. Eu vivo a vida de forma planejada. Tenho minhas cotas para troca de carro, cotas para reforma da casa, cotas para viagens, cotas para compras. E se me perguntar se eu vivo mal, bom, eu não reclamo de dinheiro, e isso pra mim é muito importante.


O que importa pra você, aparência ou essência? Faça o que quiser da sua vida, os tempos modernos vieram provar que hoje somos donos dos nossos destinos, podemos comprar e realizar os sonhos que nos derem vontade, só não reclame ou se arrependa, essa é a regra!

E no ensaio de hoje, carros que eu compraria se tivesse apenas, 5 mil, 8 mil, ou 12 mil na mão. Sem financiar nada! Um belo Fusca, um Uninho show de bola e um Corsa Sedan. Depois você evolui! Primeiro deixe de andar a pé!

Por fim, um clássico da voz de vários artistas, dessa vez na versão reggae style de Eric Clapton, com vocês "knockin on heaven's door". O mais impressionante é ver o que um cara como Phil Collins faz com uma caixa e um Chimbal. Essa é pra relaxar depois de um post meio desabafo, meio chato, meio contra a grande maioria, mas eu acho válido e é como eu penso!

Se tiver problemas com o vídeo clique aqui!


É isso aí galera, dia 13 de agosto foi o dia do Economista, e mesmo sem a maioria das pessoas saber o que nós fazemos, uma das coisas é essa, tentar conscientizar as pessoas de que o dinheiro não é carrasco dessa história, mas sim o parceiro de negócios que você só precisa saber tratar.

2 comentários:

  1. Muito bom o opost. As vezes eu fico pensando se compro ou nao um carro. Além das questões q vc levantou, e preciso pensar se a pessoa realmente precisa de um carro. No meu caso, ele ficaria a maior parte do tempo na garagem, então, sigo pegando meu ônibus e pagando taxi de vez em quando, e meu dinheiro rendendo lá no banco.

    Bjos da Lari.

    ResponderExcluir
  2. Eu me preocupo sim com aparência! sim com a do meu Uno 1996! que ao contrário de muitos carros 2012 que vejo por ai não tem nenhuma luz queimada!! kkkk e por sinal chama atenção sim por onde passa..

    ResponderExcluir