quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Inflação, Dólar... e algumas verdades...

Antes de começar a falar de inflação e dólar eu preciso fazer uma breve confissão. Eu, que hoje me meto a besta de escrever sobre economia como se soubesse muito, na verdade eu acho que um pouco eu até sei, eu que não tenho medo de colocar minhas opiniões para quem quiser ver. Eu sou obrigado a confessar que houve um tempo, há mais de dez anos, que eu era daqueles que andavam por aí com um adesivão no carro, fazendo apologia ao político no qual eu ia votar. Sim, eu lembro bem que estraguei a pintura do spoiler do meu Chevette quando fui tirar aquele adesivo e deixei um quadrado de plastico preto aparecendo. Mas enfim, quando somos jovens cometemos alguns erros, é normal.


Hoje em dia eu tenho orgulho em dizer que sou apartidário, ou seja, não faço propaganda de ninguém, apenas espero o melhor para a minha cidade, estado e país! Lógico que eu voto em alguém, lógico que tenho meus candidatos, mas o que me revolta é que não há político que mereça seu comprometimento, uma vez que a maioria muda de ideia como nós mudamos de roupa. É sim de se indignar quando vemos um ex petista sendo vice de um tucano. Mas enfim, isso é outra história.

E a história que lhe contaram essa semana é que a inflação caiu! Que está tudo bem! Que nosso país nunca esteve tão tranquilo e próspero! Mas será verdade? Eu sinto muito, mas a minha mãe me ensinou que mentir é errado. Não minha gente, a inflação não está sob controle, e nem em sonho, está num patamar aceitável. Sim, a inflação caiu um pouco nos números oficiais, mas não foi nada além do esperado, por fatores sazonais. No fundo o que podemos dizer é que, como eu já adiantava no início do ano, essa balela de juros mega baixo ia dar merda, aumentando a PDD dos bancos e fazendo com que um dos nossos grandes colaboradores de crescimento fossem também o responsável pela modéstia dos números atuais.

A verdade é que o Copom já reve seus números e acredita-se que um juro na casa dos 9% não é nada que não devamos chegar em breve. E de novo, a inflação é preocupante, o custo de vida sobretudo das classes mais humildes não está em níveis tão confortáveis assim, e é o tipo de problema que se for deixado de lado nos trará sérios malefícios nesse próximo semestre.


Outro dado, e agora é apenas para comentar, é que a indústria, pela primeira vez em questão de 8 ou 10 meses, está dando sinais de retração. Um país que tem o sonho de crescer a níveis respeitáveis e se tornar finalmente o tal do desenvolvido não pode se dar ao luxo de diminuir seus níveis de produção enquanto diminui juros e incentiva o consumo. Tem algo errado por aí, será que alguém me ajuda a entender? Bom, um fator é simples de identificar, e nessa hora eu me pergunto mais uma vez, onde estão os homens da economia para fazer alguma coisa.

Dólar a 2,30? Sério? Numa boa, esse descontrole da moeda americana está trazendo prejuízos que vão desde o pobre muambeiro que diminuiu a sua margem de lucro, até a Vale do Rio Doce que também diminuiu a dela... em 84%! Sim, um dos grandes responsáveis pelo número vergonhoso foi o tal do dólar. Há muitas teorias que tentam adivinhar qual é a cotação ideal do dólar numa economia globalizada. Bom, sem me demorar muito em explicações complexas, mas a minha opinião é que o dólar deveria varia de 1,70 a 1,80 para que tivéssemos bons resultados tanto em exportações como no nosso dia a dia de quem acha que não é influenciado.

E por fim, pra terminar um texto simples e rápido como a essência do blog, carros de 8 a 80 mil, do Santana quadrado ao imponente 300C, com um meio termo modesto mas muito clássico, a série especial, Vectra Collection de 2005.


E no vídeo da semana, um pouco de rock que, na minha opinião, é ótimo para escutar quando você está um pouco estressado e quer dar uma relaxada. Eu peço desculpas, pois não consegui um vídeo de verdade, mas acho que a música vale muito a pena. Dê o play e curta um pouco dos textos que ainda não leu ou veja as fotos com mais atenção!


Muito obrigado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário