sábado, 2 de junho de 2012

Pare de sonhar e Planeje!

Sonhar é algo relativamente simples, embora alguns nem isso consigam. Estamos aqui hoje para falar sobre pessoas que não querem nada da vida, pessoas que só sonham, pessoas que planejam mas não saem do papel e pessoas que realizam!
Prefiro me encarar como uma pessoa que realiza. Mesmo em conversas com empresários e pessoas que já foram a lugares que por enquanto eu apenas sonho, sinto que para algumas realizações não me faltam nem planos, mas sim esperar o tempo certo para que essas coisas aconteçam. Prazo é uma coisa que deve estar sempre alinhada com seus sonhos e planos. Minha esposa odeia quando falo isso, mas minha vida é controlada pelo tempo, do nascer ao pôr do sol, preciso controlar o tempo das coisas minuto a minuto para não deixar nada para trás. Pode ser exagero meu, mas o sucesso está ligado a seguir regras e ser disciplinado.

Talvez por isso mesmo que algumas pessoas não se deem o luxo sequer de sonhar. Pois não tem disciplina para distinguir a hora de viajar nos pensamentos da hora de por a mão na massa e lavar a louça. Como será a vida de quem não têm planos para o amanhã? Como será você não ter segurança financeira para um momento de crise? De uma coisa eu tenho certeza, não somos inabaláveis, mas não custa sermos precavidos. Uma das coisas mais importantes na vida é ter dinheiro parado com um único fim, ficar lá para caso precisarmos.

Já passou a fase de viver um dia de cada vez sem se preocupar com o amanhã, na realidade pensar no amanhã sempre fez parte da minha vida, desde um ontem muito distante. E qual a diferença entre sonhar alto e sonhar o possível? Me pego ouvindo "sonhos" de quem quer ter um i30 aos 20 anos de idade. pode ser possível, mas será que isso é experimentar as sensações de superação e crescimento que a vida está disposta a lhe dar? Ter um i30 aos 20 anos de idade só pode significar duas coisas, ou você ganhou de um pai rico ou você é o mais jovem empreendedor de sucesso, burro, que eu conheço. Não vou entrar nos detalhes, mas aprender a curtir cada décimo de sua evolução, seja financeira, seja pessoal, seja num relacionamento, seja nos estudos, é o tipo de experiencia que quem não passa vai sentir falta amanhã. Pense nisso, não queira ser mais quando você ainda não está pronto para isso, mais uma vez o prazo que falamos antes.

Mas também não basta só planejar para nunca chegar lá. Quem sabe você é uma pessoa que pode ser feliz, e 100% feliz, andando de popular e indo à praia de vez em quando, não há nada de errado nisso, mas se por um segundo você pensou que rodas de liga leve são legais e sair do país pode ser mais do que ir para o Paraguai, você está pronto para começar a planejar suas próximas realizações.
Vou confessar, nunca sonhei em ter um popular zero km, porque acho que carro zero é apenas imagem, nunca lhe trará o custo benefício de um semi-novo completo que você compra bem mais barato. Mas é lógico, se eu tivesse dinheiro para comprar um Fusion 0Km à vista eu não me negaria esse prazer, mas porque a situação permite mesmo. Enfim, meu sonho é comprar um Opalão para rodar macio nos fins de semana, ir com minha esposa aos encontros de domingo e curtir uma raridade de mais de 170cv. E eu digo uma coisa, hoje eu até poderia comprar, mas ainda não é a hora. Conceitos de prazo x prioridades.

Viajar é uma coisa que eu acho que muitas pessoas gostam. Ter uma casa no litoral já é legal, ter um canto seu para sair da rotina. Mas que tal ao invés de sair somente da rotina você quebra-la, libertar-se das frescuras e tocar um foda-se? Compre uma barraca, um colchão inflável, e caia na estrada. De Guaratuba à Florianópolis em campings, descobrindo a cada parada "putz, deviamos ter pensado nisso também". Albergues são tão mais baratos e propiciam um aumento cultural tão grande, que chega ao ponto de você querer transformar Foz do Iguaçu em sua segunda casa. Mas sair do país não era mais do que ir para o Paraguai? Sim, mas é inegável que é divertido ir para lá. Com mais um pouco de planos você vai aos poucos... Argentina, Uruguai, Chile... Inglaterra, Irlanda, Itália. Tudo tem seu tempo, seu momento.

Se hoje você sonha em comprar um carro e não tem nem por onde começar. Planeje um Corsa primeiro modelo, são carros baratos de design agradável, manutenção barata e você não andará a pé! Mas se você preferir um Novo Uno Vivace, amarelo, que fará todos lhe olharem na rua e seus amigos pensarem "pow, tá bem ein!". Seja feliz, mas pague essa porra em dia, porque eu vou rir da sua cara quando tiver que entregar porque não conseguiu pagar. Tenha noção da vida! Essa folia de juros baixos são para quem ganha bem e pode comprometer sua renda.

Sonhar, planejar, realizar. Tudo isso é possível desde que você tenha bem frescos em sua mente os conceitos de prazo, prioridade e renda.

Agora pra fechar, uma lista de 5 cantores solo do Rock n" Roll:

- Ozzy Osbourne, é lógico.
- Morrissey, ex Smiths.
- Sting, atualmente mais Pop.
- Eric Clapton, clássico dos anos 1970 até hoje.
- Lenny Kravitz, talvez o mais contemporâneo dessa turma, por isso é dele o video de hoje.
Mais uma vez, eu só tenho a agradecer quem leu até o final. Forte abraço e até a próxima!

2 comentários:

  1. Maravilha! Bah.. queria ser disciplinada... será possível mudarmos nossos hábitos desregrados?
    Abraço e acho q já te falei, mas vc deveria enviar suas cronicas para os jornais... o sucesso vai ser grande!

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que não comento né!
    As coisas estão corridas. Mil aulas.
    Planejar é tudo. Minhas conquistas sempre foram a base do planejamento.
    Concordo com a guria de cima, vc poderia tentar mandar suas cronicas para jornais ehim.

    Bjos
    Larissa

    ResponderExcluir