domingo, 17 de junho de 2012

Falar Menos e Trabalhar Mais

Antes de mais nada vamos deixar bem claro que há hora e meios para tudo. Não posso criticar as pessoas que gostam de falar o que pensam, o que sentem, o que passam; porque sei que isso eu também faço. Seja usando as mídias sociais, seja no blog, seja nos barzinhos da vida, sei que eu também gosto de compartilhar minhas histórias de vida, contar alguns feitos para meus amigos mais chegados. Ouvir, sim, ouvir também, pois não há coisa pior do que pessoas que não sabem ouvir. Ouvir sobre as conquistas de meus amigos, ouvir suas angústias, compartilhar momentos. Isso é a vida, isso é o que somos, isso é o que nos faz iguais entre alguns e tão diferentes dos demais.
Mas enfim, como eu disse, para tudo há hora e lugar. E qual é o lugar errado e as pessoas erradas para contar vantagem? No seu ambiente de trabalho! Acredite, 90% das pessoas que estão à sua volta não querem saber sobre a sua vida, não estão preocupadas com suas conquistas e no fundo, as vezes não tão fundo, tem uma ponta de torcida para que tudo dê errado. Sabe por que? Porque, tirando as raras exceções, um ambiente de trabalho é onde todos concorrem entre si. Não digo que eu penso assim, mas minha vida profissional já passou do começando a muito tempo, e percebi que a uma parcela razoável das pessoas que se sentem pequenas demais e acham muito mais fácil apenas reclamar, enquanto outros acham que a vida é parecer melhor que os outros. E nessa luta, um grupo fala o que não faz enquanto o outro grupo critica por não saber nem falar, e muito menos fazer.

Se você gostaria de conquistar algo, primeiro mentalize, depois estude qual a forma e as possibilidades para que isso torne-se realidade, por último trabalhe, faça as coisas acontecerem. E depois? Conte para os amigos? Não necessariamente, se o seu sucesso for evidente você não precisará contar a ninguém, as coisas se revelarão pura e simplesmente.

O que é uma conquista a ser compartilhada? Quando com as pessoas certas, a conquista da casa própria é algo a ser muito comemorado. E foi de milhares de felicidades assim que a Caixa pôde contabilizar 12,2 bilhões de reais em negócios fechados no último feirão da casa própria. Mostrando que, Deus queira que de forma duradoura, mas o fato da economia estar bem posicionada e os juros terem caído a patamares como a muito não se via, fez com que as pessoas tivessem a confiança em se comprometer com algo que realmente representa muito. A conquista do seu próprio espaço é algo que move egos desde os primórdios e seguirá assim sempre, para quem quer sentir-se realizado e não apenas aparentar ser.

Falando em aparentar, é como aquela velha história da imagem que sempre falamos por aqui, tudo bem que os juros estão baixos, mas a vida, as pessoas, o mundo, as vezes mais perto do que se imagina, trazem provas de que viver de imagem é algo mais passageiro do que a sua própria sensação de pseudo-bem-estar. Histórias de pessoas que financiaram carros que não podiam pagar, geraram noites mal dormidas, problemas em seus relacionamentos, e chegaram ao ponto de ter de entregar um bem, que na verdade nunca fora seu. Hoje posso dizer que avisei, faço isso quase todas as semanas. Peço para cuidarem com o passo, pois quem se endivida contrai uma mentira. Muitas vezes essa mentira passa, nós pagamos a conta e podemos dizer que é nosso, mas infelizmente o mundo não é perfeito e nunca será.
Já que falamos em juro, atualmente o juro para financiamentos é o mais baixo dos últimos 17 anos. Sim, talvez seja o grande momento, talvez seja a oportunidade que você precisava para conquistar alguns sonhos arquivados. Se for para o bem, se for pensando bem, vá em frente e encare com a cabeça erguida de quem pode pagar.

Tentando seguir a linha de posts (um pouco) menores, por sugestão de amigos, vamos acabar logo com isso apresentando uma lista de músicas do Engenheiros do Hawaii que fizeram, fazem, ou ainda vão fazer algum sentido na sua vida! E mesmo que seja apenas uma versão, não importa se são as originais ou não, o que importa é que eles sempre falaram nas horas certas para cada momento.

1 - Infinita Highway
2 - Refrão de um Bolero
3 - Surfando Karmas & DNA
4 - Depois de Nós
5 - Dom Quixote

Sei que minha esposa não vai gostar, mas esse vídeo, da música numero 5, vai para todos aqueles que em algum momento já me criticaram por tentar ser apenas quem eu sou. Para esses eu posso até ser o que a letra frisa, mas a verdade é que enquanto vocês perdem tempo se preocupando com pessoas, eu estou fazendo planos e realizando sonhos ao lado de quem eu amo.
Abraços aos grandes amigos, com a estranha sensação de que as pessoas que deveriam ver o vídeo são justamente aquelas que nunca entrarão no meu blog. Engraçado como é a vida né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário