sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como investir com juro baixo.

Dizem por aí que existe sorte, isso eu não nego, mas a verdade que enxergo é que a lógica é mais forte. Tudo que somos, tudo que sabemos, vêm de algo que plantamos. Quando olhamos para trás percebemos que hoje faz sentido. Não importa o que passamos, passaremos ou estamos passando agora, o que importa é que a recompensa é maior que qualquer problema.

É tempo de diversificar ou de torrar. Está nas mãos de qualquer um escolher o que quer fazer com seu dinheiro, só o que sei é que observando o mercado e a economia nos paradigmas atuais, deixar dinheiro parado não lhe renderá mais do que a segurança de não estar gastando agora.

Não há nada de errado em deixar esse dinheiro parado, mas se você quer mais, a chave é diversificar seus investimentos. Abrir os olhos para todas as alternativas possíveis do mercado, tudo que lhe garanta o melhor para o seu perfil, do extremo conservador ao mais amante do risco.

Uma boa carteira de investimentos hoje em dia precisa ter de tudo. Precisa de poupança para manter o dinheiro liquido e seguro, precisa de investimentos em renda fixa para garantir um rendimento um pouco mais com o mesmo nível de liquidez, precisa de CDB (o melhor na minha opinião), e precisa também de mais.

Precisa de uma previdência privada, que lhe garanta mais de 10% aa e que seja algo para o futuro. Precisa de um consórcio talvez, para programar a compra de um bem de forma menos onerosa. Precisa sim de investimentos de risco, ações.

O mercado está ótimo para quem quer começar a brincar na bolsa. As ações da Petro estão no menor nível dos últimos 36 meses, devem cair ainda mais, mas no futuro a tendência é sempre de alta. Mas pense sempre no longo prazo. Bolsa para especuladores é coisa para quem tem mais de 50 mil reais dispostos para a brincadeira. É para pessoas que perdem 100 mil reais e ainda dão risada. Não seja louco, não invista mais de 10% do seu capital em bolsa se você não tem muito conhecimento. Aliás nem invista se você não está disposto a perder tudo. A Bolsa é traiçoeira, ela manipula você mais do que você pode ver, ela te seduz, rouba suas riquezas e deixa você deprimido. Mas se você for forte, estuda-la, entende-la, entrar pra valer, você irá dar risada ao ver lucros superiores a 30 ou 40% ao ano. Mas é para quem sabe, não para quem pensa que sabe. Eu mesmo admito que não sei, só coloco lá o que realmente não vou usar, horas ganho, horas perco, e assim vou levando. Se sua ideia é ir atrás, procure cursos, invista e verás que provavelmente é uma mina de ouro mesmo, mas exige dedicação.

Mas se você é daqueles que está mesmo é empolgado com a boa hora pra comprar, tudo bem, a vida é sua. Vá em frente, assuma que consegue pagar e honre suas dívidas. Mas um aviso apenas, estou cheio de histórias de pessoas que se deixaram levar pela propaganda e hoje estão ai, com seus carros, agora semi-novos, valendo menos do que a própria dívida, e uma lista tremenda de reclamações e noites mal dormidas. Não seja você mais um número, mais um pesadelo, mais um termo de busca e apreensão.

Tenha noção do que quer e de onde quer chegar, você não precisa ter tudo agora, basta saber que tem um futuro brilhante lhe esperando, dia após dia, bem após bem. Se me considero um cara inteligente? Sim, claro, mas não porque eu acho que tenho razão em tudo o que digo, mas porque eu levei a sério um juramento que fiz ao me formar, prestar serviços à comunidade no que tangem à sua formação. É isso que eu sei fazer, é escrever tudo que penso sobre dinheiro sem esperar nada em troca. Se um dia eu souber que uma pessoa seguiu o que eu disse e concordou que fez a escolha certa, todos os posts do mundo terão valido a pena.

Carros em imagens e Rock n' Roll em vídeo. Esse é o Rápidas, muito obrigado!

As fotos de hoje são uma homenagem à melhor marca de superesportivos da história. Um Lamborghini Countach dos anos 1970 e um Diablo do início dos anos 1990.

O vídeo é um clássico instantâneo, top 10 por muito tempo na MTV, numa época em que eu era adolescente e fica em casa assistindo... MTV!
Forte Abraço!!!

Um comentário:

  1. Good, very good. E ai, o final do post foi um desabafo?

    Fiquei pensado no que você escreveu e é a mais pura verdade. O mercado de artes por exemplo. Normalmente nós compramos um quadro porque é bonito, ou para enfeitar um ambiente. Mas se você souber comprar, aquele quadro pode se valorizar muito nos próximos anos e então você terá um lucro fabuloso. Objetos antigos, de coleção, tem a mesma lógica. E porque não carros?

    Bjos

    Larissa

    ResponderExcluir