quinta-feira, 7 de junho de 2012

O Brasil para quem sabe dar valor.

Os brasileiros têm duas manias ruins em relação ao seu próprio país, ou acham que somos um país único e incomparável, e nada que acontece lá fora pode ser comparado a nós; ou então (o que é pior) avaliam nosso país como o pior do mundo. Quem nunca ouviu a maldita frase "agora virou Brasil!"?
Pois é, não posso dizer que não há um percentual de veracidade em ambas as frases acima. No caso de achar que nosso país é incomparável, sim, somos um território privilegiado como quase nenhum em recursos e belezas naturais. É raro achar um lugar com um povo tão multicultural, amistoso e gentil como o brasileiro. Mas dai a achar que somos desconectados com o resto do mundo e nada de fora (seja bom ou ruim) poderá nos impactar? É uma visão fechada demais. Somos ultra dependentes, tanto de importações como de exportações, nossa economia está entre as mais importantes do mundo e nossos grandes parceiros comerciais, só para citar, China, Europa, EUA, dependem tanto de nós quanto nós dependemos deles.

Sobre achar o Brasil um país onde tudo dá errado. Só tenho uma descrição para as pessoas que pensam assim. Essas pessoas fariam tudo dar errado para elas em qualquer lugar do planeta! Se o Brasil é ruim, o Paraguai, com uma infinidade de oportunidades para quem quer tornar-se um empreendedor, eu mesmo tenho amigos que enriqueceram no comercio de fronteira, o Paraguai seria melhor ou pior? Seria o mesmo ruim para você que não sabe o que quer e nem faz ideia do que é viver sem depender de alguém. E esse alguém pode ser pai, mãe ou governo! É um pouco clichê, mas não há frase mais sábia do que a que diz que "é preferível não apenas dar o peixe, mas ensinar a pescar". Pois somente quando as pessoas tiverem noção do valor das coisas é que irão parar de olhar para o preço delas.

Ainda no clima "agora virou Brasil", é fácil encontrar pessoas que não sabem nem o que representa uma taxa de juros no cenário macroeconômico reclamando que o juro no Brasil é alto. É lógico que o juro no Brasil é alto, mas você sabe por que? Porque numa economia que virou um canteiro de obras durante a ditadura militar, que afundou em dívidas nos anos 1980 em decorrência disso, e está demorando 30 anos para se reestruturar, ter dinheiro é importante, é muito importante. E como você acha que o governo capta dinheiro? Com os impostos, sim, mas não só isso. Governo capta dinheiro vendendo títulos da dívida pública, e quem irá comprar se não ganhar nada em troca? Aumenta-se o juro, capta-se mais, esfria os ânimos no mercado interno, tentando controlar os impulsos e o endividamento do povo, para então reestruturar uma economia.

O que vivemos hoje é o começo de uma inversão. Hoje nossa Selic está em 8,5%, o nível mais baixo dos últimos anos. Uma taxa altíssima se comparada à da Inglaterra por exemplo, que é de 0,5%. Mas começa a fazer algum sentido quando olhamos para a China com seus 6,31%. Uma economia que explodiu nos últimos anos, mas por que? Às custas de uma regime semi-comunista, onde os trabalhadores recebem uma miséria e trabalham praticamente sem direitos. Se você fosse um chinês, você poderia estar num entre quatro grupos, ou seria um camponês, vivendo no limite da subsistência; ou seria um trabalhador explorado nas industrias; ou seria um burguês, vivendo agora sim o glamour dessa nova fase; ou estaria vendendo pastel no centro de Curitiba. Desculpem a piada, mas algumas coisas só ficam claras com exemplos extremos.
O Brasil tem defeitos? Sim é claro que têm. Mas hoje somos uma economia forte, segura, estável. Muito mais do que muitos países da Europa que estão passando por fases de extrema crise. Crise, que como já comentado antes, começou com o alto nível de endividamento do povo norte-americano. Mas se você acha que ainda tem razão para continuar achando que Brasil é a terra da corrupção, é porque todos nós sabemos que você só está chateado porque ainda não arranjou um jeito de entrar nesse clube.

Tudo no Brasil tem um jeitinho pra você levar vantagem, desculpe se sou um pouco contra a essas coisas. Mas meus pais, que me fizeram entender que naquele momento eles não podiam comprar aquele brinquedo caro, pois não tínhamos condições. Foram os mesmos pais que me deram uma educação de qualidade e, com pouco estudo que tinham, sabiam que entrar na faculdade era um passo importante e não podia ser levado na brincadeira.

É você que faz suas escolhas, só que cada uma delas é uma semente que você planta, e cada um colhe exatamente o que planta meu amigo... um abraço!

Lista de bandas de rock, que sofrem um pouco de preconceito dos fãs do metal, por serem seus grandes sucessos músicas lentas:

Guns N' Roses - Sim, Sweet Child O Mine é uma baladinha, acorde pra vida!
Bon Jovi - Always e I'll Be Ther For You.
Aerosmith - Crazy e Cryin.
Skid Row - I Remember You
Extreme - A clássica More Than Words.

Mas essas bandas são muito mais do que essas baladinhas, e para provar vamos de uma bem Rock da minhas preferida das listadas acima:
Apesar do preconceito, todas as bandas acima são consideradas pelos grandes fãs de música, como as melhores do hard rock dos anos 1980!

Detalhe para a performance ao vivo de Slash, um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário