domingo, 11 de março de 2012

Para que serve o dinheiro?

Sei que a pergunta do título gera instantaneamente uma série de respostas mentais. Sei também que estas respostas variam de formas absurdas entre cada pessoa ou até mesmo pensamento, tudo depende do momento em que estamos, nossas prioridades ou até mesmo prioridades de alguém. Para tanto gostaria de começar com mais uma pergunta... O que você quer da sua vida?
O dinheiro é a ferramenta que irá lhe proporcionar a realização e concretização de sonhos e objetivos. Chame-o como quiser, mas seu único objetivo é ser facilitador, nunca um entrave para as situações. Tudo depende da forma como você se coloca diante dele.

Vamos lá, quais são seus objetivos neste momento? Avalie o seu momento, diga para si mesmo o que você já têm e o que quer conquistar e descubra se o dinheiro será seu amigo ou se você corre algum risco de se tornar um mero escravo. E acredite, muitas pessoas se escravizam sem saber e ainda se sentem "realizados", até que a dívida comece a tirar o seu sono, sua tranquilidade.

Muitos dos objetivos estão ligados à idade e aos relacionamentos. Normalmente uma pessoa solteira, ao completar 18 anos, tem o sonho de comprar um carro. E aí é tudo uma questão de condição social e momento financeiro. Não sou contra pais que compram carros novos para seus filhos, a única ressalva é que esta criança, se não tiver muita consciência, pode começar a vida com uma defasagem de caráter quando o assunto é valor. Valor das coisas, para si e para os outros.

Aos 20 anos, com carro e em um relacionamento, os objetivos são poder dar um presentinho legal, ir a bons lugares, talvez viajar. Nessa hora há uma regra simples para não correr o risco de começar a se endividar. Vá a lugares que você pode pagar, nunca queira ser quem não é ou gastar o que não tem por achar que a vida é curta demais. Comece aos poucos, quando se está com quem se ama pouco importa o lugar. Vá para a ilha do mel, vá para Morretes ou Antonina, não queira se exibir e depois perder a cabeça. E esse é só o início da bola de neve, já pensou se você deixa de pagar uma parcela do carro por causa de uma besteira?

Crescendo um pouco mais, e ai eu acho que independe do seu estado civil, passados dos 25 anos em diante um passo importante é o investimento no futuro. O mais comum é planejar um imóvel, mas se você acha um compromisso muito grande, comece a guardar quantias cada vez maiores do que antes. Monte uma carteira de investimento para financia-lo em coisas maiores, comece a deixar um pouco de lado os sonhos momentâneos e vá em busca de coisas maiores.

O importante é ter clareza de objetivos, a vida financeira começa no dia em que, pela primeira vez, você produziu algo e foi pago por isso. No meu caso isso foi há quase 15 anos atrás, algumas pessoas passaram por isso até mais novos, outras até hoje não sabem o que é. Não importa, no momento em que se começa a ganhar dinheiro é o momento ideal para planejar o que fazer com ele. A diferença entre guardar e gastar é que com a primeira opção você consegue mais no longo prazo.
Se a experiência serve de exemplo, já tive um Chevette, um Gol quadrado, um Monza tubarão rebaixado com rodas e somzão (ops, me empolguei). Já fui para São Francisco (fora de temporada em hotel baratinho), para Guaratuba (de barraca). Hoje sinto que cada momento foi importante para a minha vivência e para dar valor a todas as coisas. Não tenho um carro novo, mas hoje faço questão de afirmar que é por opção. Ainda viajo muito de barraca, mas é algo que eu e minha esposa gostamos muito de fazer para aproveitar melhor nossas viagens sem perder tempo em quarto de hotéis ou pousadas. Enfim, hoje sei que a opção guardar (mesmo que um pouco a cada momento) fez toda a diferença, inclusive em momento de crise ou emergências.

Mais uma regra simples, se você quer comprar algo e começou a guardar dinheiro para isso. O ideal é ter o dobro do valor do produto que deseja antes de compra-lo. Como assim??? Isso mesmo, regra básica. vamos a um exemplo bem simples, você quer um computador, simples, um desktop. Primeiro que o ideal é monta-lo numa loja especializada com as características que melhor lhe atenderão. Vamos supor que ele custa 700 reais. Regra, junte 1400 reais, compre o PC à vista (se você quiser alguma acessório extra como uma impressora, você terá o dinheiro) e depois deixe a sobra numa poupança ou investimento. Esta sobra tornar-se-a seu nível de segurança e ela só tende a aumentar se você assim o quiser.

O ideal não é deixar de fazer, mas sim fazer com segurança. Guarde dinheiro até na hora de gastar que você verá a diferença que isso pode fazer.

Bom, não falamos muito de carro, mas quero destacar rapidamente o momento Rock n' Roll de hoje. Todos sabem que eu sou "roqueiro" e faço questão de deixar isso claro, acredito inclusive que tenho propriedade para destacar meu próprio Top 10 bandas de Rock! E lá vai...

1º - LED ZEPPELIN - A melhor banda de toda a história da música!
2º - METALLICA - A melhor e mais bem sucedida banda do Metal!
3º - GUNS N' ROSES - Por "sweet child o mine", já diz tudo.
4º - IRON MAIDEN  - Pelo impacto no Metal e porque minha esposa adora!
5º - BLACK SABBATH - Por Ozzy!
6º - AC / DC - Gigante e deve ser reconhecida.
7º - DEEP PURPLE - Fechando show com Rush e Black Night!
8º - IRON BUTTERFLY - In-A-Gadda-Da-Vida.
9º - PEARL JAM - Duas razões, Pedreira 2005 e Vila Capanema 2011.
10 - KISS - Rock and Roll all night!!!

Sei que faltaram muitas bandas boas, sei que alguns não concordam com algumas, mas é a minha lista. E digo mais, se eu refizer em uma semana pode ser que mude alguma coisa. Há muito mais no Rock além das bandas históricas. Muitas dessas foram influenciadas por outras que quase ninguém lembra, na próxima semana um Top de bandas influência. Por hoje, a música mais universal da melhor banda do mundo:
Obrigado!!!

Um comentário:

  1. Não vou nem comentar essa lista, já conheço todos os seus argumentos. A sua regularidade é o mais impressionante huahuhauhauha

    Eu acrescentaria duas mais: Queen e Pink Floyd.

    Bjos
    Larissa

    ResponderExcluir