sábado, 3 de março de 2012

Esse tal de Cartão de Crédito...

Sem duvida nenhuma os economistas possuem vários "inimigos" espalhados pela sociedade. Nossa missão é fazer o máximo com os recursos disponíveis, sejam eles quais forem. É assim que eu tento conduzir as coisas, até porque eu também compro inutilidades de vez em quando, eu também tenho sonhos consumistas, eu também me deixo levar por algumas bobeiras do dia a dia.
As imagens são meramente para ilustrar. Pense muito bem antes de fazer isto!

Agora falando dos nossos inimigos, um deles é esse tal de Cartão de Crédito. Pedaço de plástico maldito que faz as pessoas terem a falsa impressão de que são ricas! O cartão de crédito é como um grande amigo que você carrega junto o tempo todo e que pode te socorrer nas horas de angustia. Mas com um detalhe, ele sempre irá lhe cobrar. Dívida no cartão é dívida! O que você compra no crédito não é seu até você pagar! Pense um pouco nisso.

Mas ele serve para alguma coisa? Ok, há uma série de regras para o bom uso desta porcaria, vamos tentar refletir sobre algumas.

- Você precisa comprar um notebook e definitivamente não tem grana para comprar à vista. Vamos lá, é uma necessidade ou uma frescura? Se for necessidade parcele no que for possível fazer sem juros e esconda o cartão de você mesmo até terminar de pagar. Porque um dos grandes golpes desse infeliz é fazer você comprar mais quando já possui compras parceladas. Têm parcelas? Pare de usar o cartão!

- No ponto mais alto da sua educação financeira eu poderia dizer que a compra parcelada pode até representar um ganho. Quando você tem o dinheiro para comprar à vista, mas prefere parcelar sem juros enquanto o dinheiro investido rende. Acredite, isso é possível.

- Uma promoção pela internet, passagem aérea, um gasto específico para equilibrar o mês corrente. Usando assim o cartão vira um dócil colega que lhe dá uma mão de vez em quando.
Já disse, as fotos são para fazer um cenário, mas este é bem melhor que o primeiro.

Você precisa enxergar o cartão como alguém que está lhe emprestando dinheiro, essa é a verdade. O banco lhe empresta, a diferença é que na maioria das transações o "juro", no caso as taxas administrativas, são cobradas dos lojistas. Até que você fique devendo, então a ira se voltará contra você, muitas vezes em dobro.

Cartão de crédito, use com cautela, disciplina e muito controle. Ou simplesmente não use.

Agora eu quero falar um pouco sobre os carros que as pessoas compram. Vocês já devem ter visto por aí pessoas renegociando dívidas, perdendo carros, ou entregando em lojas apenas pela quitação para depois assumir nova dívida do zero. Assim como vocês já devem ter visto pessoas com ditos carrões, mas um pouco usados, que viram verdadeiros lixos ambulantes, pessoas que negligenciam a manutenção e deixam ótimos carros em estados deploráveis. Qual conclusão devemos tirar disso? É simples, pelo Amor de Deus, compre o carro que você pode pagar!

De que adianta rodar 1 ano de carro zero se por dentro aquela parcela de 700 reais está destruindo seu orçamento? Como você quer comprar um Golf 2002, com rodão, som, todo estiloso e depois não ter grana para trocar um radiador ou um braço de suspensão? Carros usados dão manutenção. Minha defesa ao dar preferência a eles é que pagando à vista não se fala em juros, e a curva de desvalorização é muito mais acentuada nos 2 primeiros anos de uso.

Eu já digo que financiar automóvel é para ricos, pessoas que PODEM pagar um carro e meio e não se importarão com isso. É o preço que se paga para andar de carro novo. Cada um escolhe o que lhe é mais importante. Na verdade há toda uma teoria sobre a compra de automóveis, isso foi só um suspiro perto do que podemos falar outra hora dessas.

Vamos de música para terminar, na verdade não é o que eu estava ouvindo enquanto escrevia, mas há um infinidade de bandas que eu indico e acho que valem a pena serem vistas, vamos a uma delas:
Como eu disse no facebook esta semana, essa banda é para quem acha que Cinderella é só nome de princesa da Disney. E olha é que essa é um love song (toda banda de rock têm). Você não viram nada.

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário