domingo, 26 de fevereiro de 2012

Pense antes de comprar.

Alguma vez você se arrependeu de algo que comprou? Alguma vez você pensou que não deveria ter gasto tanto em algo que não lhe deu o retorno esperado? O post de hoje é uma breve reflexão sobre esses momentos...

Eu acredito que a maioria das pessoas já tenham passado por isso. Um equipamento eletrônico inovador, uma roupa em promoção, um sapato descolado, até mesmo uma promoção da internet comprada por impulso. Não é fácil conter esse lado quase natural do consumismo, que os brasileiros têm, e a indústria sabe aproveitar tão bem. A propaganda é tão bem feita e convincente, que torna-se quase impossível não acreditar que precisamos mesmo disso.

Pois foi pensando nisso que eu comecei a tentar me controlar na base da conversa, comigo mesmo. Só você é capaz de dizer o que precisa ou não precisa, você é quem deve decidir se algo é importante ou necessário. Há algumas perguntas simples que você pode utilizar na hora de tomar as decisões de compra, então, vamos a elas:
Ops, a foto é para entender depois, Nissan Sunny, ou Versa, no Brasil.

Isso está me fazendo falta? Muitas vezes nos pegamos na frente de uma loja, e nessa hora é importante que cada um pense nos seus pontos fracos, aqueles produtos que fazem parte da sua cesta de preferências, estamos diante de uma promoção de algo que achamos muito legal, mas que na prática não traz muita utilidade. Em primeiro lugar devemos avaliar a utilidade real de cada coisa.

Se não me faz falta, me agrega algo? Nessa hora é importante pensar em quanto você pode dispor para um upgrade. Se você já possui uma televisão, você não precisa de outra, isso é fato. Mas se você ter recursos para melhorar as coisas, isso não pode ser desconsiderado. Ou seja, se você tem dinheiro para comprar uma LED de 42 polegadas, concordo, seja feliz. Mas reflita antes se tem algo que você precisa mais do que isso. Como está sua geladeira ou maquina de lavar roupa? Certamente são mais importantes do que a imagem em alta definição que irá lhe impedir de aproveitar alguns dias maravilhosos ao ar livre.

Se não faz falta e não me agrega em nada, eu preciso mesmo disso? E ai falamos de coisas simples, como aquela saideira do bar que já se repetiu três vezes na última hora, como aquele relógio que combina tanto com a blusa que você nunca usa.

Já pensou em colocar um DVD no seu carro? Ótimo se você tem filhos e vai instalar para os passageiros de trás. Um pouco estúpido se você instalar na frente, voltado para você, e acha isso legal. Além de perigoso e contra a lei, é um gasto desnecessário. O bom de dirigir com música é curtir a paisagem a sua volta, é prestar atenção aos detalhes das coisas que acontecem, ou simplesmente se concentrar na estrada e deixar que a música faça sua mente voar, mas nunca seu olhar.

Para falar um puco sobre carros, como eu já adiantei a um tempo atrás, a Nissan começa a despontar como uma das grandes marcas no cenário nacional. Comece a prestar atenção na quantidade de Marchs que você na rua, com um pouco mais de habilidade repare nos conhecidos Sentra e Livina, ou ainda nas majestosas Frontiers. Pontos ainda para o Versa (da foto acima), que na minha opinião vai deslanchar e fazer com que a indústria automotiva se mova atrás de modernidade e preço justo.

Que tal um pouco de Rock n' Roll para fechar a leitura? Pois é, sempre pensando em dar mais motivos para as pessoas entrarem no blog e apreciarem os posts, resolvi agregar um detalhe, que muita gente usa, mas eu ainda não tinha experimentado. Porque um video vale muito mais do que ficar falando que a banda é boa, então, é isso pessoal, mais uma vez muito obrigado!
Black Crowes, banda dos anos 80/90, mas com séria influência do estilo Stones, curta!

4 comentários:

  1. Comsumo compulsivo, qqé isso hahahaha!
    Acredito que minha estabilidade financeira deve-se muito a nossas conversas irmão!
    Excelente post!
    Abraços Tozzi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu brother, pelo menos eu sei que você me entende, hehehe!

      Excluir
  2. Meu problema é promoção. Já comprei muita coisa desnecessária por causa de bons descontos. Legal o video postado, é um recurso facil e legal de usar.
    Bjso
    Lari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo confessar que o lance do vídeo eu aprendi com seu último blog... Você me mandou o link, mas eu já havia entrado!

      Excluir