sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Humildade e Economia

"Do que chamamos nossa prioridades, escolho o que posso levar..."

É sempre assim, temos muito em que pensar e cada vez com menos tempo, somos obrigados a deixar partes da nossa vida pelo caminho. Escolhas, decisões, momentos, mudanças... O Rápidas fala sobre diversos assuntos, mas se você não se interessa por Economia, Carros, Rock n' Roll e Cerveja, veja a mensagem em cada frase, sinta que a vida tem algumas regras universais, minha intenção é só relembrar algumas delas.
Governo anuncia aumento de 4,4% nas tarifas de embarque dos aeroportos. O que você quer que eu diga? Com o aumento da concorrência entre as companhias aéreas, com a economia aquecida e a população descobrindo que voar não é mais um luxo, e sim uma opção muito válida (já falamos sobre isso), era esperado. E ainda digo mais, com a chegada dos eventos esportivos, copa do mundo e olimpíadas, antes aplicar uma nova taxa com dois anos de antecedência do que na época. Não sei se é justo, mas era previsível.

Foi anunciada a lista das 18 montadoras estrangeiras que terão isenção do aumento de IPI. Na prática, quem tinha mais influência escapou do aumento, marcas que não fazem frente às nossas nacionais, que vendem bons carros a um preço que a maioria ainda não pode pagar. Uma certeza: as chinesas não aparecem na lista, porque o que eles oferecem ainda não estão passando nos testes de segurança internacionais e seus carros são baratos demais, fazendo sobra para Uno e Gol. Uma surpresa, pelo menos na lista que eu tenho aqui, a Kia não aparece, qual o sentido de favorecer a Hyundai e não a sua irmã e parceira de plataformas? Ainda não sei.

E as montadoras são: Agrale, Hyundai, Fiat, Ford, Gm, Honda, Iveco, Man, Mmc, Mercedes, Nissan, Psa, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen, Volvo e Internacional (caminhões).
No ritmo do carros, a Fiat apresentou a Strada que será exportada para a Europa, nada menos que um modelo turbodiesel pelo equivalente a 37.800 reais. Eu sei, não é fácil entender esse tipo de coisa, mas é verdade, a restrição do uso do diesel em automóveis de passeio faz com que façamos aqui, carros com alta tecnologia que vão para fora. O preço eu nem falo nada, já sabem a minha opinião sobre a carga tributária no Brasil. Mas não temos muito o que fazer ainda, enquanto não temos cultura para vender o diesel bom como ele mesmo é.

Agora um dica de visão de empreendedorismo, nunca seja avesso às mudanças e evoluções do dia a dia. Aquele que se prende a tradição dos métodos está fadado a morrer junto com eles. Ser favorável a melhorias já não garante que você faça parte delas, ser contra é assinar que você é incompetente para assumi-las.

Isso me lembra uma palavra que eu vi esses dias, uma frase na verdade, que me fez parar e pensar um pouco. Humildade. Vamos deixar uma coisa bem clara, eu sei o valor de todas as profissões e admiro cada uma delas. As vezes eu trato meu carro como se fosse uma pessoa, mas na maioria das vezes eu estou brincando, sei que bens materiais são apenas o que são. Mas essa é a mais séria, sou fã incondicional de Rock n' Roll, gosto de fazer piadas com outros gêneros musicais, provoco, mas ainda assim eu respeito todos os gostos, até aprendi a escutar e captar letras, ritmos, batidas e momentos.

Mas ainda assim, isso é um blog. O lugar onde posso deixar bem claro o que eu gosto, minhas ideias, opiniões e dicas que eu acho que podem ajudar outras pessoas.

Humildade, apenas tome cuidado com tudo que diz e como diz. Tenha clara noção de que aquela pessoa que esta ao seu lado para aprender, pode já ter um cargo de gerência mas está apenas entendendo o processo. Se você trata-lo como um "burro" ou dizer coisas do tipo "é que eu sou muito isso, ou aquilo". Tenha certeza que ele lembrará que você não é humilde. Nunca queira ser mais que os outros, você não é dono da verdade. Nunca será...

E para fechar, música, estava eu vendo meus arquivos e achei três bandas em negrito. Dicas de uma amiga, e é por esta que lá vai mais uma: Allman Brothers Band. Parece boy band né? Mas não é, dê uma procurada que você não vai e arrepender.

Forte abraço galera, até a próxima!
Obs.: A foto é do Kiss, só uma homenagem...

Um comentário:

  1. Comprei um dvd do Allman show. Qndo vcs vierem nos visitar novamente vamos assistir ehim.

    Bjos
    Lari

    ResponderExcluir