sábado, 2 de julho de 2011

Mais uma vez Poupança.

Eu sei que as vezes pareço meio paranóico e até um pouco chato, quem convive comigo que o diga, mas eu realmente acho que dinheiro não é brincadeira e que temos que ter consciência de como trabalhamos com ele.




Você já deve ter ouvido falar que o Ouro é o melhor investimento do mundo não é mesmo? Não? Então saiba por que isso é verdade.
O ouro é um dos metais mais preciosos do planeta, se não o mais precioso deles. Bom, não é objetivo do Rápidas explicar a origem ou os motivos que levaram o ouro a este lugar, mas o que você precisa saber é que ele é considerado ano a ano o melhor investimento, ou seja, aquele ativo que mais valoriza. E só para você ter ideia do que estou falando, em 1998 a grama do ouro era cotada à aproximadamente 10 reais, em 2000 a cerca de 16 reais, em 2005 já valia 36 reais e hoje em dia está próximo à 60 reais. Isso mesmo, uma valorização de 600% em 13 anos. Sabe o quanto você ganharia num CDB, que é justamente o que eu mais indico? No máximo você teria conseguido, o que já é quase um absurdo, coisa de 150%.

Em suma, investimento é também paciência.

Se você quer ficar rico do dia para a noite apenas "trabalhando" com o dinheiro, o que eu lhe digo é o seguinte: Você precisa já ser rico! Porque no mercado financeiro só se ganha muito dinheiro a partir de muito dinheiro investido.

Bom, eu quero falar um pouco sobre o Tesouro Direto. Já ouviu falar?
É simples, é um programa do governo federal que permite a qualquer pessoa a compra de títulos que visam financiar a dívida pública. Pois bem, qualquer pessoa significa o que? Qualquer pessoa que possua vínculo com alguma corretora de valores. Só para constar, hoje em dia a maioria dos bancos possui corretoras e você já é um cliente, basta ativar mais esta opção. A partir da ativação é quase como o mercado de ações, mas com uma diferença básica, você compra e vende apenas para o governo.
O que vale isso? Bom, os investimentos são a partir de 100 reais e existem mais ou menos 6 opções de títulos para comprar. Eles são segmentados pelo risco. Podem ser pré-fixados ou pós-fixados. Ai vão alguns títulos: LTN, NTN-F, NTN-B, NTN-C, LFT, apenas a nível de curiosidade. O que você precisa mesmo saber antes de investir é que no pré-fixado, é óbvio, você contrata por um prazo específico e sabe exatamente o quanto ganhará. E no pós você só verá quando o prazo chegar ao final. Geralmente o segundo vale mais a pena pois a tendência do CDI é de alta. Peraí, o que é mesmo CDI? A sigla é o de menos. É a taxa de referência utilizada para o pagamento desses títulos, ou seja, SELIC, taca de juros básica da economia. Só mais um detalhes a saber, para cada operação incidem taxas e ainda há o custo da corretora.
Bom, em suma, vale a pena? Só se você quiser diversificar ou não tem o montante mínimo para um CDB.
Antes de continuar com a minha justificativa, vai aí um link sobre o assunto:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto

E gostaria de deixar registrado que a passagem acima foi uma sugestão da minha grande amiga e madrinha de casamento, Nadya.

Agora, o por que eu prefiro o CDB? Porque é o que rende mais! Não inventem, sobrou 100 reais, investam em Renda Fixa na sua própria conta. Não tem bankline? Apenas de difícil de acreditar, ok, guarde na poupança. Completou 2 mil reais, compre um CDB agora! E não encoste nessa grana por no mínimo 6 meses, o ideal é um ano. Como eu já disse no passado, uma poupança rende no máximo 6% ao ano, Renda Fixa algo em torno de 7,5% e um CDB é em média 11 a 12%, dependendo dos juros. O Brasil é o melhor país do mundo para se investir.

Aliás, um comentário breve, eu sou totalmente contra qualquer comentário que deprecie nosso país! Nós somos a 7ª maior economia do mundo e num cenário de estagnação estamos crescendo a 7% aa. E não sei se foi obra do acaso ou do meu próprio esforço. Mas hoje eu tenho propriedade para dizer que o Brasil é uma maravilha. Se você não acha vá embora! Como diriam os militares, ame-o ou deixe.

Mas, voltando ao assunto, sabe o que eu faço para conseguir poupar? Não gasto com besteiras. E sei, às vezes um bem material nos chama, mas se você for forte para não comprar por impulso, pode ver que não precisava dele, pode guardar o dinheiro e ter o suficiente para não precisar mais desistir de nada!
Você sabia que para estar preparado para um momento de dificuldade, o ideal é que você tenha pelo menos o equivalente a 6 meses dos seus gastos mensais em poupança. Eu disse poupança, não investimentos, mas se estes últimos forem liquidos tudo bem.

Uma quantia segura é ter em torno de 10 mil reais. É meta meu povo, lógico que não é fácil, mas pense comigo, se você tiver vontade de comprar uma LCD nova de 3mil, estará usando apenas 30% da sua margem de segurança e não entrará em dívida.

Por fim, me desculpe, mas faça um teste rápido. Multiplique o valor da parcela do seu carro pelo prazo que você financiou. Não há certo ou errado. Há prioridades e consciência sobre o que de fato você valoriza na vida!

Como eu disse no começo, dinheiro não é brincadeira, e eu sou mesmo um pouco louco pelo assunto.

Abraços!

Obs.: Percebi via facebook que eu preciso dar dicas de banca mais óbvias de vez em quando, portanto aqui vai uma que eu espero que muitos conheçam: Dream Theater, metal com muita presença e ótimo para desestressar, claro que ao meu estilo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário