quinta-feira, 23 de junho de 2011

Comentários Rápidos

O Rápidas nasceu num único e-mail, vi uma notícia interessante e resolvi compartilhar com alguns amigos. Estamos aí, 3 meses de Blogger + alguns meses em outro servidor e uns primeiros e-mails. Só queria dizer que é muito legal ver tantos acessos, inclusive de outros países, pelo menos eu sei que não escrevo só para mim.




Hoje o objetivo é ser breve mas sem nada muito específico.

Primeiro quero falar rapidamente sobre impostos.

Assim como qualquer pessoa no Brasil eu também acho que nossa carga tributária é absurda, lógico que para sustentar a corrupção a conta acaba saindo ainda mais cara. Mas tem umas coisas muito simples que algumas pessoas não entendem. Para o tamanho do Brasil, um país de proporções continentais, os impostos estão corretos! Certamente se houvesse uma reforma tributária bem feita em nosso país, não teríamos um reflexo muito grande em termos de valores. O que falta é sim uma transparência quanto à cobrança e quanto à aplicação da arrecadação. Nossa distribuição é ruim, sim é verdade, mas o sistema é que está desajustado e isso não é culpa nem do PT nem do PSDB. O Brasil precisa sim de uma reforma de tributos. Que nos cobre uma única vez e nos diga exatamente para quem vai, mas acreditar que os impostos vão diminuir? Não sonhe.

Na Economia não podemos sonhar muito, temos que estudar, planejar, implantar e resolver. Só isso.

Só um detalhe. Alguém aqui já ouviu falar na Grécia? Já ouviram que esse país está enfrentando uma crise econômica que está afetando toda a Europa? E sabiam também que um dos motivos é justamente a baixíssima carga de impostos? Pois é, um país sem dinheiro para manter os serviços à população e investir vai para o buraco também!

Não há mundo perfeito em Economia, o que há é que os que se preparam melhor sentem menos uma crise. E convenhamos, muita gente sofreu, mas 2009 para nós é passado e muita gente aqui soube aproveitar.

Comentários bancários:

Você sabia que o banco Itaú é o maior conglomerado financeiro do hemisfério sul?

Você deve saber que o Banco do Brasil é o primeiro banco do nosso país e que ele está assumindo parte da carteira do programa Minha Casa Minha Dívida (ops, Vida)!

O nicho da CAIXA é a massa, por isso ela não tem um banco premium em seu portifólio, mas eu a considero um dos melhores bancos do país, mesmo não sendo um banco mas sim uma Caixa Econômica.

O Bradesco se orgulha de estar presente em todos os municípios do Brasil, isso deve-se muito ao Bradesco Express, convênio com diversos estabelecimentos locais que funcionam como agentes bancários.

O Santander entrou solando no Brasil, abocanhou alguns bancos e está investindo pesado em marketing e liberação de grana para crescer (um pouco que a qualquer custo).

Não por acaso eu deixei um cara por último. Alguém aí lembra do Bamerindus?
O HSBC hoje é o maior banco do mundo! Mas o seu objetivo não é ser o maior em nenhum país específico. Sua postura combina um pouco comigo, conservador, preocupado em se manter forte financeiramente em qualquer situação. Apenas uma curiosidade, na China o HSBC possui autorização para imprimir papel moeda, dada a sua relação com o governo. Origem inglesa e postura extremamente conservadora, o que deixa tranquilo qualquer investidor.

Falando em investir, já disse mas não me custa repetir, bolsa de valores não é poupança. É para loucos, se você não está disposto a perder, não entre!

Eu sou contra planos de previdência, porque acredito que a vida é o agora e no futuro todo mundo deve pensar em abrir um negócio auto-sustentável. Por dois motivos, o primeiro é para manter-se financeiramente e o segundo é para ter o que fazer, algo para sentir-se útil. Só descançar uma hora vai cansar!

É interessante como o Reggae nos faz pensar de um jeito diferente, não sei, talvez seja o clima de feriado também.

E só para constar, o post de hoje teve uma grande colaboração da minha esposa Vanessa, também economista, meu amor, minha vida!

É interessante como o Amor também nos faz pensar de um jeito diferente...

Abraços e muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário