sábado, 30 de julho de 2011

Diga-me o quanto ganhas que eu te direis como se equilibrar...

Pessoal! Regra básica da Economia, fazer o melhor com que se têm na mão!

Todo nível de renda possui seu ponto de equilíbrio. Se você considera-se fora deste, é porque acha que pode mais do ganha.

Eu sou sincero, ganho menos do que alguns colegas de trabalho muito próximos, mas consigo ter uma vida equilibrada, dentro de minhas possibilidades e aproveitando, por vezes mais do que alguns que atualmente recebem um salário maior. Mas querem saber? Isso não significa nada! Salário é só 30% de sua capacidade financeira.

Pode ser seu maior provedor, mas no fundo não representa muito em sua vida. Basta refletir sobre seu passado financeiro e sobre suas conquistas ao longo do tempo. Se você acha que está estabilizado, pense um pouco sobre seu nível de reserva, seu montante de investimentos, e o seu patrimônio físico. Você só pode se sentir tranquilo se estiver bem em algum dos três tópicos citados anteriormente.

E como fazer isso?

Muito simples... Ganho pouco, e daí? Vou me desesperar e chorar? Não! Vou viver de acordo com as minhas possibilidades. E aqui está um cara que já teve de fazer muito disso! Eu simplesmente tive que me abster de muitos "prazeres" materiais porque não podia pagá-los. A diferença é que eu, de fato, não podia pagar. Nunca fingi poder para depois me endividar. Pior erro, e mais comum entre os pobres mortais.

Não ganho o quanto gostaria, mas sei muito bem o que fazer com o que tenho. Há uma premissa da Economia que é muito clara. Aplicar recursos limitados à necessidades ilimitadas. Eu posso até brincar, mas aproveitei muito bem meus 6 anos de UFPR! Sim, foram 6 anos, com todo apoio e incentivo dos meus professores, alguns que viraram amigos pessoais e espelhos à seguir!

Mas o fato é que todo mundo pode sentir-se bem. A não ser que a imagem pese mais do que a própria auto-satisfação, que por mais egoísta que pareça, é na verdade o que mais importa!

Tenho tentado a algum tempo passar mensagens que possam ajudar, seja lá quem for, a pensar de forma mais equilibrada. Mas o que percebo é que o mundo gosta de ser vítima de poucos espertos. Bancos, grandes corporações que fazem o que bem entendem com a vida das pessoas, e cobram caro por isso.

Mas, no fim das contas, não posso deixar de admitir que são essas pessoas que ajudam a mover o mundo. Sim, porque o que seria dos investidores se não tivéssemos os dispostos a pagar juros abusivos e taxas de abertura de crédito? Sinto muito meu povo, mas estão colocando dinheiro em nosso bolso!

Só quero ajudar a abrir os olhos de um mínimo de pessoas para que parem hoje, de serem vítimas da pose, da propaganda, do que a mídia lhe impõe. Sim, pois apesar de considerar o marketing uma arma das mais vitoriosas na luta contra o tédio e a vida como ela é, temos que usá-la com cautela. Os fracos sempre acabam sofrendo pelos centrados.

Prestem atenção nas músicas. Que são balas gratuitas, disparadas ao vento, buscando acertar a mente de quem pensa de verdade! E acordem, não se pensa na balada, não se pensa no futebol semanal, não se pensa na academia. Isso tudo serve apenas para o bel prazer do momento. Mas o que seria o prazer se não fosse o momento? Só digo uma coisa... Pegar não é nada perto de conquistar! O sério vale para sempre, o grátis vale por minutos.

Gosto de brincar com as palavras porque depois de muitos anos, hoje eu sei o que digo. E não é fácil ser assim. É muito fácil falar. Difícil é administrar receitas de um sucesso financeiro, livre e aberto a todo mundo que tenha um mínimo de responsabilidade e garanta seu próprio bom senso.

Quer saber como se equilibrar? Consultoria em finanças pessoais! Dicas eu continuarei distribuindo sempre. Mas o seu caso específico, eu posso resolver!

E eu não estou brincando, exemplos bem sucedidos sairam de simples conversas.

Muito obrigado a todos que acreditam no que digo!

Dica de música? Comum, simples como UB40!

Forte abraço! E não esqueçam... Facebook - Claudinei Santos, E-mail - ney.sto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário