sábado, 9 de julho de 2011

Dívida, você precisa mesmo dela?

"Eu sei que a vida inteira eu vou procurar desculpas para mim mesmo..."

Pois é, existem várias frentes de estudo que se dedicam a explicar a diferença entre custo e despesa. Mas hoje eu quero falar sobre um tema que têm a ver com isso, no entanto, à meu modo.

Na verdade eu quero falar sobre endividamento.

Atualmente 65% das famílias brasileiras possuem algum grau de endividamento, tudo bem, vamos imaginar que uma parte disso seja de fato algo importante, como a casa própria. Outros vamos considerar que são empresários que estão apostando e precisam do apoio dos bancos. Legal, mas você quer mesmo saber a verdade? A imensa maioria dessas dívidas está ligada a uma maldita forma de pagamento que engana e ilude as pessoas... Sim meus caros, ele mesmo, o Cartão de Crédito.

Não se espante, o Economista é o maior inimigo do cartão de crédito, justamente porque as instituições lhe "dão" um dinheiro que você não têm. E você se sente com o poder de usá-lo!

Sozinho ele representa quase 74% das dívidas das famílias. E você acha isso bonito? Ah, você nunca teve problemas para pagar as suas contas e ainda se vale do fato de parcelar sem juros? Ok, meus parabéns, você está no caminho certo, quem sabe um dia você possa fazer as compras e pagar na hora! Mas experimente uma vez só na vida pagar o "mínimo". Sim, se um dia você já passou por isso sabe o quanto dói. Juros mega abusivos o aguardam e o sugarão mais e mais a cada mês. E sabe o que é mais legal? Você concordou com isso quando assinou o contrato com a operadora. Sério, cartão de crédito é uma roubada, principalmente na mão de quem acha que ele é a melhor coisa do mundo.

Se eu tenho cartão? Sim, duas bandeiras inclusive, mas neste caso eu tenho minhas próprias justificativas, e aqui vão elas.

Você só pode falar mal de algo que conhece muito bem, é o que eu penso de música por exemplo, as bandas ou estilos que eu não gosto eu ouço pouco. Ok, mas essa só não basta, tenho uma melhor. Sabe quando eu uso cartão de crédito? Quando eu tenho o dinheiro para comprar mas não quero resgatar nenhuma aplicação, pois o período que o cartão me dará eu aproveito para ganhar um pouco de juros e pago quando vencer a fatura. Tudo bem, a verdade é, saiba usar! Eu uso essa palavra desde meu primeiro post, cautela! Cautela para comprar, para tomar ações, para decidir. Se não está seguro, não faça!

"Pra tudo que eu faço e o que quiser, das culpas me desfaço."

O dinheiro precisa ser seu maior parceiro comercial, nunca um inimigo e nem em sonho a coisa mais importante. Apenas dinheiro.

Um exemplo bem idiota é a forma como eu trato meus carros. Eu acredito de verdade que eles são mais do que simples bens materiais, eles funcionam bem quando querem e quando estão "felizes", eles sentem que estou nervoso ou desanimado e me manifestam suas opiniões. Eu só compro um carro quando eu sinto que ele também foi com a minha cara, como meu primeiro Chevette, que apareceu na minha frente no momento exato em que a Kombi que eu dirigia no trabalho estragou. Nossa, carros velhos ein? Sim, são os que mais manifestam seus sentimentos e é disso que eu gosto. Carros novos não tem personalidade! E vender, ah, vender um carro é sempre um problema, meu Monza que me acompanhou por 5 incríveis anos só seguiu a vida porque ele mesmo encontrou um novo dono. Não é você que escolhe o carro, ele é que escolhe você.
Pouca gente sabe, mas eu já fui um motorista profissional. Só para constar, já dirigi tudo quanto é tipo de carro, de velhos tão velhos que pareciam que iam desmontar a novíssimos, potentes e importados.

Por que eu falei tudo isso? Para falar que mesmo parecendo louco eu sei exatamente o quanto custa cada mínimo detalhe da manutenção de um padrão de vida. Seja alto ou baixo, você é que precisa se adaptar, não é se endividando que você será feliz. Muito pelo contrário.

Existe alguma forma certa de adquirir bens, sabendo que eu preciso e não posso pagar à vista? Sim, é claro! Mas tudo necessita de planejamento. Eu conheço pessoas muito inteligentes que financiaram o carro que precisavam com a parcela certa e no prazo certo, o apartamento que precisavam de forma bem pensada e racional.

Eu sou sincero ao dizer que o mundo é feito de imagem. E quanto mais uma pessoa precisa aparecer, menos conteúdo ela têm. Por isso precisa da imagem. Seja a coisa certa na hora certa, fale pouco mas só fale o que realmente interessa, conquiste poucos mas sinceros amigos.

"Mas tudo que eu faço hoje não é diferente do que antes eu fazia."

O mundo muda, nós mudamos um pouco menos, mas nossa essência sempre será a mesma, independente de quem gostará.

"Eu convencia o mundo inteiro, só a mim mesmo não convencia."

Eu sei que fui muito mais sutil na mensagem musical de hoje portanto vou falar, Biquini Cavadão é a dica.

E para fechar eu queria repetir algo que falo sempre, deixe o dinheiro trabalhar um pouco por você, se hoje você economiza, amanhã você só tem a ganhar. Pode usar seu cartão, mas tenha consciência, aliás, muita!

Sobre a parte que carros têm sentimentos, sim, mas acho que louco todo mundo já sabia que eu era. Mas sabe que essas "pirações" são fundamentais para ajudar no equilíbrio psicológico de qualquer pessoa. É como sonhar acordado. Se você não o fizer tende a ver sempre o lado negativo das coisas. Ninguém precisa te lembrar do que está ruim, mas sim lhe ajudar a melhorar!

Forte abraço!

Um comentário:

  1. E aí Claudinei, blz?
    Legal o blog heim, parabéns!
    Essa do cartão é uma grande verdade, eu caí na ilusão e só aprendi pela via mais difícil, mas tô curado!!!
    Abraço
    Darros

    ResponderExcluir