segunda-feira, 26 de junho de 2017

Guia do Usado - Nissan March

Antes do "carro de tiozão" de 2007, poucos brasileiros tinham conhecimento mais amplo sobre a Nissan. Na verdade suas Frontier sempre foram famosas entre os fãs de pick up, mas as pessoas comuns, aquelas que compram carros pequenos, pouco sabiam sobre ela. Fabricando no Paraná, na fábrica da Renault, marca com a qual possui um aliança, começou então a querem ampliar seus domínios no mercado nacional. E assim como a Toyota fez, era hora de lançar um carro pequeno. O Nissan March.


Muito comum entre marcas que não participam desse segmento, a Nissan lançou o March em 2011/2012 com um bom pacote de equipamentos para chamar atenção de quem ainda comprava Uno e Gol. Não podemos dizer que ele é um fenômeno de vendas, mas o carro em si é justo no que promete e entrega. Nas versões 1.0 e 1.6, destaque para a potência do motor maior, digna de muito elogios de seus proprietários. O inconveniente fica a cargo do porta-malas, considerado bem pequeno.

É importante lembrar que estamos falando de um compacto urbano de verdade, diferente do que acontece na Renault com Logan e Sandero, quem dirige o hatch percebe que ele é bem grande na verdade. Poucos devem saber, mas o March e o Versa compartilham a mesma plataforma, mas no caso do sedan, esse sim é grande e espaçoso. A proposta da marca era de fato um carro de uso essencialmente urbano e para pessoas solteiras ou casais sem filhos.


Não há como saber se o público irá gostar do seu carro ou não antes de lança-lo. Assim como o HB20 conquistou as pessoas pelo design, pelo mesmo motivo as primeiras versões do Etios afugentaram as pessoas (ou seria ainda uma tática, pois a pessoa ia na Toyota pensando que agora poderia comprar um, se deparava com um carro feio e acabava saindo de Corolla). Fato é que o March não é um ícone da estética automotiva, mas foi reestilizado em 2015, o que no fundo não ajudou muita coisa.

Mas é uma coisa que eu sempre digo no mundo dos carros, nem só de beleza se faz um excelente automóvel. Os relatos que colhi dos proprietários me levam a crer que quem escolhe um March não se arrepende. É um carro bom de dirigir, econômico, anda bem e possui uma engenharia das mais confiáveis no mundo dos automóveis. Arrisco dizer que é a velha disputa entre razão e emoção, enquanto uns querem o status do HB20, outros simplesmente querem não se incomodar.


E nessa batalha do status contra o custo x benefício, uma das armas sempre será o preço. E aqui que o Nissan começa a se mostrar uma escolha muito mais racional. Quem quer um carro 0km compra o que quiser, mas se a sua escolha é por um seminovo, com certeza você da mais importância ao quanto está gastando. A curva de preços do March é muito favorável para quem opta por um usado. É um carro que apresenta uma desvalorização nos primeiros anos que realmente compensa o investimento.

No jargão popular, "bem conversadinho" já se encontra March a partir de R$ 20 mil reais. É bom ir com o desconfiômetro ligado, mas é um valor possível sim. A média tem ficado em R$ 25 mil para os modelos 2012 a 2014. Recentemente encontrei um 2016 por R$ 35 mil. Não que seja um preço excelente a se pagar por um usado, mas trata-se de um carro muito novo. A escolha fica sempre para quem vai usar o carro, a minha parte é encher um pouco de linguiça sobre cada modelo e assim a gente segue a vida.


Não há muitos períodos a analisar em carros recém lançados, como é o caso dessa semana. Então, um modelo 2012, 2014 e um 2016 com a nova frente. Aquele abraço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário