sábado, 11 de maio de 2013

Sonhos não saem do papel sozinhos.

Não é de hoje que ouvimos falar que as coisas não caem do céu, que precisamos fazer a nossa parte, que não podemos ficar parados esperando que a vida aconteça diante de nossos olhos. Sei também que já falei muito disso por aqui, sobre planejar, sobre ter disciplina e força de vontade. Mas a questão é que considero o assunto tão importante que acho válido escrever de novo, claro que não da mesma forma, não com as mesmas palavras, mas com a mesma filosofia de que nada acontece sem planejar e trabalhar para isso!


Sempre ouço as pessoas reclamarem dos seus gastos, quando na verdade não estão prestando atenção a coisas simples, por isso hoje, além de falar o quanto é importante ter o controle do seu dinheiro em suas mãos, vou dar dois exemplos simples de situações que se gasta mais do que precisa.

O caso do plano de celular: Para começar eu quero exemplificar a situação daquela pessoa que diz que gasta muito com o celular. A pessoas contrata um plano pós-pago com a desculpa de que usa muito o celular, digamos que pague uns 30 a 40 reais por mês no plano mais alguns minutos que fogem da franquia, interurbanos, etc. Com isso gasta em média 50 reais de celular por mês. Atenção, esse exemplo se aplica a uma pessoa comum, daquelas que tem telefone fixo e internet em casa e tem acesso ao telefone no trabalho (para emergências). Pois bem, essa pessoa fica conectada o dia todo no facebook, faz ligações das mais absurdas para pessoas que não precisaria e ainda torra sms, às vezes com as mesmas pessoas que estão on line no face. Pois saiba que hoje em dia é possível um plano pré-pago que lhe dê muitos bônus para ligações, internet com a quantidade suficiente de megas para um mês, desde que você use no momento certo, e mais mensagens ilimitadas. Tudo isso por míseros 20 reais, sem extras. Não estou dizendo que a conduta das pessoas é errada, mas se vai reclamar que não tem 20 reais para comer uma pizza no fim de semana, eu acabei de lhe dizer onde acha-los.

O caso do lanche no trabalho: Um dia desses eu estava no trabalho e entrei em minha planilha de gastos pessoais para lançar um valor. Nisso uma pessoa viu que eu tinha uma aba de cartão refeição, ai eu expliquei que tinha umas fórmulas e eu lançava os valores, e a planilha me dizia qual era a média que eu poderia gastar por dia entre almoço e lancho no trabalho, para que me sobrasse dinheiro para levar minha esposa jantar fora, por exemplo. Tudo bem, eu admito que parece loucura, mas é algo que eu gosto, adoro planilhas e números, mas há um sentido por trás disso. Se eu for capaz de controlar meus gastos com refeição ao longo do dia, sou capaz de cortar impulsos por coisas que eu não preciso. Por exemplo, eu não preciso gastar 4 reais em um salgado todos os dias pela manhã. Além de economizar ainda estou fazendo um bem para a minha saúde quando o substituo por uma barra de cereais, que na unidade não custou mais do que uns 0,70 centavos.


Juntando os dois exemplos, eu economizei uns 20 a 30 reais no telefone e deixei de gasta-los na pizza pois eu tinha saldo no cartão de refeição, some a isso outros vários cases onde é possível economizar 10, 20 reais todo mês. Agora some esses reais e descubra que você pode sim guardar mais dinheiro do que o faz.

Com a grana extra que você vai juntando é possível planejar algo que se quer. Talvez não sejam planos tão mirabolantes assim, talvez o que você quer é dar uma bota de presente para a sua esposa, pois bem, se você economizou das formas certas você terá esse dinheiro e não precisará usar o cartão de crédito.

Agora a grande questão é que essas pequenas atitudes só funcionam quando você faz algum esforço. É muito mais cômodo e dá mais status ficar on line no face o dia todo. Sou mais visto, meus amigos sabem 100% do tempo o que estou fazendo pois fico postando tudo o tempo todo (até que ponto isso é bom?). Uma barra de cereal pode até ser mais saudável, mas não supera o gosto daquele croissant de queijo e presunto, saboroso, quentinho e com muita gordura (um dia seu corpo vai cobrar, fique tranquilo).

A disciplina pode ser medida como a força do cabo de aço. Você fez planos, você sabe o que fazer, mas você quer fazer? Cabo de aço; você tem um, você sabe como usa-lo, mas ele é forte o suficiente para segurar o que você quer? De nada adianta fazermos planos, termos sonhos, escrevermos tudo, se não temos força de vontade para coloca-los em prática. Os sonhos não saem do papel sozinhos.


O ensaio de hoje trás alguns ditos carros velhos, mas que tem um perfil muito específico, são famosos pelos seu conforto e durabilidade, facilidade de manutenção e seu estilo, pequeno e ágil. Para quem não é tão fã de Fusca e acha Opala um carro muito grande, uma ótima pedida, Passat, Chevette e Corcel I!

No vídeo da semana, uma banda de rock, que junto com Sepultura e Angra, ajudou a levar o Brasil ao mundo do rock pesado e internacional. E eu não ligo das letras serem em inglês, não que eu defenda isso, mas é a língua do rock, aqui e no Japão se faz rock em inglês. Com vocês, Dr. Sin!


É isso galera, espero que tenham curtido mais esse post! Economia, Carros e Rock N' Roll!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário