sábado, 27 de abril de 2013

Economia e Ética!

Hoje quero falar sobre um assunto muito sério; a ética nas relações econômicas. Mas não aquela ética da disciplina economia e ética dos tempos de graduação. Disciplina que aliás só muda de acordo com o curso, como administração e ética, direito e ética, direito e ética? É, não duvido. Hoje eu quero falar sobre a ética do dia a dia, aquela ética que muitas vezes deixamos de ter ao achar que "não é nada demais".


São inúmeras as práticas comuns em nossa economia que colocam em cheque a boa fé de um cidadão. Em geral são pequenas brechas, pequenas soluções criativas que só podiam mesmo surgir da mente brilhante de alguns brasileiros; o país do jeitinho, do levar vantagem. Não me admira a política no Brasil ser a vergonha que é e o povo continuar votando nos mesmos corruptos de sempre. Tiririca descobriu o lixo que é o congresso e teve a honra de dizer que se não podia fazer nada para melhorar não queria fazer parte disso. Já os grandes ídolos do futebol, do boxe, alguns menos expressivos da música, todos esses continuam por lá. Porque é cômodo encontrar um lugar onde pode-se ganhar uns 20 mil por mês sem que ninguém o questione de muita coisa, inclusive se fez ou não algo de bom par o país. Afinal de conta você é um ídolo da massa ignorante do país, o que já é suficiente para ser eleito e reeleito.

Mas voltando ao nosso dia a dia, ao mundo real, onde pessoas como eu e você podemos infringir regras de conduta todos os dias. Não me diga que você nunca conheceu alguém que assina gato net? Não me diga que você nunca conheceu alguém que emprestou a carteirinha do plano de saúde para o conhecido fazer aquele exame, muitas vezes por causa daquele outro conhecido do laboratório que dava um jeitinho. Você não conhece ninguém que já tenha entrado com processo para revisão dos juros do financiamento do seu carro, parou de pagar, e depois de alguns meses conseguiu um acordo com o banco para pagar um valor até menor do que valia o carro? Você nunca ouviu falar que alguém tenha exagerado um pouco no sinistro para que o seguro avaliasse como perda total? Ou até mesmo histórias de pessoas que forjam roubo de carro, para não entrar nas mais mirabolantes histórias envolvendo seguros de vida.


Eu poderia dar exemplo atrás de exemplo do que é ser anti-ético no dia a dia da economia. Ai você se pergunta, eu que estou escrevendo isso tudo, sou perfeito? Lógico que não sou, mas garanto que dos exemplo que dei acima, eu nunca fiz uso. E não é lição de moral, o aparelho da net estava muito caro da última vez que fui ao Paraguai, por isso não comprei. Apesar de que, o que não justifica, só o que eu queria era liberar os telecine na minha tv da sala, eu garanto que não mudaria em nada meu plano porque estou satisfeito e ele cabe no meu bolso.

O que infelizmente não entra na cabeça dos cidadãos desse país é que isso não é um jogo onde todos ganham, ou ainda que ninguém sai perdendo. Vou dar o exemplo mais besta possível e que nada tem a ver com economia. Onde eu trabalho há um estacionamento liberado para os funcionários, mas que não comporta todos os carros; quando lota, sempre tem umas antas que colocam o carro em lugares que não se deve estacionar. O que vai acontecer se um dia acontecer um acidente, ou até mesmo se travarem o carro de um chefe mau humorado? Eles irão cortar esse benefício do todos! Em suma, essas pequenas bobeiras são atitudes que podem um dia fazer todos perderem.


Por isso reflita enquanto é tempo, ninguém precisa mudar do dia pra noite, se eu tivesse comprado o aparelhinho da net eu continuaria usando, mas penso onde isso tudo chegar. Pense que conceitos de ética, moral, valores, conduta, etc, você irá passar aos seus filhos. De nada adianta se exemplo de cidadão do bem e ter a ficha mais suja do que a do cara que roubou comida no mercadinho para alimentar os filhos. A ética está dentro de você, o que é certo é certo, o que é errado, bom, sabe como é, da-se um jeitinho. Não é assim que deveria ser...

No ensaio da semana, saindo totalmente do assunto. É a terceira vez que a mesma foto ilustra um post, porque eu não me canso de dizer. Esse Gol quadrado de capô preto é um dos mais populares da internet, pode fazer a busca no google pra confirmar, digita lá "gol quadrado capo preto", a primeira foto que aparece é essa! Mas por que da minha euforia? Nada demais, só o fato de que esse carro era meu! Personalização idealizada e executada por este que vos escreve. E apesar de alguns não acharem grandes coisa, de alguns acharem exagero, eu garanto que poucas pessoas podem dizer que viram os outros baterem foto do seu carro quando você passava. E sim, é um carrinho velho, simples e barato. Na sequência meu velho tubarão, Monza velho de guerra, foi difícil de vender, mas hoje eu até sinto a sua falta. E por fim o bom, básico e baratíssimo Uno, quem precisa de um carro, essa é a opção, mas o que vemos hoje em dia é que as pessoas precisam mesmo é aparecer.

Por fim, vídeo da semana, lição de casa pra quem não conhece tanto assim de música. Musa do blues e do rock n' roll, dos tempos de Hendrix e Jim Morrison. Com vocês, Janis Joplin.


É isso galera, um grande abraço e muito obrigado!

Um comentário: