sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mas é que eu ganho pouco...

Dia após dia mais pessoas se perguntam os motivos pelos quais não conseguem estabelecer um bom equilíbrio financeiro, e para muitas dessas pessoas a resposta é dizer apenas que ganham pouco. Mas será que é assim mesmo? As pessoas ganham pouco ou estão querendo um padrão de vida acima do que podem pagar? Bom, de certa forma as duas coisas são iguais. Ganhar pouco é não poder manter o padrão de vida que gostaria, mas usar isso como desculpa para não fazer nada ou só reclamar é que está errado!


Felizmente há uma ferramenta matemática capaz de ajudar a todos nós, basta saber usa-la. E ela se chama, porcentagem! Quando convertemos nossa renda familiar em 100% fica muito mais fácil descobrir onde gastamos mais, onde gastamos errado e onde podemos fazer sobrar. E a mágica da porcentagem é justamente o fato de não importar o quanto se ganha, é tudo 100%!

Se me perguntarem se hoje eu acho que ganho bem eu direi que não. Se me oferecerem um aumento de 50%, aí direi que ganho bem? Continuarei dizendo que não. E no inverso, se me perguntarem se ganho mal eu responderei que não. Se cortarem meu salário, bom aí o bicho vai pegar! Mas mesmo assim não poderei dizer que não posso sobreviver. Pois até muito pouco tempo atrás eu e minha família vivíamos com menos. E quais são as dicas básicas para viver bem com aquilo que se tem na mão?

Basta não querer ser mais do que se pode, ou alguém que não se é! O erro primário das pessoas que passam a ganhar um pouco mais é comprometer seu aumento com uma parcela! Perceba e se reavalie, quantas pessoas você conhece, se não você mesmo, que aproveitou um aumento para se endividar?

E hoje em dia que o governo resolveu super-estimular o consumo, o que criaram? Super-endividados! Sim, estudos mostram que a baixa dos juros levou tantas pessoas às compras que impulsionaram a ilusão da capacidade de pagamento em pessoas que não podiam, criando assim dívidas monstruosas. E agora? Vai entrar com processo para rever os juros altos? Isso não existe mais! Agora é você o responsável pelas péssimas decisões que tomou. Sempre defendi que deveria ser assim, que somos responsáveis pelas nossas decisões, que temos que arcar com nossas dívidas e pronto. Não importa se o juro era alto, não importa se a parcela não cabe mais no bolso, não importa sequer se me arrependi amargamente. O que importa é que eu uma pessoa capaz de assumir uma dívida é capaz de avaliar o tempo que essa dívida irá durar!


Há casos sim de imprevistos, há casos sim em que uma emergência faz tudo mudar de rumo, mas é para isso que serve o planejamento. Uma pessoa, um casal, uma família, que planeja seus investimentos, tem a capacidade de gerir crises de forma a não ter impactos relevantes. Basta ter a poupança que eu tanto falo! basta ter a reserva financeira para crises e externalidades. E para ela, basta não gastar com besteiras. E para não gastar com besteiras basta transformar seu salário em 100% e os gastos em fatias, para montar o seu balanço patrimonial. Mas eu não sou um contador! Você não sabe colocar ganhos de um lado e soma dos gastos do outro lado? Nem merecia ganhar dinheiro então!

Pouca gente vai achar isso válido, mas estar de bem com a vida é fator essencial para saber administrar seu dinheiro. Energias positivas atraem a consciência que falta para pararmos de nos deixar levar pelo que os outros acham melhor para nós! Não vou comprar um carro zero se não tiver dinheiro para isso! Não vou viajar no feriado se sei que isso poderá comprometer minhas finanças. Passarei até mesmo o carnaval em Curitiba se for pelo bem da minha saúde financeira! Seja forte para dizer os "nãos" que precisar na vida! A recompensa disso será um sono tranquilo, um carro quitado na garagem, talvez dois. Uma viagem de férias 100% paga um mês antes de você embarcar.


Seja feliz com o que você é! Seja feliz com o que você tem! Mas nunca deixe de correr atrás de mais. Se a vida profissional está estagnada. Invista em você! Corra atrás de novas possibilidades. Uma dica certeira. Concursos públicos não são inatingíveis. É mais garantido do que ganhar na mega-sena.

Saber administrar seu dinheiro, independente do tamanho dele, é a essência para fazer mais com menos. Você não ganha pouco! Pode ser injusto, pode ser menos do que gostaria, pode ser revoltante. Mas pouco não é! É tudo uma questão de perspectiva! Avalie melhor aquilo que quer e pare de se levar pela vida que você vê nos outros.

No ensaio, carros que me fariam muito mais feliz do que um carro zero km!

E o vídeo de hoje é extremamente especial! O meu vizinho, e amigo, Paulo Teixeira, da lendária banda Blindagem, tocando com seu filho e a banda Black Maria! Espero que curtam!
Ótimo final de semana e estamos aí, curtindo as coisas pequenas e boas da vida! Sem se preocupar com o que vão pensar de nós, sem se preocupar se vão me achar pobre pelo meu carro ser o mais velho do estacionamento!

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário