sábado, 1 de dezembro de 2012

13º salário, o que fazer com ele?

Eu sinto que não é a primeira vez que vou abordar esse tema, mas de um ano para outro muita coisa muda, e no nosso caso a economia mudou bastante. Juros baixos, consumismo, investimentos rendendo menos, o que podemos fazer para aproveitar ao máximo esse extra de fim de ano? E além disso, breves reflexões sobre novos estudos e eventos da semana.


Pobres mortais, assalariados, costumam ter no fim do ano o 13º salário, uma espécie de bonificação por tudo que trabalharam ao longo do ano. Tenho quase certeza que, se não hoje, ao menos há alguns anos, esse dinheiro tinha como destino certo os presentes e festas de fim de ano. Hoje em dia, felizmente, muitas pessoas já estão avaliando melhor o valor das coisas e vendo que "torrar" tudo pode custar bem mais caro no começo de um novo ano.

Início de ano é uma invasão de contas e impostos que costumam pegar muita gente de surpresa, apesar de ocorrem sempre. Quem adquiriu um imóvel descobre o seu IPTU, para os motorizados de primeira viagem é o IPVA, para os pais as escolinhas, material escolar e taxa de rematrícula, enfim, quase todas as pessoas comuns tem compromissos de começo de ano. E é justamente no 13º salário que devemos nos proteger. É ao receber guardar numa poupança ou fundo de investimento de renda fixa que vamos ver como as contas ficam bem mais leves e o ano novo começa tranquilo com uma folga até para planejar. Alguns podem se perguntar como darão os presentes de natal e farão as festas. Em primeiro lugar, já não é de hoje que a responsabilidade das festas não precisa ficar com uma pessoa só. Se você banca uma festa para os outros é porque pode, se não pode divida, se não dá certo cancele! E presentes são sempre especiais aos olhos de quem ganha, quem se preocupa com o preço das coisas não da valor ao ato, e definitivamente não sabe sequer o que significa Natal.


As regras do 13º são claras. Se você tem dívidas, pague. Se você não é rico, guarde. Se não fará falta nenhuma, gaste! Mas saiba gastar, invista em você e em sua família. Compre coisas que tenham significado, de boa qualidade, que façam jus à qualquer investimento, que nunca façam você se arrepender. Viagens são um modo muito marcante de passar bons momentos ao lado das pessoas que amamos. Mas lembre-se, faça isso sem comprometer sua saúde financeira. De nada adianta sair por aí querendo aparecer e fazendo coisas que você farão você concluir que atrasar a conta de luz ou água um mês não fará problema. Fará sim! Pois no primeiro mês você percebe a sobra e nos demais continua na mesma, com contas vencidas eternamente. Acredite, isso não é normal, e ninguém pode se sentir bem por isso!

É engraçado que num país onde 52% das pessoas que vivem nas capitais vive com até dois salários mínimos mensais, num país onde menos de 38% da população constituiu o hábito de guardar dinheiro, seja o mesmo país onde vereadores ganham mais de 10 mil reais por mês e cogitam discutir a aprovação de auxílio terno para eles mesmos, o mesmo país onde há estradas pedagiadas cujo trecho custe 1,60 e outros custe 14,60! A diferença de preço justifica a qualidade? Não. Até acho a BR277 no trecho Curitiba - Paranaguá como a melhor estrada do Paraná, mas nada que justifique o abusivo valor que estão cobrando. Não é justo, não é necessário, não é aceitável! E a julgar pela quantidade de políticos envolvidos com as empresas que administram esses pedágios, não é difícil de entender como ninguém explica esse valor tão alto.


Aliás, esse é mais um ponto de extrema importância, até quando continuarão achando que o povo é trouxa? Lucros abusivos, desvios de verbas, auxílios e benefícios sem o menor cabimento! Sabe até quando isso vai durar? Até mudarmos a cultura do "se fosse comigo eu não reclamaria". Diga não há corrupção! Diga não aos favores por trás dos serviços! Diga não ao pagar um por fora! Isso é errado, sempre será, e ninguém deveria se sentir bem com isso.

No fim das contas esse será mais um manifesto isolado, silencioso, que irá ficar jogado com todos os outros, famosos ou não, que gostariam de ver esse país mais igualitário, mais justo.

No ensaio da semana, mais imagens da série, dia a dia.

No vídeo, uma banda famosa de Ska Punk, muito popularizada no mundo do Surf. A banda está em atividade até hoje, mas seus grandes sucessos e seu auge foi anterior à 1996 quando o vocalista de lider da banda morreu de overdose de heroína. Curtam, Sublime:
Espero que tenham gostado do post, até a próxima! Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário