sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como investir com juro baixo.

Dizem por aí que existe sorte, isso eu não nego, mas a verdade que enxergo é que a lógica é mais forte. Tudo que somos, tudo que sabemos, vêm de algo que plantamos. Quando olhamos para trás percebemos que hoje faz sentido. Não importa o que passamos, passaremos ou estamos passando agora, o que importa é que a recompensa é maior que qualquer problema.

É tempo de diversificar ou de torrar. Está nas mãos de qualquer um escolher o que quer fazer com seu dinheiro, só o que sei é que observando o mercado e a economia nos paradigmas atuais, deixar dinheiro parado não lhe renderá mais do que a segurança de não estar gastando agora.

Não há nada de errado em deixar esse dinheiro parado, mas se você quer mais, a chave é diversificar seus investimentos. Abrir os olhos para todas as alternativas possíveis do mercado, tudo que lhe garanta o melhor para o seu perfil, do extremo conservador ao mais amante do risco.

Uma boa carteira de investimentos hoje em dia precisa ter de tudo. Precisa de poupança para manter o dinheiro liquido e seguro, precisa de investimentos em renda fixa para garantir um rendimento um pouco mais com o mesmo nível de liquidez, precisa de CDB (o melhor na minha opinião), e precisa também de mais.

Precisa de uma previdência privada, que lhe garanta mais de 10% aa e que seja algo para o futuro. Precisa de um consórcio talvez, para programar a compra de um bem de forma menos onerosa. Precisa sim de investimentos de risco, ações.

O mercado está ótimo para quem quer começar a brincar na bolsa. As ações da Petro estão no menor nível dos últimos 36 meses, devem cair ainda mais, mas no futuro a tendência é sempre de alta. Mas pense sempre no longo prazo. Bolsa para especuladores é coisa para quem tem mais de 50 mil reais dispostos para a brincadeira. É para pessoas que perdem 100 mil reais e ainda dão risada. Não seja louco, não invista mais de 10% do seu capital em bolsa se você não tem muito conhecimento. Aliás nem invista se você não está disposto a perder tudo. A Bolsa é traiçoeira, ela manipula você mais do que você pode ver, ela te seduz, rouba suas riquezas e deixa você deprimido. Mas se você for forte, estuda-la, entende-la, entrar pra valer, você irá dar risada ao ver lucros superiores a 30 ou 40% ao ano. Mas é para quem sabe, não para quem pensa que sabe. Eu mesmo admito que não sei, só coloco lá o que realmente não vou usar, horas ganho, horas perco, e assim vou levando. Se sua ideia é ir atrás, procure cursos, invista e verás que provavelmente é uma mina de ouro mesmo, mas exige dedicação.

Mas se você é daqueles que está mesmo é empolgado com a boa hora pra comprar, tudo bem, a vida é sua. Vá em frente, assuma que consegue pagar e honre suas dívidas. Mas um aviso apenas, estou cheio de histórias de pessoas que se deixaram levar pela propaganda e hoje estão ai, com seus carros, agora semi-novos, valendo menos do que a própria dívida, e uma lista tremenda de reclamações e noites mal dormidas. Não seja você mais um número, mais um pesadelo, mais um termo de busca e apreensão.

Tenha noção do que quer e de onde quer chegar, você não precisa ter tudo agora, basta saber que tem um futuro brilhante lhe esperando, dia após dia, bem após bem. Se me considero um cara inteligente? Sim, claro, mas não porque eu acho que tenho razão em tudo o que digo, mas porque eu levei a sério um juramento que fiz ao me formar, prestar serviços à comunidade no que tangem à sua formação. É isso que eu sei fazer, é escrever tudo que penso sobre dinheiro sem esperar nada em troca. Se um dia eu souber que uma pessoa seguiu o que eu disse e concordou que fez a escolha certa, todos os posts do mundo terão valido a pena.

Carros em imagens e Rock n' Roll em vídeo. Esse é o Rápidas, muito obrigado!

As fotos de hoje são uma homenagem à melhor marca de superesportivos da história. Um Lamborghini Countach dos anos 1970 e um Diablo do início dos anos 1990.

O vídeo é um clássico instantâneo, top 10 por muito tempo na MTV, numa época em que eu era adolescente e fica em casa assistindo... MTV!
Forte Abraço!!!

sábado, 23 de junho de 2012

Economia, Carros e Rock n' Roll...

Você é 100% responsável por suas ações, suas conquistas e seus fracassos. Não há mais motivos para culpar os outros pelo que há de errado na Sua vida, comece agora mesmo a encarar que o é você que decide se vale a pena ou não. Seja você, e não o que os outros querem que seja.
Sobre Economia eu gostaria de falar sobre três coisas que estão intimamente ligadas, vamos atualizar as coisas sobre como está a crise na Europa, vamos falar sobre como o Brasil é visto lá fora pelos investidores e vamos voltar a falar um pouco sobre a política de juros.
Sobre Economia eu gostaria de falar sobre três coisas que estão intimamente ligadas, vamos atualizar as coisas sobre como está a crise na Europa, vamos falar sobre como o Brasil é visto lá fora pelos investidores e vamos voltar a falar um pouco sobre a política de juros.

A crise europeia chegou a um ponto crítico, hoje não podemos dizer que todos os países passam por dificuldades, há uma divisão muito clara entre a situação econômica dos países do norte e do sul da Europa. Países como a Inglaterra, França e Alemanha, que dispuseram de recursos para ajudar os países mais abalados, enfrentam um problema político devido às grandes somas que injetaram e agora estão receosos quanto ao ressarcimento desses recursos. Enquanto que países como a Grécia, Espanha e Portugal, que foram os que mais sofreram com a crise, tudo isso reflexo da crise de 2008, embora estejam se recuperando, esses países ainda não apresentam sinais de melhora efetiva em sua situação econômica.

Ou seja, a conclusão que podemos chegar nesse momento é que a crise hoje na Europa está dividida entre uma crise de credores, que não sabem quando vão receber, e uma crise de devedores, que não sabem quando poderão honrar suas dívidas.

Já não é de hoje que o Brasil vêm baixando suas taxas de juros, o que isso significa é que nós estamos deixando um pouco de demandar recursos para os investimentos do governo, mas ao mesmo tempo, como a baixa dos juros aquece a demanda por produtos industrializados, significa que a intenção agora é atrair a industria. Em diversos aspectos, o que queremos é que novas industrias se instalem no país para gerar emprego e renda par a população local, que estimulada pelas baixas taxas, poderá se sentir confiante para consumir, gerando assim o retorno esperado pelos investidores.

Tudo bem, não fosse uma série de pequenos detalhes a enfrentar. Em primeiro lugar, o Brasil é visto lá fora como um país extremamente intervencionista, ou seja, conforme a economia e o mercado vão se moldando, se o governo não gosta de algo já vai logo se metendo e inventando alguma nova regulamentação. Não que isso seja tão ruim, mas em geral só é bom para as pequenas empresas, o que faz com que os grandes investidores pensem duas vezes se vale a pena. Outra coisa que podemos levar em conta é que nossa bancada política é seriamente suscetível à lobistas, para não dizer fácil de chantagear. E por último, não adianta nada montarmos um plano mirabolante para funcionar com cada agente no seu tempo exato, enquanto a população continua com a mesma mania de sair por ai comprando sem ter como pagar. Os níveis de inadimplência altos são o maior obstáculo na trajetória do governo em transformar o Brasil numa economia forte e industrializada.
Para não dizer que fiquei sem falar de carros, gostaria de falar um pouco sobre as marcas de automóveis japonesas de maior presença no Brasil.
Para não dizer que fiquei sem falar de carros, gostaria de falar um pouco sobre as marcas de automóveis japonesas de maior presença no Brasil.

Primeiro podemos citar as rivais Honda e Toyota, as duas são as mais antigas com pé no nosso país, a Honda fabricando motos desde os anos 1970, enquanto a Toyota com o clássico Bandeirantes já nos anos 1960. Hoje as duas são rivais assíduas do segmentos de sedãs médio de luxo, com Civic e Corolla brigando sempre pela liderança.

Correndo por fora nós temos a marca que eu continuo a dizer que tem tudo para assumir a posição de nipônica mais forte do país em pouco tempo, Nissan, com uma linha diversificada, começando pelo simpático March, passando pelo Versa (o melhor sedã compacto premium do mercado), chegando na grande e imponente Frontier, a picape mais forte do mercado que só sofre em preço e carisma.

Falando em picapes nós chegamos à quarta marca, Mitsubishi, a rainha dos utilitários, Pajero e sua gama de variações de carroceria, e claro, a mágica L200, a picape mais bonita do Brasil em sua versão Triton. Mas a Mitsubishi tem uma séria concorrente direta com relação a seus carros de "passeio". Correndo por fora nós temos a Subaru com seu Impreza WRX, um sedã para poucos, para fãs, para viciados em adrenalina. A Linha Impreza ainda conta com hatch e um sedã mais comportado, essa linha é responsável por bater de frente com a linha Lancer. E ai é só gosto e uma conta bancária bem confortável para decidir.

Bom pessoal, eu precisava falar um pouco sobre carros pois estava a tempos sem cita-los. E para fechar, claro, um pouco de Rock n' Roll. Ai vai um dos grandes clássicos do Metallica, que saiu do álbum ganhador do grammy em 1988. Uma curiosidade foi o que os integrantes da banda disseram quando foram receber o prêmio. Eles fizeram questão de agradecer a banda Jethro Tull por não ter lançado nada naquele ano, uma vez que por dois anos seguidos o Metallica perdeu o título para essa banda. O Rock tem suas histórias, você não precisa conhecer todas, mas um pouco de informação é sempre bom.
É isso, espero que tenham gostado, grande abraço!

domingo, 17 de junho de 2012

Falar Menos e Trabalhar Mais

Antes de mais nada vamos deixar bem claro que há hora e meios para tudo. Não posso criticar as pessoas que gostam de falar o que pensam, o que sentem, o que passam; porque sei que isso eu também faço. Seja usando as mídias sociais, seja no blog, seja nos barzinhos da vida, sei que eu também gosto de compartilhar minhas histórias de vida, contar alguns feitos para meus amigos mais chegados. Ouvir, sim, ouvir também, pois não há coisa pior do que pessoas que não sabem ouvir. Ouvir sobre as conquistas de meus amigos, ouvir suas angústias, compartilhar momentos. Isso é a vida, isso é o que somos, isso é o que nos faz iguais entre alguns e tão diferentes dos demais.
Mas enfim, como eu disse, para tudo há hora e lugar. E qual é o lugar errado e as pessoas erradas para contar vantagem? No seu ambiente de trabalho! Acredite, 90% das pessoas que estão à sua volta não querem saber sobre a sua vida, não estão preocupadas com suas conquistas e no fundo, as vezes não tão fundo, tem uma ponta de torcida para que tudo dê errado. Sabe por que? Porque, tirando as raras exceções, um ambiente de trabalho é onde todos concorrem entre si. Não digo que eu penso assim, mas minha vida profissional já passou do começando a muito tempo, e percebi que a uma parcela razoável das pessoas que se sentem pequenas demais e acham muito mais fácil apenas reclamar, enquanto outros acham que a vida é parecer melhor que os outros. E nessa luta, um grupo fala o que não faz enquanto o outro grupo critica por não saber nem falar, e muito menos fazer.

Se você gostaria de conquistar algo, primeiro mentalize, depois estude qual a forma e as possibilidades para que isso torne-se realidade, por último trabalhe, faça as coisas acontecerem. E depois? Conte para os amigos? Não necessariamente, se o seu sucesso for evidente você não precisará contar a ninguém, as coisas se revelarão pura e simplesmente.

O que é uma conquista a ser compartilhada? Quando com as pessoas certas, a conquista da casa própria é algo a ser muito comemorado. E foi de milhares de felicidades assim que a Caixa pôde contabilizar 12,2 bilhões de reais em negócios fechados no último feirão da casa própria. Mostrando que, Deus queira que de forma duradoura, mas o fato da economia estar bem posicionada e os juros terem caído a patamares como a muito não se via, fez com que as pessoas tivessem a confiança em se comprometer com algo que realmente representa muito. A conquista do seu próprio espaço é algo que move egos desde os primórdios e seguirá assim sempre, para quem quer sentir-se realizado e não apenas aparentar ser.

Falando em aparentar, é como aquela velha história da imagem que sempre falamos por aqui, tudo bem que os juros estão baixos, mas a vida, as pessoas, o mundo, as vezes mais perto do que se imagina, trazem provas de que viver de imagem é algo mais passageiro do que a sua própria sensação de pseudo-bem-estar. Histórias de pessoas que financiaram carros que não podiam pagar, geraram noites mal dormidas, problemas em seus relacionamentos, e chegaram ao ponto de ter de entregar um bem, que na verdade nunca fora seu. Hoje posso dizer que avisei, faço isso quase todas as semanas. Peço para cuidarem com o passo, pois quem se endivida contrai uma mentira. Muitas vezes essa mentira passa, nós pagamos a conta e podemos dizer que é nosso, mas infelizmente o mundo não é perfeito e nunca será.
Já que falamos em juro, atualmente o juro para financiamentos é o mais baixo dos últimos 17 anos. Sim, talvez seja o grande momento, talvez seja a oportunidade que você precisava para conquistar alguns sonhos arquivados. Se for para o bem, se for pensando bem, vá em frente e encare com a cabeça erguida de quem pode pagar.

Tentando seguir a linha de posts (um pouco) menores, por sugestão de amigos, vamos acabar logo com isso apresentando uma lista de músicas do Engenheiros do Hawaii que fizeram, fazem, ou ainda vão fazer algum sentido na sua vida! E mesmo que seja apenas uma versão, não importa se são as originais ou não, o que importa é que eles sempre falaram nas horas certas para cada momento.

1 - Infinita Highway
2 - Refrão de um Bolero
3 - Surfando Karmas & DNA
4 - Depois de Nós
5 - Dom Quixote

Sei que minha esposa não vai gostar, mas esse vídeo, da música numero 5, vai para todos aqueles que em algum momento já me criticaram por tentar ser apenas quem eu sou. Para esses eu posso até ser o que a letra frisa, mas a verdade é que enquanto vocês perdem tempo se preocupando com pessoas, eu estou fazendo planos e realizando sonhos ao lado de quem eu amo.
Abraços aos grandes amigos, com a estranha sensação de que as pessoas que deveriam ver o vídeo são justamente aquelas que nunca entrarão no meu blog. Engraçado como é a vida né?

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O Brasil para quem sabe dar valor.

Os brasileiros têm duas manias ruins em relação ao seu próprio país, ou acham que somos um país único e incomparável, e nada que acontece lá fora pode ser comparado a nós; ou então (o que é pior) avaliam nosso país como o pior do mundo. Quem nunca ouviu a maldita frase "agora virou Brasil!"?
Pois é, não posso dizer que não há um percentual de veracidade em ambas as frases acima. No caso de achar que nosso país é incomparável, sim, somos um território privilegiado como quase nenhum em recursos e belezas naturais. É raro achar um lugar com um povo tão multicultural, amistoso e gentil como o brasileiro. Mas dai a achar que somos desconectados com o resto do mundo e nada de fora (seja bom ou ruim) poderá nos impactar? É uma visão fechada demais. Somos ultra dependentes, tanto de importações como de exportações, nossa economia está entre as mais importantes do mundo e nossos grandes parceiros comerciais, só para citar, China, Europa, EUA, dependem tanto de nós quanto nós dependemos deles.

Sobre achar o Brasil um país onde tudo dá errado. Só tenho uma descrição para as pessoas que pensam assim. Essas pessoas fariam tudo dar errado para elas em qualquer lugar do planeta! Se o Brasil é ruim, o Paraguai, com uma infinidade de oportunidades para quem quer tornar-se um empreendedor, eu mesmo tenho amigos que enriqueceram no comercio de fronteira, o Paraguai seria melhor ou pior? Seria o mesmo ruim para você que não sabe o que quer e nem faz ideia do que é viver sem depender de alguém. E esse alguém pode ser pai, mãe ou governo! É um pouco clichê, mas não há frase mais sábia do que a que diz que "é preferível não apenas dar o peixe, mas ensinar a pescar". Pois somente quando as pessoas tiverem noção do valor das coisas é que irão parar de olhar para o preço delas.

Ainda no clima "agora virou Brasil", é fácil encontrar pessoas que não sabem nem o que representa uma taxa de juros no cenário macroeconômico reclamando que o juro no Brasil é alto. É lógico que o juro no Brasil é alto, mas você sabe por que? Porque numa economia que virou um canteiro de obras durante a ditadura militar, que afundou em dívidas nos anos 1980 em decorrência disso, e está demorando 30 anos para se reestruturar, ter dinheiro é importante, é muito importante. E como você acha que o governo capta dinheiro? Com os impostos, sim, mas não só isso. Governo capta dinheiro vendendo títulos da dívida pública, e quem irá comprar se não ganhar nada em troca? Aumenta-se o juro, capta-se mais, esfria os ânimos no mercado interno, tentando controlar os impulsos e o endividamento do povo, para então reestruturar uma economia.

O que vivemos hoje é o começo de uma inversão. Hoje nossa Selic está em 8,5%, o nível mais baixo dos últimos anos. Uma taxa altíssima se comparada à da Inglaterra por exemplo, que é de 0,5%. Mas começa a fazer algum sentido quando olhamos para a China com seus 6,31%. Uma economia que explodiu nos últimos anos, mas por que? Às custas de uma regime semi-comunista, onde os trabalhadores recebem uma miséria e trabalham praticamente sem direitos. Se você fosse um chinês, você poderia estar num entre quatro grupos, ou seria um camponês, vivendo no limite da subsistência; ou seria um trabalhador explorado nas industrias; ou seria um burguês, vivendo agora sim o glamour dessa nova fase; ou estaria vendendo pastel no centro de Curitiba. Desculpem a piada, mas algumas coisas só ficam claras com exemplos extremos.
O Brasil tem defeitos? Sim é claro que têm. Mas hoje somos uma economia forte, segura, estável. Muito mais do que muitos países da Europa que estão passando por fases de extrema crise. Crise, que como já comentado antes, começou com o alto nível de endividamento do povo norte-americano. Mas se você acha que ainda tem razão para continuar achando que Brasil é a terra da corrupção, é porque todos nós sabemos que você só está chateado porque ainda não arranjou um jeito de entrar nesse clube.

Tudo no Brasil tem um jeitinho pra você levar vantagem, desculpe se sou um pouco contra a essas coisas. Mas meus pais, que me fizeram entender que naquele momento eles não podiam comprar aquele brinquedo caro, pois não tínhamos condições. Foram os mesmos pais que me deram uma educação de qualidade e, com pouco estudo que tinham, sabiam que entrar na faculdade era um passo importante e não podia ser levado na brincadeira.

É você que faz suas escolhas, só que cada uma delas é uma semente que você planta, e cada um colhe exatamente o que planta meu amigo... um abraço!

Lista de bandas de rock, que sofrem um pouco de preconceito dos fãs do metal, por serem seus grandes sucessos músicas lentas:

Guns N' Roses - Sim, Sweet Child O Mine é uma baladinha, acorde pra vida!
Bon Jovi - Always e I'll Be Ther For You.
Aerosmith - Crazy e Cryin.
Skid Row - I Remember You
Extreme - A clássica More Than Words.

Mas essas bandas são muito mais do que essas baladinhas, e para provar vamos de uma bem Rock da minhas preferida das listadas acima:
Apesar do preconceito, todas as bandas acima são consideradas pelos grandes fãs de música, como as melhores do hard rock dos anos 1980!

Detalhe para a performance ao vivo de Slash, um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

Abraços!!!

sábado, 2 de junho de 2012

Pare de sonhar e Planeje!

Sonhar é algo relativamente simples, embora alguns nem isso consigam. Estamos aqui hoje para falar sobre pessoas que não querem nada da vida, pessoas que só sonham, pessoas que planejam mas não saem do papel e pessoas que realizam!
Prefiro me encarar como uma pessoa que realiza. Mesmo em conversas com empresários e pessoas que já foram a lugares que por enquanto eu apenas sonho, sinto que para algumas realizações não me faltam nem planos, mas sim esperar o tempo certo para que essas coisas aconteçam. Prazo é uma coisa que deve estar sempre alinhada com seus sonhos e planos. Minha esposa odeia quando falo isso, mas minha vida é controlada pelo tempo, do nascer ao pôr do sol, preciso controlar o tempo das coisas minuto a minuto para não deixar nada para trás. Pode ser exagero meu, mas o sucesso está ligado a seguir regras e ser disciplinado.

Talvez por isso mesmo que algumas pessoas não se deem o luxo sequer de sonhar. Pois não tem disciplina para distinguir a hora de viajar nos pensamentos da hora de por a mão na massa e lavar a louça. Como será a vida de quem não têm planos para o amanhã? Como será você não ter segurança financeira para um momento de crise? De uma coisa eu tenho certeza, não somos inabaláveis, mas não custa sermos precavidos. Uma das coisas mais importantes na vida é ter dinheiro parado com um único fim, ficar lá para caso precisarmos.

Já passou a fase de viver um dia de cada vez sem se preocupar com o amanhã, na realidade pensar no amanhã sempre fez parte da minha vida, desde um ontem muito distante. E qual a diferença entre sonhar alto e sonhar o possível? Me pego ouvindo "sonhos" de quem quer ter um i30 aos 20 anos de idade. pode ser possível, mas será que isso é experimentar as sensações de superação e crescimento que a vida está disposta a lhe dar? Ter um i30 aos 20 anos de idade só pode significar duas coisas, ou você ganhou de um pai rico ou você é o mais jovem empreendedor de sucesso, burro, que eu conheço. Não vou entrar nos detalhes, mas aprender a curtir cada décimo de sua evolução, seja financeira, seja pessoal, seja num relacionamento, seja nos estudos, é o tipo de experiencia que quem não passa vai sentir falta amanhã. Pense nisso, não queira ser mais quando você ainda não está pronto para isso, mais uma vez o prazo que falamos antes.

Mas também não basta só planejar para nunca chegar lá. Quem sabe você é uma pessoa que pode ser feliz, e 100% feliz, andando de popular e indo à praia de vez em quando, não há nada de errado nisso, mas se por um segundo você pensou que rodas de liga leve são legais e sair do país pode ser mais do que ir para o Paraguai, você está pronto para começar a planejar suas próximas realizações.
Vou confessar, nunca sonhei em ter um popular zero km, porque acho que carro zero é apenas imagem, nunca lhe trará o custo benefício de um semi-novo completo que você compra bem mais barato. Mas é lógico, se eu tivesse dinheiro para comprar um Fusion 0Km à vista eu não me negaria esse prazer, mas porque a situação permite mesmo. Enfim, meu sonho é comprar um Opalão para rodar macio nos fins de semana, ir com minha esposa aos encontros de domingo e curtir uma raridade de mais de 170cv. E eu digo uma coisa, hoje eu até poderia comprar, mas ainda não é a hora. Conceitos de prazo x prioridades.

Viajar é uma coisa que eu acho que muitas pessoas gostam. Ter uma casa no litoral já é legal, ter um canto seu para sair da rotina. Mas que tal ao invés de sair somente da rotina você quebra-la, libertar-se das frescuras e tocar um foda-se? Compre uma barraca, um colchão inflável, e caia na estrada. De Guaratuba à Florianópolis em campings, descobrindo a cada parada "putz, deviamos ter pensado nisso também". Albergues são tão mais baratos e propiciam um aumento cultural tão grande, que chega ao ponto de você querer transformar Foz do Iguaçu em sua segunda casa. Mas sair do país não era mais do que ir para o Paraguai? Sim, mas é inegável que é divertido ir para lá. Com mais um pouco de planos você vai aos poucos... Argentina, Uruguai, Chile... Inglaterra, Irlanda, Itália. Tudo tem seu tempo, seu momento.

Se hoje você sonha em comprar um carro e não tem nem por onde começar. Planeje um Corsa primeiro modelo, são carros baratos de design agradável, manutenção barata e você não andará a pé! Mas se você preferir um Novo Uno Vivace, amarelo, que fará todos lhe olharem na rua e seus amigos pensarem "pow, tá bem ein!". Seja feliz, mas pague essa porra em dia, porque eu vou rir da sua cara quando tiver que entregar porque não conseguiu pagar. Tenha noção da vida! Essa folia de juros baixos são para quem ganha bem e pode comprometer sua renda.

Sonhar, planejar, realizar. Tudo isso é possível desde que você tenha bem frescos em sua mente os conceitos de prazo, prioridade e renda.

Agora pra fechar, uma lista de 5 cantores solo do Rock n" Roll:

- Ozzy Osbourne, é lógico.
- Morrissey, ex Smiths.
- Sting, atualmente mais Pop.
- Eric Clapton, clássico dos anos 1970 até hoje.
- Lenny Kravitz, talvez o mais contemporâneo dessa turma, por isso é dele o video de hoje.
Mais uma vez, eu só tenho a agradecer quem leu até o final. Forte abraço e até a próxima!