domingo, 8 de janeiro de 2012

Novos planos, velhas regras.

Apenas uma semana dedicada a compromissos familiares e acadêmicos, estamos de volta para um ano cheio de posts, assim espero...
É natural que no início do ano façamos uma série de planos e promessas, e quem não concorda que muitas tem a ver com realizar sonhos que estão intimamente ligados ao dinheiro? Pois bem, o Rápidas está aqui para ajudar a tornar meros sonhos em realidades marcantes.

Qual o seu sonho? Um carro, uma viagem, um emprego novo, ser o chefe?
Para começar, não sonhe, planeje. Só assim você terá um caminho a seguir e poderá mensurar sua evolução.

Vamos começar com algo simples, seu sonho é uma boa viagem de férias para você e sua família.
Para começar é muito importante que você já saiba quando serão suas férias, digamos que, por causa das crianças, serão em julho. Ótimo, temos 6 meses de preparação, vamos lá.

Passo 1 - Decida para onde você vai, e com quem. No caso estamos procurando uma viagem para, digamos, 3 pessoas, pai, mãe e uma criança. Mesmo sendo em julho gostaríamos de uma praia, talvez uma coisa simples porém marcante, litoral de santa catarina.

Passo 2 - Busque antecipadamente um hotel ou pousada. Pela internet você escolhe a cidade, planeja os atrativos e programas que gostaria de fazer, faz a cotação de mais de um hotel e quando quiser, fecha a reserva.

Passo 3 - Tudo que for possível, deixe pago. No mais, guarde para este fim. Como temos 6 meses, não espere que o valor das férias seja destinado a isso, guarde um pouco a cada mês pensando em passar ótimos dias sem a preocupação com pequenos gastos.

Passo 4 - Apenas aguarde... a coisa mais simples de se fazer é viajar. A seguir alguma dicas para curtir uma vida com ótimas recordações.
Se encontrar uma promoção de passagens aéreas para um lugar onde você não conhece, compre! Apenas pense se você poderá dispor de dois ou três dias e não espere até amanhã. Feito isso, reserve um hotel bacana e barato, experimente os albergues, a maioria tem quartos privativos se você vai acompanhado, se não, conheça pessoas! Passagens e hotel na mão, faça um roteirinho do que não deixar de ver, pela internet, e o resto é curtir. Não se prenda, apenas dê-se sugestões, escolha um bom restaurante... o resto você decide na hora. Pesquise o clima da região, arrume uma mochila com o essencial e se mande! Curta a vida, porque 2012 passará tão rápido quanto todos os outros anos que você deixou para trás.

Se o seu plano não é viajar, mas sim comprar um carro, é hora de pensar um pouco.
É o seu primeiro carro ou é uma troca de carro? Vamos começar por quem quer começar a sua vida sobre rodas, roda própria. Uma série de perguntas simples vão lhe ajudar a descobrir o que você precisa.

1º Você tem algum dinheiro guardado e um emprego estável o suficiente para cobrir os gastos de um automóvel ou até mesmo o maldito financiamento? Nem leia mais se pelo menos uma das respostas não for sim.

2º Você usará o carro sozinho, para dois, para uma família? Para o dia a dia ou apenas para fins de semana e viagens? Isso o ajudará a saber se você precisa de um compacto 1.0 ou um sedã de 4 portas e motor mais forte.

3º Você entende alguma coisa de carro? Se importa mais com a aparência ou com a funcionalidade? Seu carro será uma vitrine para as gatinhas ou um ambiente agradável e com muito conforto? Isso o ajudará a saber se você precisa de um carro 0km, se ele precisa ser redondinho e chamar atenção ou se ele precisa de vidros elétricos e ar condicionado. Acredite, para que ele seja essas três coisas juntas você precisará de muito mais do que acha que tem.

Vamos fazer filtros, se você não tem dinheiro guardado, precisará de um emprego estável para assumir, no mínimo, 60 parcelas. E estar pronto para pagar quase dois carros.

Se o carro é só para você, não há problema em ser um compacto duas portas. Se quer ser mais estiloso, compre uma Saveiro. Motor? Se você vai viajar só de vez em quando, fique com 1.0, a economia na cidade compensa. Mas se você não usará todos os dias e gosta de ultrapassar com segurança, 1.8 é melhor motor que eu conheço. Potente mesmo! Bebe, mas não demais.

A escolha mais difícil é entre 0km e usado, entre completo pagando mais ou básico e acessível. Simples, se você entende de carro e sabe se planejar com manutenção, compre um usado. Se não quer se incomodar, mas vai pagar por isso, carro novo. Você se importa mais com um carro que chama atenção dos que estão lá fora, ou um carro que surpreende quem entra nele? Se for a primeira opção, mais um vez, carro novo. Se for a segunda, a diferença de preço você encontra em carros com vidros elétricos, direção hidráulica, ar condicionado e ainda investe num som de presença. Nada é mais prazeroso do que ter um bom conjunto de áudio para curtir aquela viagem ou mesmo aquele congestionamento.
A decisão está nas mão de cada um, você só precisa querer fazer. Pare de sonhar e corra atrás do que quer.
O blog é de economia, então é óbvio que falamos mais de bens materiais, mas isso vale para tudo na vida. Pare de esperar sentado que as coisas vão até você, levante-se, arrisque-se, receba alguns "não", mas dê valor a si mesmo quando conseguir o que desejou.

O Natal do HSBC de 2011 teve um tema que me marcou muito, O Poder da Música. É incrível como a música é capaz de nos curar, de pequenas depressões do dia a dia até uma grande decepção, é na música, nas letras, nos acordes e versões, que achamos a calma necessária para repensar a vida e nossas ações.

Não me lembro se já dei esta dica aqui, mas a dica de música de hoje, o que estou ouvindo, devo a uma grande amiga, na verdade a melhor amiga da minha esposa mas que eu tomei emprestada algumas vezes para grandes conversas, discussões sobre política e economia.

A dica, Fleet Foxes. Escutem Mykonos, mas não parem por ai, a banda é boa para momentos como este, um final de domingo que não nos convida para quase nada mas pode ser trocado por uma série de intermináveis sensações. Se você têm uma esposa, noiva ou namorada, vá passear com ela! Se você está sozinho, arrisque-se, aposto que há várias pessoas no facebook aguardando um oi... e o resto é contigo. Se está cansado, ache algo bom na tv e assista até dormir. Se está animado, pegue seu carro e vá dar uma volta, se você seguiu antes um conselho que dei agora, ligue o som e curta!

Abraços galera, obrigado e vamos nessa nesse novo ano, espero que os acessos aumentem para que a inspiração aumente!

Um comentário:

  1. Adorei o post. Planejar é tudo, pois imprevistos acontecem, então, se há um planejamento prévio, tudo fica mais facil. E Fleet Foxes é show.

    Bjos
    Larissa

    ResponderExcluir