domingo, 15 de janeiro de 2012

Cenários

"Leve com você só o que foi bom, ódio e rancor não dão em nada..."

O que os próximos meses reservam para o universo econômico? É hora de comprar ou de guardar? O que eu ganho em adiantar ou adiar alguns projetos? Lá vão as dicas...
A última reunião do copom já deu o sinal do que devemos esperar de 2012 e 2013, a baixa dos juros é uma questão de honra para nossa presidente Dilma. E na prática nós devemos entender que o projeto pró-consumo esta apenas começando. Com a intenção de fazer com que o povo tenha mais acesso a bens que começam a se popularizar, carros, eletrodomésticos mais modernos, viagens e até mesmo imóveis. O objetivo do governo é dar crédito para as pessoas consumirem. Por que estão preocupados com o bem estar da população? Também... mas isso só faz sentido se houver certo nível de protecionismo à industria nacional, só fará sentido o consumo se a população tiver salário para pagar as prestações, e talvez nosso maior desafio seja este.

Se você me perguntar quanto é um juro justo eu lhe direi, depende. Mas se me perguntar quanto eu acho que estará a taxa selic daqui uns 12 ou 15 meses... eu lhe direi que minha aposta é em torno de 9,5%. E o que isso representa? Custo mais barato para se comprar, porém remuneração mais baixa para investimentos. Eu nunca direi que guardar dinheiro tornou-se menos importante, mas essa é a hora de diversificar.

O ato de guardar dinheiro e investir deve ter sempre um objetivo e é assim que você deve decidir o que fazer e como fazer. Veja abaixo qual a indicação para cada tipo de investimento:

- Sobrou um troquinho e eu não sei o que fazer com ele, ao invés de gastar tudo em alguma besteira, pense se não é a hora de guardar, um poupança ou fundo de investimento em renda fixa podem lhe ajudar. Você descobrirá que um dinheirinho guardado pode ser muito importante.

- Ganhei uma grana razoável e não tenho grandes dívidas, de repente uma rescisão, um processo atrasado, se você não sabe o que fazer com a grana eu indico fortemente um CDB. Sempre será minha maior dica para quem quer um retorno um pouquinho maior que a poupança, mas o mais importante é estar com o capital garantido.

- Já tenho um dinheirinho guardado mas posso usar parte para tentar ganhar mais, essa é a hora de apostar em fundos multimercado. O que é isso? São fundos de investimento que tem em sua composição tanto títulos de renda fixa como renda variável e alguma coisa em bolsa se valores. Normalmente eles rendem próximo do CDB mas te dão a chance de ganhar mais se o mercado estiver em boa fase.

- Já tenho uma grana para me garantir numa crise, quero apostar. Bolsa de valores, e dai você tem dois caminhos, fundo de investimento em ações que é quando você compra "ações" de uma empresa e o valor investido varia de acordo com a cotação desta. Ou ainda os bons home brokers, aplicativos em que você atua diretamente na bolsa, compra o que quer, a hora que quer e arca tanto com o custo quanto com o risco disso. Recomendado para quem tem um valor sobrando mesmo, e não morre se perder tudo.

- Quero um futuro, se o seu objetivo é investir aos poucos mas para o longo prazo, comece agora a buscar um plano de previdência privada, com contribuições mensais você vai juntando um dinheiro que irá usar quando se aposentar.

Qual é o melhor perfil? Todos juntos... o ideal é administrar bem qualquer valor, grande ou pequeno, curto ou longo prazo, independente dos seus objetivos específicos, é generalizado que devemos ter o suficiente para nos mantermos e pensar nos momentos difíceis do ano ou de uma vida toda.

Qual é o momento? Se você precisa mesmo de algo e não tem o valor à vista para brigar por um desconto, parcele no número mínimo de vezes possível para não lhe comprometer financeiramente, não caia no golpe da parcela. O juro, apesar de inevitável, pode ser administrável.

Se você tem dinheiro guardado, esteja pronto para ver ele render um pouco menos, mas fique de olho nas novidades que o mercado tem lançado em termos de opção. Haverá alternativas para recuperar perdas.
O que estou escutando? Natiruts... mas o que houve com o Rock n' Roll? Eu sempre serei roqueiro, nada substitui a raiz musical que sustenta meu espírito. Mas o Reggae pode te fazer pensar, refletir e relaxar em vários momentos, é isso aí pessoal...

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário