sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Quanto custa ser rico?

Riqueza, bens materiais, roupas caras e um carro novo. Será mesmo que ser rico é o que estamos acostumados a ver e ouvir? Pois eu digo que não, e pouca gente percebe isso.
Segundo o IBGE, Curitiba é a 4ª capital mais rica do país. Uma notícia assim pode animar, revoltar ou não significar nada. De fato, sozinha ela não significa nada, mas quando pensamos no contexto que ela envolve podemos tirar várias conclusões. Vamos a elas.

Curitiba é uma capital de negócios, grandes empresas se instalaram aqui nos últimos tempos, e grandes empresas possuem grandes e caros executivos. Seus salários são mais do que suficiente para elevar o PIB de qualquer cidade.

Curitiba ostenta, para um fã de carros até que não é ruim, mas a verdade é que o curitibano adora mostrar o carro novo. E não estou falando de populares zero km ou médios enfeitados, numa cidade onde Fusion e New Civic viraram figura fácil em qualquer esquina, quem quer aparecer precisa de mais de 100 mil reais com certeza. Até rolam umas particularidades engraçadas, como por exemplo, pude perceber que a porção da cidade que é rica a mais tempo (moradores do Batel > Ecoville) preferem o clássico Mustang. Enquanto os novos ricos (espalhados por Portão e de lá pra baixo) são mais o chamativo Camaro. Preste atenção.

Curitiba paga mais caro, já não é de hoje que a inflação em nossa cidade é maior que a média do resto do país. Se nós topamos em pagar mais é, de certa forma, porque podemos? Não sei, mas a verdade é que o custo de vida em Curitiba têm aumentado. Mas ainda assim, em comparação com cidades como, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e até mesmo Porto Alegre, ainda não pagamos tanto por uma pizza ou para sair para jantar. Deve ser por isso que (e ai comparo com Recife e Campo Grande) aqui é fácil encontrar uma Ferrari quando se está indo jantar em Santa Felicidade, nas outras não. Aliás, um vizinho meu têm uma Ferrari!
Curitiba paga não só em dinheiro. Não é tão simples achar que somos rico e só. Curitiba é também a 6ª capital mais violenta do país. Chama atenção nos negócios e nos bandidos, a insegurança nos obriga a trancar cada vez mais nossas casas, o seguro dos automóveis aumenta e nossa tranquilidade em andar na rua diminui.

Mas no fim, tudo isso é ser rico? Só sou rico se tenho um Camaro? Como eu disse antes, minha opinião é um pouco diferente. Posso não ter todos os bens materiais que gostaria, mas têm uma coisa que eu não abro e não abrirei mão tão fácil. Tranquilidade, segurança financeira e pé no chão. De que adianta assumir uma parcela de 500 ou 600 reais por mês se não é o que me fará satisfeito? Sempre soube que eu não tenho paciência para ficar com um mesmo carro por mais de um ano ou dois, sendo assim, só estaria jogando dinheiro fora. E outra, sempre tive uma ligação diferente com isso, alguns automóveis são mais do que meros meios de transporte, logo, não se trata de ano, não se trata (só) de motor, se trata de bem estar.

Acho que é isso, encontrei a expressão que procurava, Bem Estar. Quando você se sente bem consigo mesmo, com o que é e com o que têm. Não importa o que os outros pensam de você.

Você não precisa ostentar, colar na testa onde mora ou quanto ganha, só precisa estar feliz e satisfeito, ser você e não se arrepender do que faz e fala. Ser rico é um status que muitos profissionais bem sucedidos não são, e um prazer que qualquer um pode usufruir.
A riqueza está no brilho dos olhos da mulher amada, está no "sorriso" sincero do seu fiel cachorro, está na sua sensação em saber que está guiando o que é seu, comprado com seu próprio esforço, está num céu estrelado e num belo amanhecer com sol. A riqueza é você quem faz meu amigo, não o que os outros vêem de você.

Quanto custa ser rico? Pode custar a vida de quem ostentou tanto e acabou chamando atenção de quem não devia. Pode custar todo o sono de quem se endividou para parecer ter. Pode custar uma ou duas escolhas negativas na hora certa.

E como eu sempre digo, pode custar apenas um bom planejamento. Seja rico, seja feliz, seja por você e não pelos outros.

A decepção estará sempre em volta de você, com cada pessoa que você cruza no seu dia a dia. Mas ao lado dela sempre estará a surpresa boa. Saiba enxergar os dois lados e dar a importância certa para cada um deles.

Música do post, Always Somewhere - Scorpions.

Feliz Natal a todos, um imenso obrigado e um forte abraço!


Um comentário:

  1. Lembrei de uma palestra sobre marketing na Ed. Física. Nosso produto é a atividade física, mas o negócio é o BEM ESTAR! "Oferecemos" o bem estar, aumentando sua auto-estima através da atividade física.
    Feliz Natal,
    Meus sinceros votos,
    Juliano Saddock de Sá.

    ResponderExcluir