sábado, 3 de setembro de 2011

O Mercado manda, você obedece!

Ledo engano achar que está alheio à todas as pequenas decisões econômicas que estouram no dia a dia. Você é só mais uma peça do quebra-cabeça e nem sequer se dá o trabalho de aproveitar.
A taxa de juros caiu, e daí? De fato, o Copom acaba de baixar em meio ponto percentual a taxa de juros básica da economia. Isso significa que nada no país pode ser financiado a menos de 11,5% ao ano, o que ainda é uma taxa alta, mas já representa um susto para muito economistas. Porque nós somos mercenários? Não seu animal, no fim das contas nós nos preocupamos com o povo, que irá sofrer isso com reflexo na inflação. Pois se a parcela ficou mais barata o consumo irá aumentar e consequentemente os preços também! Com o juro baixo o consumo aumenta e a taxa de poupança diminui, porque as pessoas preferem financiar sabe Deus o que ao invés de guardar.

"Eu não sei o que o meu corpo abriga, nessa noites quentes de verão. E nem importa que mil raios partam, qualquer sentido vago de razão."

Há cerca de dois meses atrás o mercado de ações apresentou uma queda significativa, devido ao clima instável das economias internacionais, o que foi motivo para muitos desesperados até venderem seus papéis. Não importa o quanto você se prepare, se não tiver sangue de barata não sobrevive nesse mundo. Hoje, logo após o anúncio da queda dos juros, a bolsa já se recuperou e está novamente em alta. Hora de voltar? Lógico que não, a hora de comprar já passou e agora é hora de não fazer nada. Só abrir uma cerveja e ver seu dinheirinho ser bem tratado.

"Eu queria ouvir muito mas ele me disse pouco. Quando se sabe ouvir não precisam muitas palavras, muito tempo eu levei pra entender que nada sei."

Por que a bolsa subiu quando os juros caíram se taxa baixa é ruim para os investimentos? Nessa hora que você acha que não está fazendo nada mas está. Está dando dinheiro aos espertos. Como? Simples, o juro caiu, você compra mais, as empresas vendem mais, lucram mais e... surpresa, os acionistas ganham mais! A bolsa sobe. Mágica? Não, é apenas o conceito, não dá para fugir, é como na física, toda ação corresponde a uma reação. 

"Cai a noite na cidade, vinda de lugar nenhum. E o dia vai embora, indo pra lugar algum."
Mercado de automóveis aquecido, seus amigos trocando de carro, sua mãe de carro novo, até seu cachorro tem ficha aprovada para comprar em 84 vezes sem entrada. Engraçado, desde o início do ano já não é mais vantagem abastecer com etanol, dizem por aí que é porque os produtores preferem fazer açucar. A verdade é que a demanda superou a oferta, com 80% da frota já saindo de série flex o mercado não consegue dar conta. Não trabalhava com carros nos áuros anos 80, quando a produção de automóveis no brasil chegou a ser 95% de modelos apenas à álcool, mas quando comecei minha vida em quatro rodas eu pagava 0,68 centavos no litro para abastecer o Chevettão, sim, já disse antes que eu gosto de carros velhos. Hoje em dia o etanol está quase 2 reais, e os otários continuam enchendo as ruas de modelos novos que os mais otários ainda compram. À prazo!

Gostar de Economia, Carros Antigos e Rock n' Roll, é filosofia de vida, não dá pra explicar.

"Vida louca vida, vida breve. Já que eu não posso te levar, quero que você me leve."

A cultura dói a mudar, mas se o mercado quiser você irá se adaptar. A moda é algo criado por poucos e que é imposto ao povo através da mídia. Novela da globo, ás vezes me sinto um anormal porque nunca sei nem o nome delas, simplesmente porque eu não assisto! Sou muito mais os documentários sobre carro e música, os seriados idiotas que me fazem rir, e não menos importante, notícias. Principalmente sobre economia, carros e rock n' roll. Deixe de ser o que a sociedade quer que você seja e passe a ser o reflexo dos seus interesses.

Vai aí um pequeno exemplo de carteira de investimentos para iniciantes, mas extremamente bem sucedida e que dá garantia contra crises e oscilações. Fora a diversão, essa é para os loucos. 60% em CDB, rentabilidade diária e atrelado a taxa de juros da economia; 20% em renda fixa, rende um pouco mais do que a poupança e é mais divertido; 10% em poupança, só para testar a teoria dos que ainda investem nela; 10% em ações, simplesmente porque é muito mais do que guardar dinheiro, é investir e saber que você está de fato ganhando para ajudar ativamente o mundo a se mover.

Nunca caia no erro de achar que você não faz parte do sistema. Você só precisa escolher de que lado ficar, do que apenas compra e irá perder quando o juro subir e quando cair. Ou do que investe e irá sair ganhando quando o governo paga para quem tem dinheiro guardado ou quando as empresas lucram e você recebe uma parte disso.

Acredite, a vida é muito mais do que o perfume importado, do que o óculos de 500 reais, do que as coisas que só te fazem aparecer. Não sou nenhum revoltado, mas não acho justo quem gasta o que não pode para agradar os outros.

A Economia trata muito bem quem lhe entende, os Carros Antigos são uma fonte inesgotável de bem estar para quem está disposto e o Rock n' Roll resolve todos os problemas que os outros estilos musicais criaram.

Se quiserem algo diferente, divertido, até dançante e que desestressa que é uma beleza, busquem Fishbone! Banda do final dos anos 80 que mistura um pouco do rock progressivo de Guns e Skid Row com uma batida ska simplesmente fenomenal! Escutem "Ma and Pa" e digam se conseguem não relaxar! Se alguém achar o post uma droga eu tenho certeza que a música vai compensar.

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário