sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Planejamento Anual

A regra é muito simples, tenha consciência dos seus ganhos e administre bem seus gastos. O Rápidas hoje vai dar dicas de como fazer um planejamento financeiro anual.
Talvez uma das coisas mais importantes para o orçamento de um ano que acaba de começar é justamente o ano que acaba de terminar. O 13º, sim, algumas empresas costumam pagar a primeira parcela dele lá pelos idos de maio, e se assim for a coisa mais sensata a fazer é guarda-lo. Integral, como se você não o tivesse ganho. Essa tarefa é difícil mas representa um marco em quem quer dar um basta nas dívidas e gastos dispensáveis.

Para ter seu 13º completo agora basta que você guarde também a segunda parcela. Muitos vão se perguntar como ficará o natal e as festas e viagens de fim de ano. Você quer ou não quer uma vida financeira equilibrada? Abra mão de tudo, uma vez só, apenas um ano contenha-se em gastar apenas o seu salário e guarde sua grana extra.

Tudo começa com os impostos e contas de começo de ano. IPTU, IPVA, Material Escolar, são as três grandes armadilhas que quebram muita gente no início de ano. Agora é a hora de usar seu 13º, sem dó nem piedade. Mas também sem cartão de crédito e dívidas prolongadas. Pague tudo a vista e com bons descontos, se não for suficiente use o seu salário! Se sobrar, poupe!

Carnaval. Abra mão mais uma vez, só uma vez, prefira programas econômicos, pesquise, vá acampar, não abuse, não torre dinheiro como se sua vida fosse acabar na quarta-feira de cinzas. Eu sei que é a festa do pecado, mas não precisa cometer todos no mesmo ano!

Bom, se você pagou as contas de começo de ano e não abusou no carnaval, você está sem dívidas neste momento. E se você tem algum juízo já está gastando menos do que ganha. Logo, é um bom momento para pensar em poupança. Onde você vai passar as férias? O segredo para aproveitar bons destinos em viagens é planejar. Passagens aéreas com antecedência custam bem menos, pacotes turísticos pagos à vista rendem bons descontos ou alguns extras para a viagem.

Uma das coisas que aprendi sobre o poder do dinheiro não é o fato de poder comprar tudo que quiser, mas é o fato de poder pagar à vista! Experimente um dia (se puder) dizer a simples frase, "eu já deixo pago", você verá que ela lhe poupa muito tempo, e consequentemente, dinheiro.
Pare de uma vez por todas de achar que você precisa trocar de carro todo ano! Há muitos financiamentos inteligentes, parcelas que cabem no bolso e cujo juro é o simples custo da aquisição. Mas o grande problema é que a maioria não opta por estes. As pessoas entram em parcelas e juros altíssimos, e pra quê? Pura e maldita imagem. Mais uma vez os outros importam mais do que o seu próprio bem estar.

Bem estar. O que siginifica isso para você? Pense, reflita, pontue, cálcule e decida o que é importante de verdade na sua vida.

Guardando um pouco por mês você pode conseguir uma coisa que muitos não conseguem. Sair de férias, sem economizar no que importa, sem gastar com besteiras e ter mais dinheiro no bolso quando voltar. Pois você irá perceber que não usou tudo que guardou e ainda nem tocou no próprio dinheiro das férias.

Quando voltar de férias você precisa ter, no mínimo, o equivalente a um salário inteiro para suprir o mês subsequênte ao seu descanço. Se você têm financiamentos há quem prefira adiantar as parcelas, a opção é de cada um, eu prefiro deixar o dinheiro render mais quando o desconto não compensar.

Lembre-se, cartão de crédito não é mágica, você precisa mesmo pagar tudo que comprar!

Acredite, o sorriso da pessoa amada vale muito mais do que qualquer bem material fútil e muitas vezes inútil.

Para os boys, o comentário da mulher sobre o carro de qualquer outro, que não o dele, é fatal.
Para as patricinhas, roupas, sapatos, celulares, os mais caros sempre são os melhores.
Para os tios que seguem a linha, o restaurante mais caro (onde a comida nem sempre é lá grandes coisas).
Para os amigos dos amigos, baladas e muita bebida.
A mensagem que precisa ficar é clara: Além de não gastar, jamais, além do que ganha. É importante dar o pontapé inicil numa poupança usando os momentos de grana extra, tais como bônus, 13º e participações de lucro. Experimente uma vez só não torrar esse dinheiro, e em breve você estará comprando as passagens para sua primeira viagem internacional, irá a bons restaurantes (os caros que valem a pena), irá trocar de carro com a segurança de saber o que está fazendo e principalmente, nunca mais precisará dizer "não tenho dinheiro".

Mas se você não se importa com nada do que eu disse, continue vivendo a vida em que um cartão de crédito paga o outro, e seja uma mera vítima das flutuações dos juros e da inflação.

A dica de música é menos rock e mais pop, mas nem por isso é popular e de baixa qualidade. Duas bandas bem parecidas na essência, na década e nos sentimentos. Tears For Fears e Depeche Mode. Sem nenhuma vergonha de dizer que nasci e cresci nos anos 80, que apesar de ser uma década ruim para a Economia Brasileira, trás grandes memórias e nos faz lembrar de um tempo em que, realmente, era mais fácil.

Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário