segunda-feira, 17 de julho de 2017

Guia do Usado - Subaru Impreza

Não sei se alguém já reparou nisso, mas eu gosto de publicar dois textos sequenciais sobre automóveis rivais entre si, ou pelo menos que tenham muito em comum. Como falamos do Lancer anteriormente, acho justo manter a linha dos Rallys e carros que ao mesmo tempo tem uma legião de fãs pelo mundo afora e baixa expressividade aqui no Brasil. Talvez ainda mais difícil de achar do que o Mitsubishi, os carros dessa marca pertencem a um nicho de donos muito específico. O Subaru Impreza.


A Subaru produz automóveis há muitas décadas, assim como suas conterrâneas, mas ao contrário do que aconteceu com Civic, Corolla, e até mesmo com o Lancer, o Impreza não é um carro nascido nos anos 1970 que veio trocando de gerações. O Impreza nasceu em 1992 para colocar a Subaru no mercado dos sedans médios. Comum no Japão dos anos 1990, ele também tem uma versão cupê de duas portas e uma perua. A primeira geração seguiu até 1999.

Já é justo falar da icônica versão WRX e de sua variação ainda mais emblemática STi, as versões esportivas da linha que dominaram sua categoria nos Rallys da época. A grande diferença estética entre o sedan normal e o WRX da primeira geração é o grande pára-choque dianteira que abriga um par de faróis auxiliares que chama muita atenção. A segunda geração veio em 2000 e foi gradualmente mudando seus faróis (que nasceram redondos, grandes e estranhos) até 2006.


Em 2007, foi apresentada a 3ª geração, que eliminava a perua e trazia um hatch de 4 portas, essa versão ficou famosa com uma ajudinha do filme Velozes e Furiosos 4. Este veículo talvez seja o Impreza mais popular entre nós, que nesta versão vendeu muito mais do que o três volumes. Nem sempre o mercado tem a mesma opinião que você quanto a o que é melhor ou mais bonito. Em 2011 a Subaru lançou mais uma versão do Impreza, a que segue até a atualidade, mas devido a crise, as vendas no Brasil não foram tão boas quanto o período de 2007 a 2010.

Mas vamos voltar no tempo e falar dos modelos realmente impressionantes da linha. Aqui no Brasil é possível encontrar alguns Impreza tunados da primeira e segunda geração, carros que foram modificados após o primeiro filme Velozes e Furiosos de 2001, quando eram mais baratos de achar e devidamente exclusivos. Quem teve a sacada de comprar um no final dos anos 1990, além de ter feito um bom negócio, tem hoje um carro que não se acha mais.


Talvez o grande problema desses automóveis é que, como tratam-se de carros de alta performance, foram muito usados em track days, ou mesmo em rachas ilegais, colocando sob suspeita sua integridade mecânica. E são motores específicos, difíceis de achar mão de obra especializada. Eu os admiro, mas confesso que se você só quer um sedan confortável e bom de motor, vale mais a pena reler outras edições aqui do Rápidas que temos opções mais racionais.

A geração de 2007 começa em R$ 30 mil reais, no modelo hatch mais simples. Os carros de 2000 a 2006 são absolutamente difíceis de achar, já os mais antigos, justamente em estado duvidoso, podem ser encontrados por cerca de R$ 15 mil reais. Mas justiça seja feita, há alguns WRX perdidos em lojas de importados aqui na cidade, por eles você pode preparar de R$ 70 a R$ 100 mil reais, mas também levará a garantia e o apoio de especialistas nesse tipo de carro. Vale a pena? Só sua conta bancária pode saber.


Não deu pra escapar de colocar só fotos do ícone WRX. Em três gerações direfentes, 1999, 2005 e 20017. Aquele abraço!

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