Altamente conhecidos por sua tecnologia e confiabilidade mecânica, os automóveis japoneses estão entre os mais admirados no mundo todo. Aqui no Brasil, especialmente Honda e Toyota conquistaram o público há vários anos. Mas nem só de Civic e Corolla vive esse mercado, há no mínimo outras quatro ou cinco marcas que você conhece e que merecem muito respeito. E foi na linha de sedans médios que a Mitsubishi trouxe ao Brasil (entre idas e vindas) o Lancer.
Por aqui desde 1992, a história do Lancer não é como a de um automóvel comum com muitas gerações, a época é a mesma em que chegaram Civic e Corolla, mas há muito menos Lancer nas ruas. Um carro que nasceu sob outros nomes e marcas em diversos países (devido à acordos comerciais e parcerias) e está na ativa desde 1973. O modelo que conhecemos aqui é já da quinta geração. Que com mudanças sutis já estava na sexta em 1995 e nela se manteve até 2000 quando deixou de ser importado.
A tabela Fipe diz que em 2008 a Mitsubishi vendeu o Lancer por aqui, mas confesso que numa geral pela internet é difícil de acha-lo. O que muitos devem lembrar é, aí sim, em 2012 quando ele retornou com mais apoio da marca e das peças publicitárias, inclusive com uma controversa versão hatch. Desde então e até a atualidade ele está disponível como um concorrente pouco ortodoxo da categoria de sedans médios, pois seu viés esportivo é mais acentuado que os demais.
Na sua primeira passagem pelo Brasil ele fez uso de motores 1.6 e 1.8, as versões mais clássicas eram as GLX e GTi, normalmente dotados de câmbio automático hoje em dias esses modelos, além de raríssimos, também são complicados de achar em estado que valha a pena investir. Vez ou outra aparecem na internet em estado que estimularia uma aposta, mas é o carro que precisa aparecer na hora certa, e sabemos que essa hora certa é tão ou mais rara que o próprio Lancer.
Mas uma versão específica não pode deixar de ser mencionada. Sem importação oficial, o Evolution é um dos ícones do modelo, por sua performance esportiva levada ao extremo, gerada e fortemente inspirada nos mundiais de Rally de velocidade. O engraçado é que enquanto o Lancer normal está na 8ª / 9ª geração, o Evo já está na X, que por sinal foi anunciada como a última do modelo. Verdade ou golpe de marketing? Só o tempo dirá. Em matéria de Rally, ou é um Evo ou um bom Subaru WRX.
A Mitsubishi tenta até tirar um pouco do foco esportivo do Lancer e vendê-lo como um sedan normal, para executivos pais de família, mas o seu desenho não nega. Linhas retas e vincos pronunciados são marca desse carro que não passa mais tão despercebido quanto era a 20 anos atrás. Mas como todo carro novo, ainda mais se tratando dessa categoria, prepare o cheque mais gordo, pois eu não chamaria esse modelo de acessível.
Na versão 2012 ele parte de modestos R$ 45 mil reais. Muito para um usado? Possivelmente. Mas entre comprar um Lancer com baixa km e revisões em dia, e comprar um hatch zero quase pelo mesmo preço. Bom, você já sabem a minha opinião. Mas voltando para os primeiros brasileiros, um bom modelo da safra 1993 a 2000 (se vc encontrar) vai lhe custar entre R$ 15 e R$ 20 mil. Hoje em dia por um bom importado isso é o mínimo que você vai ter que investir. Lembre-se, o carro certo na hora certa fazem um bom negócio.
Em fotos, o EVO de 1999, uma versão GLX ano 1998 e o modelo atual na versão 2015. Aquele abraço!
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