quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Guia do Usado - Vw Fox

Depois de uma viagem pelo mundo dos antigos, carros clássicos, competentes peruas e outros bons carros, é hora de voltar para os carros um pouco mais novos que podem ser boas opções acessíveis de carro "pé no chão". Na linha de populares com algum status superior, de carros com um conceito diferente, com um aproveitamento melhor do espaço interno, quero falar hoje sobre uma aquisição relâmpago que tive no ano de 2014. O Volkswagen Fox.


Lançado no Brasil com uma razoável expectativa do público, em 2004 ele apareceu não para concorrer, mas para ser uma opção alternativa ao velho Golzinho (que estava na sua versão G3 e ainda fazia o costumeiro sucesso). Apresentado na versão 2 portas e no ano seguinte com 4, como de costume o desenho novo sempre gera estranheza, mas no seu caso passou rápido e já foi adquirindo um bom número de compradores. Seu destaque com certeza é a altura e o espaço interno.

É um carrinho excelente, tanto que o que tive foi negociado em tempo recorde, o que se deve muito ao seu estado. Ano 2004 com 10 anos de uso e apenas 58 mil km na época. Seus pecados eram o que eu tenho reclamado muito de uns tempos para cá, ausência de direção hidráulica e ar condicionado. Houve um tempo em que as pessoas não se importavam nem com vidros e travas, mas isso ficou no passado. Quem comprou carro básico naquele tempo, hoje paga o preço da dificuldade de vender e da desvalorização acentuada.


Apesar de ainda existirem modelos sem determinados opcionais no mercado, o público hoje é muito mais exigente, mesmo quem não tem todo o recurso acaba investindo uns reais a mais na parcela para ter o conforto. No caso desse Fox, em 2004 o seu pacote era tido como suficiente, vidros, travas e alarme, além do limpador e desembaçador traseiro. Quem comprou popular até o início dos anos 2000 sabe que até o "kit visibilidade" era destaque naquela época. Imagine um carro sem hoje?

Ainda que estejamos vivendo um momento de crise, e o mercado de automóveis é prova disso, as vendas de seminovos dispararam justamente pela possibilidade de se conseguir um carro completo a um preço muito atrativo. No geral, a regra é simples, tudo que se pagou a mais por opcionais na hora da compra do novo, se perde na revenda. Ou seja, o carro básico e o completo depois de 3 anos valem quase a mesma coisa, com o diferencial que um vende bem mais rápido que outro.


Voltando ao Fox, em termos de carro ele é confortável, anda bem, e é boa opção tanto nas versões 1.0 como 1.6. Quanto ao número de portas, com certeza mais portas significam mais comodidade, mas quando você não usa não faz a menor diferença. O Fox 2 portas tem um bom acesso ao banco traseiro e da pra encarar numa boa quando for o negócio que mais agradar. Comigo, em virtude do tempo, nem sequer revisão tive que fazer, mas no histórico esse carro teve um problema na central eletrônica por ser da primeira geração de Flex, nada sério.

Falando um pouco de números, hoje já se encontram bons Fox da linha 2004 a 2006 na casa dos 15 mil, subindo para os até 2010 em torno de 20 mil e chegando a 25 mil nos carros acima de 2011 (versão reestilizada). O peso da marca ainda eleva um pouco o seu preço final, que acaba ficando acima de concorrentes diretos mais sofisticados como Sandero e C3. Estes em contrapartida carregam certo preconceito de marca e manutenção. Para quem quer um carro bom, confiável e com status de categoria superior, o Fox é uma grande pedida.


Aquele abraço!!!

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