sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Guia do Usado - Onix

Nem só de carro velho vive o homem, somos obrigados a admitir que o trânsito do dia a dia, as viagens em família, a segurança e o conforto, precisam de modelos mais novos e também, podemos dizer, mais normais. O carro de hoje faz parte de uma revolução no mercado de entrada, foi com ele que a GM começou a se renovar, junto com grandes carros como Cruze e Cobalt. Atualmente ele é o carro mais vendido do país, só isso. Chevrolet Onix.


Apresentado em 2013, fruto de uma nova plataforma mundial da GM, assim como todo lançamento, o Onix não subiu ao Olimpo nos seus primeiros meses, mas certamente o sucesso já brilhava ao longe. Um carro moderno, um projeto moderno, de dimensões compactas, design interessante e recheado de equipamentos. Com certeza um dos trunfos do pequeno Chevrolet é o sistema de computador de bordo My Link, e aqui vai a primeira dica, na procura por um usado invista justamente em modelos que possuam esse acessório.

O Onix veio ao mundo para competir com Gol, HB20, Etios, March, Novo Palio, entre outros populares recheados que existem por aí. E a conclusão que chegamos é justamente que o povo já não se importa mais com o preço, já que antigamente os sucessos de venda eram o Gol G4 e os velhos Uno e Palio, carros cujo atrativo era o valor. Hoje em dia até existem modelos em torno de 30 mil reais, mas basta ver a lista dos mais vendidos para ver que as pessoas gastam 40, 50 ou até 100 mil para alimentar suas garagens.


O trono de mais vendido o Onix conquistou em 2015, apenas dois anos depois de seu lançamento, é o tempo que as pessoas esperam para saber se o carro possui alguma falha de projeto que irá estourar nas primeiras unidades. Em 2014 o Palio Fire foi o responsável por dar a vitória à Fiat e de 1987 a 2013 o Gol foi o carro absoluto em número de vendas. Mas a queda do Gol nada tem a ver com deficiência do produto, e sim o fato de que o G4 parou de ser fabricado, pelos mesmos motivos do fim do Uno quadrado e da maravilhosa Kombi.

Disponível nas versões LS, LT e LTZ e nas motorizações 1.0 e 1.4, o Onix foi pouco a pouco conquistando as pessoas que queriam trocar seus Celtas e outros carros mais simples por um carro que, principalmente, é uma novidade, e ainda mais, é um Chevrolet. Se tem gente que até hoje tem preconceito com Renault, uma marca consolidada, imagine o que pensam sobre a Hyundai. E mesmo assim o segundo carro mais vendido do país hoje é justamente o HB20.


Na realidade o pequeno GM fez muitas coisas dentro de casa, de uma só vez ele assumiu boa parte dos compradores de Celta, matou o Corsa e atraiu para si os poucos que ainda olhavam para o Agile. E não por acaso o sedan Prisma, que não é bobo nem nada, já deu um jeito se se aliar à nova fase e assumiu seu corpinho de Onix no lugar da velha plataforma que dividia ainda com o Classic. É outra interessante opção, não tão popular, mas bem agradável, de carro com bom porta malas.

O Onix é o que chamamos de oportunidade no mercado de seminovos, pois na realidade não há muitos à venda e os encontrados competem em preço até mesmo com os novos. Isso deve mudar um pouco a partir de agora, com o lançamento da nova geração os mais antigos tendem a sofrer um ajuste nos preços. Hoje em dia um modelo LTZ em bom estado e baixa km é encontrado na casa dos 30 até uns 35 mil. É muito por um usado, mas ainda é um bom preço perto do zero km. Numa procura minuciosa se encontra um excelente negócio!


Um pouco de Megadeth pra vocês, acompanhando os modelos 2013, Prisma 2015 e Novo Onix 2017. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário