quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Guia do Usado - Citroen C3

Dentre muitos modelos disponíveis no mercado de usados, alguns são misteriosamente super equipados e baratos, outros são caros e nem tão bons assim. Mas no fim das contas o que é mito e o que é verdade? Será que má fama tem justificativa ou é simples preconceito que derruba preço? Já descobrimos aqui que muitos Renault podem ser excelente negócio quando bem procurados, e hoje é dia de tentar defender outro francês, o Citroen C3.


Muito conhecida dos brasileiros desde os anos 1990, a Citroen sempre foi marca de carrões, talvez o maior sucesso antes dos anos 2000 tenha sido o Xsara, um belo hatch que concorria com Golf, Astra e companhia. Mas foi com o C3 que a marca realmente ganhou o público brasileiro, um compacto premium muito bem equipado e que rende boas doses de status até os dias atuais. Lançado em 2002, o carro chamou atenção e conquistou um público que precisava de carros pequenos, mas nem por isso populares.

Do lançamento em suas versões GLX, destaque para os exemplares da cor Azul e Vermelho, talvez não sejam os mais fáceis de vender, mas com certeza tem uma dose extra de exclusividade. Em 2006, na onda CrossFox da vida, foi lançado o XTR, mesma época que veio o motor flex. Um ano mais tarde a opção de motor 1.4 acabou se tornando dos mais vendidos. O C3 passou por uma leve reestilização em 2009, apenas uma maquiagem para chamar atenção de quem já não repara mais nele nas ruas.


Foi em 2013 que a Citroen lançou o novo C3, dotado de um tal de para-brisas Zenith, um vidro dianteiro que vai até quase a metade do teto do carro, formando um visual panorâmico muito interessante. É realmente uma sacada de marketing, já que é um acessório e é caro, mas chamou muita atenção para o modelo e ajudou muito nas vendas da nova versão. Foi nesta nova fase que chegou a opção de motor 1.5. O modelo 0km é igual a este, a novidade está por conta do novo motor do grupo PSA, um 1.2 muito moderno que anda bem e bebe pouco.

Falando em PSA, a maioria das pessoas sabe, alguns não, mas a Citroen e a Peugeot são basicamente a mesma coisa. O C3 e um tal de 206 só não são o mesmo carro porque o Peugeot é um pouco mais simples, mas em diversas faixas de preço os dois concorrem entre si. E além disso, ambos compartilham muitas peças, inclusive os motores 1.6, 1.4 e o novo 1.2. A Peugeot é uma marca que também briga para se consolidar no Brasil, mas como nosso foco é nos usados, entre uma e outra eu ficaria com Xsara, Picasso e o próprio C3.


O medo dos franceses sempre esteve associado à manutenção (cara e frequente), é isso que joga os preços desses carros mais pra baixo. No geral, a regra não é diferente de outros carros fora do eixo popular, uma boa revisão e atenção para não pegar um carro com mais de 100 mil km. Vale a pena procurar, pois se acham bons modelos na casa dos 10 anos de uso com 70 ou 80 mil km. Uma perícia simples (paga) confirma se a km é real e está tudo sob controle. Uma geral em suspensão e correias é importante.

Manutenção mais cara é sim um ponto negativo, mas aí está o risco (que vale a pena assumir) de pagar mais barato por um carro tão completo e com uma boa dose de status. 15 mil nos modelos 2002 a 2007, um XTR custa um pouco mais. A partir de 20 mil já se acha os 2009 reestilizados e com motor flex. Já o modelo novo começa na casa dos 35 mil e dai pra cima. É um carro que precisa ser comprado com uma dose extra de cautela. Vai bem para curtos deslocamentos e na mão de quem tem carta na manga caso dê algum problema. Mas é inegavelmente bonito e confortável!


Simples assim com modelos 2002, 2010 e 2013. E fechando com Love Bites do Def Leppard! Aquele abraço!

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