sábado, 29 de setembro de 2012

Emoção, controle e curtir a vida!

"Mais um dia tenho que encarar, não é nada fácil a vida ganhar, cheio de problemas para resolver, ninguém mais tem calma para se entender..."
Fusca! Dispensa rótulos, para alguns é só um carros velho, para muitos é... um Fusca!

De fato, a vida adulta não é nada fácil. Ficou para trás o tempo em que mamãe arrumava a casa enquanto você só jogava video game. E o mais absurdo é que, se me perguntar, não ligo de arrumar a casa, o que mudou mesmo foi que eu não tenho mais vontade de jogar. Parece engraçado, mas a mente trabalha mais rápido que muitos jogos, aquela realidade passou e eu não sinto falta. Mas não significa que envelheci tanto assim, se colocar um fusca razoável na minha mão eu já tenho mil projetos em mente! Aliás, a vida é assim, passamos a ter que assumir mais responsabilidades, mas não podemos esquecer dos momentos que vão nos tornar um pouco mais crianças de novo. Para alguns os jogos eletrônicos funcionam, eu sempre brinquei de carrinhos. Se eu cresci, por que eles também não?

Quero falar justamente sobre a psicologia nas decisões de consumo. Não adianta eu ficar anos escrevendo posts criticando quem não pensa em tudo antes de comprar, se não levar em conta esse fator incondicional. Qualquer produto só será digno do seu dinheiro se te conquistar. Não interessa se é de última tecnologia ou se é um clássico que ninguém vê valor. A vida é uma sequencia interminável de tomada de decisões, e se me falar que 90% delas foram tomadas deixando a emoção falar mais alto, eu acredito e não negaria. O problema é que as pessoas não sabem fazer de sua vida financeira algo emocionalmente a seu favor. Como assim? Dinheiro tem emoção agora? Sei que parece piração, mas não é tão difícil.
Outro injustiçado, até mais por assim dizer, Fiat 147!

A primeira grande decisão e barreira que temos que superar é quando saímos da casa de nossos pais. A vida lá fora vêm cheia de faturas que você mal conhecia. É você quem irá pagar as contas luz, água, telefone, internet, tv por assinatura, etc. É nesse momento que a emoção começará a falar mais alto e você precisa trabalhar com a sua mente a seu favor. Um começo de vida precisa que você, no auge de seus sentimentos, saiba que cortes de gasto são necessário e obrigatórios. Sabe como é fácil abrir mão de besteiras do dia dia? Perseguindo sonhos muito maiores. 

"O tempo vai passar, vamos nos esquecer e algum dia a gente vai entender. Agora é melhor, não olhar pra trás, a solução um dia vai chegar..."

Vivo falando aqui que mexer com carros é uma paixão para mim. Quer algo mais emoção do que comprar um carro velho? Antigo? Equipado? Para reformar? Não, não estou mais falando daquele meio de transporte comprado em 84x sem entrada. Estou falando de decisões únicas, de carros únicos, algo que seja capaz de fazer você sorrir só de olhar. Enfim, se não carros antigos, todo mundo deve ter seus sonhos. Poderia citar viagens, outra paixão, que no caso descobri com minha esposa. Outra coisa que é preciso muito mais do que dinheiro, é preciso emoção para saber aproveitar. Eu desafio qualquer mero muambeiro, desses que costumam ir à Foz todos os meses, desafio se eles conhecem Foz melhor do que eu, que só estive lá 3 vezes.

Quando viajamos a algum lugar, uma coisa que gostamos muito de fazer é conhecer o máximo que podemos dentro do tempo que temos. O google alguns dias antes nos ajuda a definir prioridades, os mapas turísticos são nossos grandes aliados, um celular com câmera já basta para captar momentos, e um espírito dotado de muita vontade de fazer cada minuto se vida vida valer a pena!
Fechando o ensaio, um lendário Simca Chambord!

A vida financeira é mais do que ter e possuir. É o que você pensa e como o dinheiro faz você se sentir. De nada adianta ter muito e não saber o que fazer. De nada adianta não ter e só reclamar. A premissa básica da economia, e é o que eu gostaria de passar para a vida de todas as pessoas que conheço, é fazer o melhor com os recursos disponíveis. Não o melhor aos olhos dessa sociedade que só sabe julgar. O melhor para você! Aquilo que te faz bem.

E para fechar de forma bem simples, não custa reforçar uma coisa que eu sempre disse aqui. Quem planeja consegue conquistar muito mais fácil. Pare só de sonhar, coloque seus sonhos no papel. Escreva e transforme-os em planos, com passo a passo a ser seguido até o tesouro. Não aquilo que querem que você tenha, aqui que realmente você quer!

Quem planilha controla melhor suas finanças, quem controla bem consegue poupar, quem poupa tem segurança, quem se sente seguro arrisca um pouco mais, quem arrisca pode ganhar mais ainda e por aí vai.

O ensaio da semana é uma homenagem a esses carros velhos, carros velhos que podem o seu primeiro carro. Carros velhos que podem ser a opção de segundo carro quando você precisa. Carros velhos que podem ser mera diversão ou até mesmo virar clássicos se você souber o que quer. Carros velhos, não antigos mega valorizados, carros velhos... 

E para fechar, um clássico do old time rock n' roll brasileiro, falando sobre carros clássicos.
As novas gerações precisam de nós para manter a memória dos bons tempos. Quando automóvel era muito mais. E não importa qual o seu velho, Fusca, Fiat 147, Chevette, Corcel. Esses carros que fizeram as décadas de 1970 e 1980. Não os Opalas (apesar de toda minha admiração), ou Galaxie. Sempre serei um grande admirador dos grandes clássicos. Mas quando quero me divertir, é um carro velho mesmo que eu quero!

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário