sábado, 15 de setembro de 2012

Loucuras da Bolsa de Valores

Olá galera, eu quero começar o texto dizendo que o trabalho com os alunos do Imaculada Conceição está sendo muito show! Falta apenas um tópico para fecharmos o programa e o desempenho da galerinha foi sensacional! Estou muito satisfeito por poder participar disso e estar, porque não dizer, realizando um sonho. Ministrar estas palestras é como escrever um post ao vivo e em debate. Show de bola!
Karmann Guia TC, inspirado nos Porsche da década de 1970!

Mas vamos lá, a semana começou com uma notícia que vai mexer com o bolso de muita gente. O governo anunciou corte nos impostos da energia elétrica. Luz 16% mais barata nas residências e 28% nas indústrias. Uma boa notícia, sem dúvida, levando e consideração que hoje em dia as casas estão saturadas de equipamentos elétricos. Apesar de muitos serem mais eficientes que os do passado, hoje em dia estes equipamentos permanecem muito mais tempo ligados. O mercado acionário reagiu rapidamente aos anúncios. As ações das companhias de distribuição de energia elétrica caíram, enquanto que as ações de diversas empresas, que serão beneficiadas com a redução, subiram rapidamente.

E falando em bolsa de valores, uma das regras fundamentais para quem tem interesse, ou gostaria de se arriscar no mercado acionário é: não confie muito nos seus próprios instintos. Não podemos esquecer que a bolsa de valores é formada por pessoas comuns. Muitos bem mais preparados do que nós, simples mortais, para perceber bons e maus momento de cada papel. Não se compra uma ação por gostar da empresa, por achar o nome legal ou por impulso. Se compra uma ação baseado no comportamento da mesma num determinado período a ser usado como referência, e no comportamento do mercado em que a empresa está inserido.

Exemplo rápido, uma das ações mais pops do mercado são as ações da Vale do Rio Doce, grande mineradora presente no mundo todo. No início de setembro as ações desta empresa estava sendo vendidas a 33 reais no mercado secundário. Lembrem-se, mercado secundário é o mercado de ações comum. O mercado primário é aquele em que as empresas lançam suas ações novas aos primeiros compradores. Enfim, a cotação da VALE3 era de aproximadamente 33 reais em 6 de setembro. As consultorias especializadas, diga-se Info Money e corretoras em geral, indicavam fortemente a compra destes papéis. Quem assim o fez, viu a cotação chegar aos 39 reais em 13/14 de setembro. Ou seja, num período inferior a 10 dias estas ações valorizaram cerca de 18%! Isso é nada menos do que 144x o rendimento atual da poupança, numa comparação atrelada ao rendimento por dia.
Não dá pra negar, o Corvette chamou atenção no camping de Floripa.

É lógico que as ações da Vale tem um teto, ou seja, essa valorização é momentânea, pode ser que suba ainda mais, como pode ser que despenque em breve. Mas a grande sacada neste caso é que as recomendações da corretora e dos analistas em geral estava correta. Já é um mercado de alto risco, portanto, não confie simplesmente na sua intuição. Aprenda a estudar o mercado e analisar qual a hora certa de comprar e vender.

Agora uma historinha engraçada sobre home broker. Home broker é um aplicativo que lhe mostra em tempo real as cotações, suas informações de capital, carteira, financeiro disponível, etc. Neste programa é possível mandar ordens de compra e venda das ações de sua escolha a qualquer preço e quantidade. E as ordens funcionam da seguinte forma, se há alguém enviando uma ordem de venda de quantidade e preço similar ao que você enviou de compra, a ordem é executada. Certo dia desses eu estava pensando em comprar as tais ações da Vale, e em outras situações já passei dias mandando ordens e as mesmas nunca eram executadas, por meus valores não baterem com os vendedores. Mas neste dia não, enviei a ordem e em menos de dois minutas ela já apareceu em verde, minha conta foi debitada e eu já era dono de "x" ações. Comecei a rir sozinho e nesta hora eu tive a certeza de que eu sou anormal. Como pode um cara se divertir com bolsa de valores? É mais fácil do que se imagina. Mas acredite, a linha entre rir e chorar é tão tênue que o conselho que eu deixo é muito simples. Ria de qualquer centavo que ganhar, mas antes de acostumar-se a perder dinheiro, venda suas ações ao menor sinal de desvalorização, ou então enterre-as. Foi o que fiz com umas ações que comprei em 2010 e hoje elas valem menos de 50% do que paguei na época. Vão ficar lá, eternamente talvez, pois não aquele dinheiro é quase fundo perdido e resgata-lo hoje não me ajudaria em nada.
Um pequena homenagem aos que passaram pela garagem, Gol 1990 e Gol 1981.

Bolsa de valores é isso, histórias de perdas e ganhos, histórias engraçadas e outras não mesmo. Mas a diversão paga-se pelo entendimento, capacidade de analisar, sabedoria conquistada. Não basta estudar, é só na prática que você descobre os riscos e prazeres de ser responsável por essas decisões. Ser louco, ser fora do normal. Com a dosagem correta é bem vindo.

É isso galera, post mais focado em bolsa de valores. O ensaio da semana é dedicado a algumas raridades que encontramos no dia a dia, rodando tranquilamente pelas ruas. E a banda da semana, é um tipo de rock mais descontraído, banda curitibana de sucesso relâmpago, no melhor do Ska!
Essa foi para fechar com a banda que eu coloquei na palestra e... ninguém conhecia! Bom, já deu pra perceber como a coisa foi descontraída!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário