sábado, 18 de agosto de 2012

Quanto custa manter...

Até acredito que o assunto é um pouco manjado, mas merece atenção. Certas pessoas tem entre seus sonhos, comprar uma casa, um carro, ter filhos. É tão fácil quanto parece? O que há por trás disso tudo? Quanto custa realmente ter e manter tudo isso? O Rápidas hoje fala sobre a manutenção de um padrão de vida.
Dodge Charger, clássico absoluto dos anos 1970!

É sonho de muitos adolescente e jovens ter um carro. Algo que, hoje em dia, parece estar até mais fácil do que há alguns anos atrás. Parcelas que cabem num orçamento que não é dos maiores, acessórios embutidos na parcela, e até mesmo ipva e licenciamento do primeiro ano estão sendo parcelados por algumas lojas. Mas pense comigo, imposto é algo que terá todo ano, ou seja, um imposto parcelado agora não faz com que você não precise paga-lo integralmente no ano que vêm. Muitas pessoas tem o péssimo hábito de entrar em financiamentos acreditando que a decisão o obrigará a correr atrás de uma melhora de vida. Pois na verdade muitos não tem condições de assumir todas as dívidas que fazem.

Um carro, exemplo clássico da diferença entre comprar e manter, é exatamente como ter uma segunda família. Antes gastava-se cinco reais por dia de ônibus e no fim de semana saia se tinha dinheiro. Agora, cada parada no posto é cinquenta reias, fim de semana é lavar o carro e sair mesmo sem ter programa, troca de óleo, ipva, licenciamento, seguro, acessórios. Enfim, o custo de manutenção de um automóvel pode com muita facilidade representar mais de 100% do custo inicial estimado para a parcela. Não é à toa que eu já falei umas mil vezes aqui, que carro zero é para quem pode, ou para quem se ilude. Não importa a taxa de juros mais baixa, não importa o mito de que não dá manutenção, carro, quanto mais novo mais caro na ponta do lápis. Provo por A + B para quem quiser, que eu gastei (e gasto) menos com meu carro 2001 do que qualquer um com um carro 2010, 11, 12. Isso sem entrar nos quesitos pessoais de, som, rodas, tamanho, perfil, estilo, motor, etc. Que só um carro usado pode lhe proporcionar sem que você se afunde em dívidas.
Limousine 300C, fotos do interior no facebook.

Mas tudo bem, vamos dizer que a sua nem é um carro, mas sim uma família, vocês querem ter um filho. Quem sou eu para falar sobre filhos se eu não tenho um? Isso é uma questão de tempo, cada dia menos tempo. De qualquer forma, uma coisa que aprendi no ciclo da evolução: moleque, piazão, começando a pôr a cabeça no lugar, casado, família. É que o planejamento está presente em todas essas etapas e que a realidade é um pouco mais cruel. Legal, você ganha quase dois mil reais por mês e sua mulher também. E aqui eu sempre vou falar de dinheiro, não importa os detalhes ou as outras inúmeras maneiras que passarão pela sua cabeça. Sabe quanto custa uma escola em período integral com algumas atividades que garantam uma boa educação e evolução para o seu herdeiro? Não acharás por menos de mil reais por mês. Isso representa mais de 25% da sua renda familiar bruta.

A própria manutenção de padrões simples, água, luz, telefone, internet, tv à cabo. Coisas que na juventude você era acostumado a não dar o mínimo valor, pois parecia tudo livre em tempo integral. No momento em que você casa e descobre o quanto custa cada uma dessas coisas. É até bonito de ver a forma como começamos a valorizar mais ainda nossos pais.
Kombi customizada, impecável, diesel anos 1980.

É bater na mesma tecla? Pode até ser. Mas a manutenção de um padrão de vida está intimamente ligada ao planejamento que você é capaz de fazer. Enxergue além do seu próprio dia a dia. Pense acima dos pequenos delírios de consumo. Vá mais fundo no mar da auto disciplina e descubra que se você quiser e souber planejar, você terá mais, e ainda mais, terá (quem sabe) para sempre.

Sei que às vezes dou uma "viajada" mas penso na economia familiar e no tema de finanças pessoais como um assunto muito sério e que deve ser tratado assim. Por isso escrevo, escrevo, escrevo, sem mesmo saber quantas pessoas em consigo atingir. E para meus mais íntimos amigos só posso dizer muito obrigado. Aliás, aquela questão de poupança, me faltou tempo para preparar algo bom, mas eu juro que assim que puder estará no blog o assunto sugerido!

Bom, é como sempre dizem, que uma imagem vale mais de mil palavras, portanto o ensaio da semana é ainda sobre os fenomenais automóveis, dignos de exposição, que pessoas apaixonadas conservam, investem e acabam merecendo mesmo é destaque!

E por fim, no vídeo da semana, uma lenda do rock n' roll, uma lenda viva, que lhe transporta para um mundo onde o Guns N' Roses era o carro chefe das bandas de hard rock do final dos anos 1980. Um lenda chamada Slash, ao vivo, em Curitiba, e eu estava ali em algum lugar com a minha esposa, simplesmete hipnotizado por estar tão perto da lenda...
E para quem não sabe, Slash se apresenta agora com uma banda formada por ótimos músicos, cantando músicas próprias e clássicos do Guns N' Roses, fazendo um mundo sonhar e pirar no melhor estilo rock n' roll que existe! Eu fui no show do lendário guitarrista do Guns N' Roses! Porque eu queria, eu sonhava, eu planejei e realizei. Assim como cada um de nós pode fazer com qualquer coisa na vida.

Muito obrigado!

Um comentário:

  1. Falando em filhos x carros, quais seriam as opções de carros (nomes) "BBB", quatro portas, com um bagageiro grande e completo? Rs...
    Abraços,
    Juliano.

    ResponderExcluir