sábado, 21 de julho de 2012

Novos Tempos, Novos Investimentos.

O cenário é novo, o momento é novo, nunca antes na história desse país passamos por uma fase assim em nossa economia. Diga-se de passagem, não quero defender nenhuma frente política, até porque eu acredito que nada poderia ser tão diferente assim. Investimentos à base de endividamento, juro alto para conter a inflação, juro baixo para estimular o consumo, e o consumo que deve estimular o investimento em produção.

Há um contexto novo em que devemos nos atentar para não cairmos nas armadilhas que nós mesmos criamos. É fácil imaginar que o momento é perfeito para tudo... trocar de carro, renovar os eletrodomésticos, viajar, enfim. Se endividar mais do que sua própria capacidade. Não, eu não estou aqui para dizer que você não deve, ou para dizer que você nunca terá sua chance. Eu estou aqui como um simples sinal amarelo, aquele mesmo que minha esposa sempre manda eu frear, mas na verdade eu acabo acelerando. Mas meu objetivo é deixar bem claro que em finanças o sinal deve sempre estar amarelo, e você deve sempre frear, pois você está cuidando não só do seu dinheiro; está cuidando do seu amanhã, e muitas vezes o seu amanhã inclui um outro alguém ou mais que isso.

Se o incentivo ao consumo estimula o investimento em produção e a classe média é o alvo, é lógico que agora será o melhor momento para tudo. A propaganda vai sempre ser a mesma. há anos atrás e daqui a muito tempo será sempre a mesma coisa. E sabem por que? Porque o mercado é conectado, a industria não quer ganhar muito agora por imaginar um cenário ruim depois, a industria quer imaginar sempre condições melhores e mais vendas. E isso não é errado; mais vendas geram mais renda, mais renda gera mais emprego, mas emprego gera mais consumidores em potencial e assim o mundo vai girando.

Mas ainda assim, meu trabalho não é somente dizer que a hora ideal vai sempre estar ai, e você não precisa cometer loucuras consumistas sem ter a base sólida que tanto defendo. Minha missão é emplacar que esta base sólida é possível e está tão perto quanto a propaganda de tudo que é novo e você deve aproveitar agora!

Não há nada mais impulsivo do que abrir mão do padrão de vida que você lutou tanto para conquistar, e nisso eu falo sobre o conforto de sua família, falo sobre as coisas boas que você compra no mercado, sobre um bom restaurante, ou serviços que você merece. De nada vale se você abrir mão disso tudo por um carro. Carros devem ter o poder de lhe fazer bem, lhe fazer, não aos outros. Pois quando você compra um carro novo, um carro que normalmente está além dos seus limites, ele só serve como um troféu comprado que as pessoas usam para se exibir enquanto no fundo estão abrindo mão de muitas coisas. E acredite, eu não estou inventando histórias, eu falo por já ter visto acontecer.

O ensaio da semana trás grandes dicas de como aplicar até 15 mil reais num carro que te dá muito mais benefícios pelo preço pago do que a porcaria de um zero km. Para quem não se preocupa com ano, um Omega Diamond 3.0 1994, um clássico com tudo que você pode querer. E para quem quer um carro barato para o dia a dia mas não quer saber de populares, um Megane Hatch 1999. Automóveis novos são bons, aliás, eu diria que se eu tivesse 35 mil no bolso eu compraria fácil um Nissan Versa. Mas a verdade é que eu não tenho, que eu não financio carro e não pretendo fazer isso até o dia em que eu esteja num nível de estabilidade em que o parcelamento se torne sim a melhor opção. E não é impossível também, a compra de um bom celular hoje em dia, 10 prestações que não pesem no seu bolso, sem juros, são uma opção mais inteligente do que resgatar um dinheiro que rende ao menos um pouco. Mas hoje em dia o financiamento de automóveis ainda é uma das dívidas mais cruéis e preferidas do brasileiro. Fazer o que? A vida é de cada um e não nos cabe atrapalhar. Mas o alerta está para quem quiser ler.

Minha regra continua sendo uma só. O CDB é a grande pedida de quem quer algo mas está com cabeça para o planejamento. A nova poupança está batendo os fundos de investimento em renda fixa com taxas administrativas superiores à 0,5%. O momento é bom para entrar na Bolsa de Valores, para quem possui valores acima de 5 mil reais que possam dizer que está sobrando.

Eu cheguei a uma conclusão simples nos últimos meses; eu não entendo muito de cerveja, mas eu realmente sei dizer quais são as boas e fortes que lhe dão uma sensação acima da normalidade, e uma delas é uma belga que eu experimentei hoje, se chama Palm Royale, com graduação alcoólica de 7,5%. Recomendada.

E para fechar com música, uma banda que eu havia baixado a algum tempo mas não havia dado a devida atenção. É diferente, é antigo, é bom para fugir da mesmice dos sons que não levam a nada.
Abraços e muito obrigado!

Um comentário:

  1. òtimo artigo...somente não concordo com a questão da escolha do omega 3.0 diante do cenario de alta do preço da gasolina x consumo do mesmo (embora eu tenha um 4.1 - por pura paixão e não razão)

    Parabéns Claudinei!!
    Izaque Souza

    ResponderExcluir