sábado, 28 de julho de 2012

Eu quero muito, mas não preciso disso!

Não será a primeira e nem a última vez que eu falo sobre prioridades, escolhas e colocar a razão na frente do impulso na hora de administrar dinheiro, mas há sempre algo a repensar.

Não é nada incomum nos encontrarmos em momentos que juramos que estamos precisando de algo. Eu preciso de uma cerveja, eu preciso de um chocolate, eu preciso daquelas rodas de liga leve, eu preciso daquela bota! Nessa hora não há distinção de sexo, homens e mulheres sempre vão "precisar" dessas coisas; a questão é que nem sempre é a hora certa. Precisamos urgentemente começar a encarar essas necessidades momentâneas como um mero desejo, desejo que pode esperar, desejo que às vezes nem precisa se concretizar.

E digo mais, quando se espera a hora certa para encarar de cabeça aquilo que tanto se quer, é aí que você descobre o verdadeiro sabor da conquista. Às vezes paro e fico pensando, pode até ser que esse pensamento seja infundado e que eu também esteja errado, mas a impressão que eu tenho é que muitas pessoas ainda não descobriram o que é viver. Pessoas que têm tudo na mão, ou dão um jeito de ter sempre aquilo que lhes dá vontade, são pessoas que nunca souberam o que é lutar por algo, e digo isso clara e abertamente a você meu amigo, minha amiga, que usa sem pensar aquele maldito cartão de crédito. Nunca lhe aconteceu que quando você parou de pagar já estava querendo algo diferente, pois o bem já não lhe servia mais?

E por outro lado também sinto uma angústia quando penso nas pessoas que só reclamam, naquelas pessoas que não conseguem porque dizem que não tem dinheiro. Um carro, uma viagem, alguns luxos de conforto que transforma a vida das pessoas comuns em momentos bons de se curtir. Também há solução para isso; já cansei de deixar aqui dicas, passo a passo, sugestões de investimento e de como fazer para conseguir certas coisas sem de enfiar em dívidas.

Digo tudo isso, e ainda assim admito que eu não sou nada, só sou um cara que com a graça de Deus e o apoio de minha família, consegui cursar uma boa universidade. São escolhas, sou obrigado a ouvir até hoje que Economia na UFPR nem era tão difícil de entrar. Concordo contigo, eu não achei difícil mesmo, e hoje sou economista graduado na melhor instituição de ensino do estado do Paraná. Mas enfim, o que tento com tudo isso não é dizer que eu sei as regras e as pessoas não as seguem. O que tento com tudo isso é somente dar dicas para um dia a dia mais simples e tranquilo do ponto de vista dinheiro.

Todos têm seus interesses, se você entrou nesse blog é porque quis ler algo sobre economia, ver umas dicas e fotos de carros ou então porque gosta de música, sobretudo de rock n' roll.

Para falar um pouco sobre a Economia em essência, é válido lembrar que o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, divulgou essa semana que a expectativa de crescimento do Brasil para 2012 é de 4%. O que representa isso? Significa que o Brasil é um país que cresce a taxas modestas sim, mas também significa que o Brasil cresce, em contrapartida muitos países desenvolvidos têm apresentado números de recessão.

Outra ligada diretamente ao mercado é a preocupação dos bancos com a diminuição dos lucros. Se tomarmos os níveis dos juros e o aumento da inadimplência, e infelizmente uma coisa está ligada à outra, o que os banqueiros podem esperar é uma diminuição nos seus ganhos, e isso já para 2012.

No ensaio da semana, a primeira dica é de um Fusca 1974, impecável, com rodas originais alargadas e pneus 205/45, com direito a calotinhas de época e tudo. Tudo isso por menos de 5 mil reais. Essa é a dica de primeiro carro para quem quer estilo e não imagem. E na segunda, o meu clássico Gol quadrado de capô preto, rodas 15", sem muitos exageros, na verdade hoje eu vejo que ele era sim ou pouco exagerado, mas fica aí a dica de carro preparado para engolir as ruas e chamar muita atenção, por cerca de 8 mil reais. E caso nem todos se lembrem, os dois carros acima eram meus mesmo!

E para finalizar com música, hoje eu queria fazer algo muito especial, andei ouvindo muitas instrumentais essa semana e percebi que a minha filosofia tem muito a ver com isso. Pois a música instrumental te instiga a prestar mais atenção aos sons, os solos bem trabalhados, a bateria que assume tudo sozinha, os graves e agudos e você ali, sem muito entender mais com muito para viajar. Então a dica musical se resume a duas listas:

Clássicos imperdíveis do Metallica (em ordem cronológica).
1ª Anesthesia - solo de Baixo de Cliff Burton do álbum Kill 'Em All de 1983.
2ª The Call of Ktulu - do álbum Ride The Lighting de 1983, apareceu no S&M com orquestra.
3ª Orion - a última grande instrumental de Cliff, o melhor baixista que já existiu, Master Of Puppets, 1985.
4ª To Live is To Die - uma homenagem à Cliff, de ...And Justice For All, 1988.
5ª Suicide & Redemption - o verdadeiro quinto álbum do Metallica, Death Magnetic, 2008.

Isso deve chocar muita gente, eu considero o álbum preto um clássico, é lógico, mas a essência do Metallica, a sonoridade característica dos 4 primeiros discos, só voltou 20 anos depois.

E para fechar, mais uma listinha com outras instrumentais, essas para relaxar e são para qualquer gosto musical, caso alguém não seja muito fã do Metal acima.

. Led Zeppelin - Moby Dick.
. Jimi Hendrix - Pali Gap.
. Joe Satriani - Echo.
. Frank Zappa - Peaches en Regalia.
. Allman Brothers - Jessica.


Esse reflete tudo que falei. Abraços e muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário