domingo, 29 de janeiro de 2012

Reflexos

De certa forma, tudo é um reflexo de nossas próprias ações. É lógico que há uma infinidade de exceções nessa frase, mas há mais verdades envolvidas do que outras coisas.

Talvez seja um tanto injusto usar essa afirmação com mais propriedade que humildade, mas o que posso fazer? Se a cada dia que passa tenho mais estatísticas para provar o que digo...
Cada reclamação, por mais leve que seja, retoma a algo que a pessoa fez ou escolheu no passado. Estou endividado, não tenho dinheiro para nada. E na garagem? Um carro 0km entrando em busca e apreensão. É isso que você quer? É vivendo uma vida de pura imagem e mentiras que você se sentirá bem? Eu tenho quase certeza que não. Digo, repito e reafirmo, seja responsável pelo seu dia a dia, assuma seus erros, admita suas escolhas, encare os resultados com a dignidade de quem sabe o que faz, e fala.

Hoje vamos de rápidas dicas e inserções sobre assuntos de interesse geral, ou nem tanto, mas ainda assim gostaria de dizer que a capacidade de poupança está dentro de qualquer ser vivo com um minimo de racionalidade, nunca é tarde para saber que o futuro é agora. Que temos que nos preparar hoje para os eventos de logo mais, sejam eles daqui a 1 ou 20 anos. Uma das palavras que mais frequenta meu vocabulário é planejamento, mas preparação também pode ser considerada uma regra para quem não quer surpresas desagradáveis.

Dicas para começar na bolsa de valores. Eu definitivamente não sou um especialista no assunto, mas ao invés de brincar no site da folha como muitos fazem, eu peguei minha própria grana e fui sem dó nem piedade. Vai fazer 4 anos que eu abri minha conta na bovespa, mas uns 10 ou 12 meses que, de verdade, estou investindo. O que posso dizer é, escolha suas empresas com base em relatórios e estatísticas confiáveis, nunca por gosto ou intuição. Nunca compre menos de 10 ações de uma empresa, mas também evite comprar mais de 100 ações se você está apenas começando. É bom montar uma carteira, mas se suas ações subiram 30% em 10 meses... venda de uma vez! Faça dinheiro, o importante na bolsa é se divertir, ganhando ou perdendo, o que vale é a emoção. Se você não está disposto, nem pense nisso.

Fiz algumas pesquisas relacionadas à tragédia no Rio de Janeiro, o desabamento de três prédios ao lado do teatro municipal, há algumas fotos que mostram claramente como os condôminos do primeiro prédio "abriram" várias janelas na lateral do mesmo. Eu sei que não é o foco, mas não dá pra imaginar que mexer na estrutura de um prédio de quase 20 andares não é uma atitude inteligente? São basicamente duas paredes que seguram todo o prédio, se eu abro buracos em um dos lados não pode ser um bom sinal certo? Enfim, estamos falando de uma falha de engenharia, negligência e pessoas irresponsáveis. Mais um prova de que é tudo uma questão de escolhas. Infelizmente não são sempre as suas que selam seu caminho.
"Sesto Elemento", Fogo, Terra, Metal, Água, Madeira e... Lamborghini! Foi lançado recentemento o novo modelo da marca de superesportivos italiana. Mais uma homenagem ao desing invocado, ao prazer sobre rodas e a leveza do ser. V10 com menos de 1000 quilos no total. Meu velho Uno pesava quase isso. Não é à toa que eu sempre escolhi a Lamborghini como a minha marca favorita, de tratores também. Pelo menos 20 anos antes da Cayenne, a Lambo já tinha seu jipão, seu estilo de portas é referência para todas customização extreme, e seus carros são como clássicos instantâneos. Lamborghini, o "Sesto Elemento".

Economia, Carros, Rock n' Roll certo? E o Rock, de verdade, é mais amplo do que meramente parece, há espaço para os diversos subgêneros musicais que fizeram a história em cada momento. Um grande cenário da música foi a década de 1980, não por acaso os anos que me trouxeram ao mundo, foram também o berço de grandes bandas, mega famosas ou nem tanto, do metal ao quase pop, alguns não viveram para  saber, outros não viviam na época. Mas o fato é que devemos muito a esta década. Ou talvez o lado ruim, política e economicamente falando, tenham nos dado um desconto. Mas não importa, seu legado viverá eternamente.

Dica de hoje? Uma banda simples, não muito conhecida, mas que traduz todo o lado do "Rock Anos 80", um estilo marcante, por que não dizer, dançante, único e emblemático. Gene Loves Jezebel.
Um post rápido, de passagens curtas, mas dizendo o que achei que fosse válido... Abraços!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Saber Gastar...

Todos os dias escutamos as mesmas coisas, vindas das mesmas pessoas. Muitos reclamam de suas dívidas, muitos reclamam do preço das coisas, muitos reclamam dos impostos, muitos reclamam dos salários.
Não somos apenas consequência da política ou da situação econômica do nosso país, somos sim consequência dos nosso próprios atos. Nós é que somos os maiores responsáveis pela nossa carreira para então podermos reclamar do quanto ganhamos. Independente de qual foi o momento ou a situação, ninguém assina nada por obrigação, a decisão foi sua, a decisão de mudar também deve ser.

Já disse isso algumas vezes, apesar da cota de corrupção (acredite, roubar muitos roubam em outros países também, na verdade você queria uma parte para parar de resmungar), nossa carga tributária é condizente com o tamanho do país e sua população. Ainda temos alguns pontos a melhorar (e muito!), mas num país onde a classe proletária compra carro zero e viaja de avião, não creio que sejam dos impostos que eles estão reclamando.

A inflação oficial fechou em 6% em 2011. Ok, agora me diga o que é oficial se eu vi minha conta no mercado aumentar muito mais que isso? O pessoal que define o que são e qual o peso dos produtos na hora de gerar este índice foram muito espertos em manipular alguns detalhes na hora da entrega. É pessoal, a inflação foi muito maior, eu vi e senti no meu bolso, vocês também. Mas tudo bem, pois agora podemos parcelar em mas vezes não é?

Endividado? Diga-me no que gastou seu dinheiro e eu te direis se isso não é apenas consequência dos seus próprios atos. Nunca deixe-se levar pela tentação de uma prestação baixa. Hoje em dia ou bancos e as administradoras de cartão de crédito estão dando limite sem nenhum critério. O importante é fazer com que as pessoas acreditem que podem. E podem mesmo, TVs de LCD, Notebooks, Linha Branca, até entrada de carro estão parcelando  cartão. Absurdo? Ligue a TV naquele canal de venda de automóveis, 60x de 599 e a entrada de 2 mil você parcela em 10x no cartão de crédito. Endividado? Me prove que era inevitável...

Não seria mais fácil se, de vez em quando, pudéssemos dizer que estamos cansados, que sabemos que erramos e queremos fugir para colocar a cabeça em dia? Não trabalhar por uns três dias, sair de carro sozinho e sem saber para onde, fechar-se no seu mundo sem precisar explicar nada. Avalie, não é hora de enfraquecer, o mundo está ficando cada vez mais desafiador, quem sabe a hora seja sim de tomar uma dose extra de força e partir para as ações. Repense seus gastos, suas atitudes do dia a dia, as pessoas para as quais você resmunga da vida, os amigos que você deixou de ouvir, que você deixou de falar...
Um exemplo clássico de saber gastar é na balada. Pare de consumir para aparecer, você não precisa pagar tudo para os outros, cada um que cuide da própria comanda. A não ser que você esteja inspirado e quer compartilhar um bom momento com seus amigos. Mas nunca faça nada para gostarem de você.

Gostarem de você, muita gente compra carro para isso, vamos a uma pequena simulação:

30 mil reais financiados em 60x, somando uns 42 mil no fim da contas, mas um carro zero, digamos um Voyage, que você nem presta atenção na hora, mas não tem vidros elétricos. Daqui a 5 anos você vai vender o carro, quitado, as lojas irão lhe pagar uns 18 mil, no máximo, para revender por 25 mil. Ou seja, você perdeu, em 5 anos, 12 mil reais de depreciação e mais 12 mil reais de juros. E dai tem gente que me fala que compra carro zero por causa da manutenção, para não gastar! Mas calma, seus amigos notaram que você estava de carro zero, fique tranquilo.

15 mil reais, pagos do próprio bolso, como? Já expliquei a história antes, ao invés de dar entrada compre um carro usado, vá juntando e trocando a cada 2 anos, no máximo. Enfim, 15 mil pago à vista, bem procurado, um carro completinho e em bom estado. Daqui a dois anos você vai na loja, lhe pagam 13 mil, você coloca mais uns 5 mil (fruto de disciplina financeira) e pega um carro de 18 mil. Você teve mais carros, não se endividou, e teve dinheiro tanto para a manutenção como para fazer o que você quiser!

Tudo bem, há sempre um meio termo entre as situações acima. Uma entrada razoável, um parcelamento menor, um carro velho que deu muito problema e você gastou demais, um que não conseguiu vender fácil. Mas, de novo, são escolhas, cada um precisa estar de acordo com as suas (sem se importar com o que os outros pensam) e ser responsável por todos os seus atos. Sempre haverá alguém para te criticar, o importante é você poder dizer "o problema é MEU".

Dica de música mais que manjada, mas é bom tanto para relembrar como para reaprender o que é música... Use Your Illusion II do Guns N' Roses. Aliás, esse disco tem uma curiosidade, até hoje ninguém sabe se ele foi um surto de criatividade da banda ou uma mega jogada de marketing. Na época dos bons e velhos LP's, o Guns lançou simultaneamente Use Your Illusion I e II, sendo dois álbuns duplos. Se fossem em CD seria apenas um duplo, mas o que ficou foram dois álbuns diferentes lançados ao mesmo tempo. Uma tática da gravadora, uma dessas pirações de bandas de rock? Não sei, mas sei que Guns N' Roses é uma das minhas bandas preferidas e eu indico esses álbuns.
Forte abraço e obrigado por todas as formas, comentários, e-mails, comentários no face; de dizer o que acham dos posts e do blog.

Economia, Carros e Rock N' Roll!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Cenários

"Leve com você só o que foi bom, ódio e rancor não dão em nada..."

O que os próximos meses reservam para o universo econômico? É hora de comprar ou de guardar? O que eu ganho em adiantar ou adiar alguns projetos? Lá vão as dicas...
A última reunião do copom já deu o sinal do que devemos esperar de 2012 e 2013, a baixa dos juros é uma questão de honra para nossa presidente Dilma. E na prática nós devemos entender que o projeto pró-consumo esta apenas começando. Com a intenção de fazer com que o povo tenha mais acesso a bens que começam a se popularizar, carros, eletrodomésticos mais modernos, viagens e até mesmo imóveis. O objetivo do governo é dar crédito para as pessoas consumirem. Por que estão preocupados com o bem estar da população? Também... mas isso só faz sentido se houver certo nível de protecionismo à industria nacional, só fará sentido o consumo se a população tiver salário para pagar as prestações, e talvez nosso maior desafio seja este.

Se você me perguntar quanto é um juro justo eu lhe direi, depende. Mas se me perguntar quanto eu acho que estará a taxa selic daqui uns 12 ou 15 meses... eu lhe direi que minha aposta é em torno de 9,5%. E o que isso representa? Custo mais barato para se comprar, porém remuneração mais baixa para investimentos. Eu nunca direi que guardar dinheiro tornou-se menos importante, mas essa é a hora de diversificar.

O ato de guardar dinheiro e investir deve ter sempre um objetivo e é assim que você deve decidir o que fazer e como fazer. Veja abaixo qual a indicação para cada tipo de investimento:

- Sobrou um troquinho e eu não sei o que fazer com ele, ao invés de gastar tudo em alguma besteira, pense se não é a hora de guardar, um poupança ou fundo de investimento em renda fixa podem lhe ajudar. Você descobrirá que um dinheirinho guardado pode ser muito importante.

- Ganhei uma grana razoável e não tenho grandes dívidas, de repente uma rescisão, um processo atrasado, se você não sabe o que fazer com a grana eu indico fortemente um CDB. Sempre será minha maior dica para quem quer um retorno um pouquinho maior que a poupança, mas o mais importante é estar com o capital garantido.

- Já tenho um dinheirinho guardado mas posso usar parte para tentar ganhar mais, essa é a hora de apostar em fundos multimercado. O que é isso? São fundos de investimento que tem em sua composição tanto títulos de renda fixa como renda variável e alguma coisa em bolsa se valores. Normalmente eles rendem próximo do CDB mas te dão a chance de ganhar mais se o mercado estiver em boa fase.

- Já tenho uma grana para me garantir numa crise, quero apostar. Bolsa de valores, e dai você tem dois caminhos, fundo de investimento em ações que é quando você compra "ações" de uma empresa e o valor investido varia de acordo com a cotação desta. Ou ainda os bons home brokers, aplicativos em que você atua diretamente na bolsa, compra o que quer, a hora que quer e arca tanto com o custo quanto com o risco disso. Recomendado para quem tem um valor sobrando mesmo, e não morre se perder tudo.

- Quero um futuro, se o seu objetivo é investir aos poucos mas para o longo prazo, comece agora a buscar um plano de previdência privada, com contribuições mensais você vai juntando um dinheiro que irá usar quando se aposentar.

Qual é o melhor perfil? Todos juntos... o ideal é administrar bem qualquer valor, grande ou pequeno, curto ou longo prazo, independente dos seus objetivos específicos, é generalizado que devemos ter o suficiente para nos mantermos e pensar nos momentos difíceis do ano ou de uma vida toda.

Qual é o momento? Se você precisa mesmo de algo e não tem o valor à vista para brigar por um desconto, parcele no número mínimo de vezes possível para não lhe comprometer financeiramente, não caia no golpe da parcela. O juro, apesar de inevitável, pode ser administrável.

Se você tem dinheiro guardado, esteja pronto para ver ele render um pouco menos, mas fique de olho nas novidades que o mercado tem lançado em termos de opção. Haverá alternativas para recuperar perdas.
O que estou escutando? Natiruts... mas o que houve com o Rock n' Roll? Eu sempre serei roqueiro, nada substitui a raiz musical que sustenta meu espírito. Mas o Reggae pode te fazer pensar, refletir e relaxar em vários momentos, é isso aí pessoal...

Abraços!!!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Novos planos, velhas regras.

Apenas uma semana dedicada a compromissos familiares e acadêmicos, estamos de volta para um ano cheio de posts, assim espero...
É natural que no início do ano façamos uma série de planos e promessas, e quem não concorda que muitas tem a ver com realizar sonhos que estão intimamente ligados ao dinheiro? Pois bem, o Rápidas está aqui para ajudar a tornar meros sonhos em realidades marcantes.

Qual o seu sonho? Um carro, uma viagem, um emprego novo, ser o chefe?
Para começar, não sonhe, planeje. Só assim você terá um caminho a seguir e poderá mensurar sua evolução.

Vamos começar com algo simples, seu sonho é uma boa viagem de férias para você e sua família.
Para começar é muito importante que você já saiba quando serão suas férias, digamos que, por causa das crianças, serão em julho. Ótimo, temos 6 meses de preparação, vamos lá.

Passo 1 - Decida para onde você vai, e com quem. No caso estamos procurando uma viagem para, digamos, 3 pessoas, pai, mãe e uma criança. Mesmo sendo em julho gostaríamos de uma praia, talvez uma coisa simples porém marcante, litoral de santa catarina.

Passo 2 - Busque antecipadamente um hotel ou pousada. Pela internet você escolhe a cidade, planeja os atrativos e programas que gostaria de fazer, faz a cotação de mais de um hotel e quando quiser, fecha a reserva.

Passo 3 - Tudo que for possível, deixe pago. No mais, guarde para este fim. Como temos 6 meses, não espere que o valor das férias seja destinado a isso, guarde um pouco a cada mês pensando em passar ótimos dias sem a preocupação com pequenos gastos.

Passo 4 - Apenas aguarde... a coisa mais simples de se fazer é viajar. A seguir alguma dicas para curtir uma vida com ótimas recordações.
Se encontrar uma promoção de passagens aéreas para um lugar onde você não conhece, compre! Apenas pense se você poderá dispor de dois ou três dias e não espere até amanhã. Feito isso, reserve um hotel bacana e barato, experimente os albergues, a maioria tem quartos privativos se você vai acompanhado, se não, conheça pessoas! Passagens e hotel na mão, faça um roteirinho do que não deixar de ver, pela internet, e o resto é curtir. Não se prenda, apenas dê-se sugestões, escolha um bom restaurante... o resto você decide na hora. Pesquise o clima da região, arrume uma mochila com o essencial e se mande! Curta a vida, porque 2012 passará tão rápido quanto todos os outros anos que você deixou para trás.

Se o seu plano não é viajar, mas sim comprar um carro, é hora de pensar um pouco.
É o seu primeiro carro ou é uma troca de carro? Vamos começar por quem quer começar a sua vida sobre rodas, roda própria. Uma série de perguntas simples vão lhe ajudar a descobrir o que você precisa.

1º Você tem algum dinheiro guardado e um emprego estável o suficiente para cobrir os gastos de um automóvel ou até mesmo o maldito financiamento? Nem leia mais se pelo menos uma das respostas não for sim.

2º Você usará o carro sozinho, para dois, para uma família? Para o dia a dia ou apenas para fins de semana e viagens? Isso o ajudará a saber se você precisa de um compacto 1.0 ou um sedã de 4 portas e motor mais forte.

3º Você entende alguma coisa de carro? Se importa mais com a aparência ou com a funcionalidade? Seu carro será uma vitrine para as gatinhas ou um ambiente agradável e com muito conforto? Isso o ajudará a saber se você precisa de um carro 0km, se ele precisa ser redondinho e chamar atenção ou se ele precisa de vidros elétricos e ar condicionado. Acredite, para que ele seja essas três coisas juntas você precisará de muito mais do que acha que tem.

Vamos fazer filtros, se você não tem dinheiro guardado, precisará de um emprego estável para assumir, no mínimo, 60 parcelas. E estar pronto para pagar quase dois carros.

Se o carro é só para você, não há problema em ser um compacto duas portas. Se quer ser mais estiloso, compre uma Saveiro. Motor? Se você vai viajar só de vez em quando, fique com 1.0, a economia na cidade compensa. Mas se você não usará todos os dias e gosta de ultrapassar com segurança, 1.8 é melhor motor que eu conheço. Potente mesmo! Bebe, mas não demais.

A escolha mais difícil é entre 0km e usado, entre completo pagando mais ou básico e acessível. Simples, se você entende de carro e sabe se planejar com manutenção, compre um usado. Se não quer se incomodar, mas vai pagar por isso, carro novo. Você se importa mais com um carro que chama atenção dos que estão lá fora, ou um carro que surpreende quem entra nele? Se for a primeira opção, mais um vez, carro novo. Se for a segunda, a diferença de preço você encontra em carros com vidros elétricos, direção hidráulica, ar condicionado e ainda investe num som de presença. Nada é mais prazeroso do que ter um bom conjunto de áudio para curtir aquela viagem ou mesmo aquele congestionamento.
A decisão está nas mão de cada um, você só precisa querer fazer. Pare de sonhar e corra atrás do que quer.
O blog é de economia, então é óbvio que falamos mais de bens materiais, mas isso vale para tudo na vida. Pare de esperar sentado que as coisas vão até você, levante-se, arrisque-se, receba alguns "não", mas dê valor a si mesmo quando conseguir o que desejou.

O Natal do HSBC de 2011 teve um tema que me marcou muito, O Poder da Música. É incrível como a música é capaz de nos curar, de pequenas depressões do dia a dia até uma grande decepção, é na música, nas letras, nos acordes e versões, que achamos a calma necessária para repensar a vida e nossas ações.

Não me lembro se já dei esta dica aqui, mas a dica de música de hoje, o que estou ouvindo, devo a uma grande amiga, na verdade a melhor amiga da minha esposa mas que eu tomei emprestada algumas vezes para grandes conversas, discussões sobre política e economia.

A dica, Fleet Foxes. Escutem Mykonos, mas não parem por ai, a banda é boa para momentos como este, um final de domingo que não nos convida para quase nada mas pode ser trocado por uma série de intermináveis sensações. Se você têm uma esposa, noiva ou namorada, vá passear com ela! Se você está sozinho, arrisque-se, aposto que há várias pessoas no facebook aguardando um oi... e o resto é contigo. Se está cansado, ache algo bom na tv e assista até dormir. Se está animado, pegue seu carro e vá dar uma volta, se você seguiu antes um conselho que dei agora, ligue o som e curta!

Abraços galera, obrigado e vamos nessa nesse novo ano, espero que os acessos aumentem para que a inspiração aumente!