terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pura Cultura

Já falei muitas vezes sobre a importância de uma reserva bem definida para períodos de crise. Já falei sobre planejamento, compras, investimentos e muitas outras coisas.

Hoje não é diferente, quero relembrar alguns conceitos básicos da vida financeira e vamos fazer uma revisão sobre Bolsa de Valores.
O que o petróleo têm a ver com a cultura de poupança?

Uma coisa é fato, brasileiro não têm hábito de poupança. E sabem de onde vêm isso? Vêm de raízes históricas, sim, pois num países abundante em recursos quem irá se preocupar com o amanhã. É como generalizar a cultura do petróleo para todos os recursos no caso do Brasil. A maioria dos países que consomem muito petróleo só estão preocupados em gastar, mas esquecem que trata-se de um recurso não renovável. Há diversos estudos indicando a possibilidade de sua extinção. Mas sempre haverão interesses e esperanças de novas descobertas. Pré-sal está aí para provar que qualquer notícia já soa como um anúncio de que nossa geração não terá problemas. E as outras? Bom, não estaremos aqui para ver. Mas nossos filhos e netos sim.

Mas como eu ia dizendo, a riqueza de recursos é também o berço de nosso cultura em não se preocupar. Países como o Japão, espaço limitado e problemas com catástrofes naturais, não são líderes em tecnologia e desenvolvidos por acaso. Mas o que dizer? Somos uma nação feliz. Pobre, burra, mas que não está preocupada com isso. Prova está na concentração de renda. Uma pequena parte dessa população comanda a grande fatia das riquezas, deixando o povo com pequenas migalhas e cobrando por isso. Sim, você paga o preço todo dia ao ir no supermercado, abastecer o carro, comprar um celular novo parcelado em 10 vezes.

Que o dinheiro é feito para gastar, disso eu não tenho dúvida, mas ter os pés no chão, saber a hora certa de comprar, controlar o impulso. São regras simples que podemos treinar no dia a dia.

Vamos direto ao "investimento" mais comum. Carro. Eu sei bem disso, pois sofro com isso todos os dias. Sou louco por carros, carros antigos, esportivos, clássicos, tunados, chamativos. Já tive alguns dos quais me orgulhei imensamente e me fizeram muito feliz, já tive básicos populares que passaram na minha vida apenas para cumprir tabela. Já perdi dinheiro, mas já ganhei também. Como? Seguindo uma norma na qual eu sou contra a imensa massa, mas é a minha cultura. carro só à vista!
Não é o meu, mas era parecido com isso.

Com 16 anos comecei a guardar meus trocados e com ajuda da minha mãe comprei meu Chevette aos 18 com 2.000 reais. A partir dai foi fácil, como eu não tinha dívida, meu dinheiro ia dividido em guardar e fazer a manutenção do carro. Já contei um pouco da minha trajetória automotiva aqui, então para resumir, hoje eu tenho um Uno, completo como muito 0km gostaria de ser. Vivo a vida do meu jeito, hoje um carro sem muito apelo visual, amanhã ou depois, um Vectra quem sabe. Para quem já se divertiu muito com um Opala 1974 3 marchas de câmbio no volante, idade do carro definitivamente não importa. Gosto de carros, velhos, novos, básicos, completos. Carros que me levem e tragam e que sejam um bem de consumo durável que eu não me arrependa de ter comprado. Quem faz o carro é o dono. Um 147 ou uma Ferrari, o que importa é o que você vê e sente. Não o que os outros te dizem ou pensam.

Que tal uma revisada na Bolsa de Valores para dizer que tivemos um serviço nesse post? Vamos lá!

Passo 1 - Decida.
Se você têm interesse e pelo menos uns 1000 ou 2000 reais que possa dizer que estão "sobrando", basta você ter coragem e vontade de se divertir.

Passo 2 - Corretora.
Normalmente o banco em que você têm conta já possui uma corretora, comece por aí. Você precisa abrir uma conta específica junto a este braço da sua instituição e depois uma conta na Bovespa. Tudo pela internet.

Passo 3 - Home Broker.
Nome do programinha que substituiu aquele pregão visto antigamente nos filmes. Hoje em dia tudo é on line, via uma interface inteligente e ágil, onde você visualiza os preços e gráficos de desempenho. Envia ordens de compra e venda e faz suas transferências.

Passo 4 - Aprenda a regra básica.
Escolha uma empresa, identifique seu preço médio, e compre se ela estive baixa. Cálculo os custos liquidação e custódia, a taxa de corretagem e chegue ao seu valor mínimo de venda. Venda quando ela ultrapassar este valor e você estiver satisfeito com o ganho.

Passo 5 - Defina seu perfil.
Você pode apenas comprar e ir montando uma carteira feliz e saudável, para dizer que você é um investidor e se sentir seguro. Ou você pode passar o dia na frente do computador, acompanhando as oscilações e viver de especulação. Pode-se ficar rico? Da segunda forma talvez, mas só se você já for rico, pode ficar mais rico. Do contrário, você pode ficar louco e pobre.

Passo 6 - Sangue frio.
Eu mesmo já passei por situações em que minha carteira valia menos do que eu investi. O segredo é ficar tranquilo e esperar. Se tiver um recurso até invista nessas horas, aguarde o mercado se recuperar e continue a brincar de comprar e vender.

A dica de música traz duas bandas muito famosas em álbuns de baixa repercussão que foram hostilizados mas hoje são boas opções para fãs de verdade e quem gosta de conhecer. Primeiro U2 com seu divertido álbum POP, com direito a clipe imitando village people e tudo, possui algumas músicas bem bacanas. O segundo é Re-Load do Metallica, sobras de estúdio do já estranho Load, traz Unforgiven II e um hit até hoje muito tocado em shows, Fuel.
Esse disco é tipo um Labo B, mas guarda suas razões para ouvir.

Gostaria de deixar também uma dica de cerveja, para quem está cansado do mercado nacional de massa, as importadas e artesanais são uma pedida e tanto. Esteja pronto para pagas, às vezes, o preço de uma caixa de Skol em uma única long neck. Mas há boas opções baratas com a Becker's Pils, alemã, suave, ótimo sabor, por um pouco mais que uma Heineken.

E pra fechar, sei que minhas opiniões quanto à comprar carro, beber cerveja e ouvir música não refletem a grande massa. Mas o que você quer? Ser mais um ou ter seu estilo próprio e independente da mídia e pequenos hábitos e culturas?

Pura cultura, saia dessa, mude agora e veja o mundo de verdade.

Abraços!


2 comentários:

  1. É sempre bom saber sobre ações, acredito que o item 6 faça toda a diferença tem que ter sangue frio é literalmente uma brincadeira de gente grande.
    Abraço e to gostando de ver hein cada dia melhor os artigos.

    ResponderExcluir
  2. Digo e repito, seu fusca foi o melhor carro que já dirigi.
    Bjos
    Larissa

    ResponderExcluir