quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Estabilidade Econômica e/ou...

Se tem uma coisa que precisamos aprender ao longo da vida é priorizar algumas coisas e abrir mão de outras. Finanças Pessoais é um tema muito rico, vale para tudo e se renova a cada dia, mas hoje gostaria de falar sobre um estágio muito importante na vida. Em qualquer época é preciso ser Estável.
Não importa o abismo que estamos atravessando, se tivermos um trilho firme a seguir podemos ir de olhos fechados e deixar que o tempo faça o seu melhor...

As fases da vida vão passando e vamos percebendo que muitas coisas mudam, o gosto por agito, baladas, a forma como gastamos nosso dinheiro. O peso e o valor deste dinheiro passa a ficar diferente a cada dia que passa. Num passado não muito distante as coisas eram mais baratas e nós tínhamos menos preocupação em guardar, aliás algumas pessoas continuam sem se preocupar, mas isso já é outra história.

Quando se passa um pouco dos 20 é natural que se pense mais, muito mais, antes de cada ação tomada. Queremos a certeza de que o amanhã não será prejudicado por um hoje qualquer.

Para quem me conhece a mais tempo deve saber o quanto me frusta olhar na garagem de casa e ver, além de um carro só, saber que é um Uno! Brincadeiras a parte mas é assim mesmo, calota, nem isulfilm no vidro da frente ele têm. E o som, bom, esse é um pouco melhor do que todos os que eu já tive, enfim, alguns excessos  dá pra permitir. Mas a diferença é que hoje em dia tudo é muito mais pensado, pautado. E não importa se a margem consignável aumentou, se o limite do cartão de crédito aumento, se o crédito está mais fácil. É lógico que se um dia for vantagem até eu entrarei num financiamento ou consórcio. Mas o que falta para a maioria das pessoas é ciência de que irão comprometer um percentual considerável do salário por um período que geralmente extrapola o médio prazo.

E alguns ainda têm a coragem de dizer que ajudar com 30 reais numa ação social é muito! Reclamam que não têm dinheiro para ir passar um fim de semana na praia. Sacrificam toda a grana das férias num pacote meia boca para porto seguro, gastam sem saber em quê ou por que, aí voltam e passam a reclamar ainda mais.
Há destinos inesquecíveis para quem sabe aproveitar o melhor de cada momento, algumas paisagens tem o que eu gostaria de chamar de Stand By, desligue-se do mundo e preste atenção ao que sua alma está dizendo.

Estabilidade é sair de férias, gastar sem nenhuma preocupação, viajar, comprar, aproveitar de verdade e quando voltar descobrir que têm mais dinheiro investido do que quando saiu. Como? Roubando um banco nas férias? Não. Basta planejar, guardar um pouco por mês pensando nisso. Ter objetivos e começar a moldá-los muito tempo antes. Bons pacotes de viagens e passagens aéreas baratas se conseguem quando você ainda está se lamentando por faltarem 4 ou 5 meses para as férias.

É uma questão de escolha, sinceridade, eu não sou estável emocional ou psicologicamente falando. Mais uma vez, quem já me conheceu sabe do que eu estou falando, mas de três coisas eu me orgulho de ter um interesse tão grande que me tornam estável. Economia, Carros e Rock n' Roll. Não sei tudo, aprendo um pouco mais a cada dia, mas gosto e por isso me interesso mais.

Outro segredo, o interesse é fundamental para embasar um bom momento financeiro. Comece a se interessar por mercado de ações, por exemplo, e logo você estará louco. Mas verá que num futuro não muito distante você entenderá e concordará.

Sinto-me falando um monte de coisas sem sentido hoje, por favor, fiquem a vontade para me xingar quando quiserem.

Mas olha só como o Rock n' Roll pode ser incrível nos momentos mais exatos e abstratos. Hoje estava no carro escutando Thin Lizzy e num dado momento a letra dizia assim, "she's broke my heart, and make me sad", e era uma clássico do rock anos 70, com solos envolventes, daqueles que se você não presta atenção na letra nunca vai reparar que o cara só está falando de amor, ou da falta dele, sei lá. E pensando bem, isso acontece muito com Whitesnake e Skid Row. Def Leppard e Cinderella.

Louco ou seguro, preparado ou objetivo, pensante ou facilitador. Defina qual nível de estabilidade é bom para você. Sempre haverá um post nada a ver entre outras mais objetivos... 


Um comentário:

  1. Eu sempre quis e quero entender o mercado de ações mas acho q já sou louca o suficiente rss um dia chego lá,
    Bjus

    ResponderExcluir