O hatch de hoje, por sua vez, foi substituto de outro clássico nacional dos anos 1990, ele é o herdeiro do trono do Kadett. Já estamos há duas semanas falando dos hatch médios do mercado de usados, lembrando que a diferenciação foi ficando evidente mais pro final da década de 1990, pois até então os hatch e populares eram muito parecidos. O Tipo tinha quase o mesmo tamanho de um Gol quadrado, o Escort, embora fosse um bom carro, não podia ser comparado a um Golf. E o de hoje é uma estrela da GM, é o Astra!
Pouca gente sabe ou lembra, mas o Astra conviveu com o Kadett, sendo inclusive a alternativa de 4 portas a ele. Entre 1994 e 1997 ele foi importado da Europa e trouxe ainda a sua versão SW. Hoje em dia uma verdadeira raridade, mas também um mico, a perua era um misto de Ipanema no tamanho e Vectra de primeira geração no desenho. Aliás, o primeiro Astra era bem na linha do Vectra vendido aqui entre 1993 e 1996. Era um hatch com motor 2.0, muito conforto e todos os acessórios de um bom carro. Vendeu pouco e hoje em dia quase ninguém se lembra dele.
Feita essa primeira introdução, vamos nos lembrar do Astra nacional, lançado em 1998, junto com o Golf estava inaugurando um novo e moderno mercado. Antes desses dois os hatchs eram apenas carros pequenos com motores grandes e bons equipamentos. Acompanhado do sedan, o Astra alcançou um ótimo número de vendas e fãs nessa sua primeira geração brasileira. Na realidade o Astra sempre foi o mesmo no Brasil, só teve um facelift em 2003 e seguiu firme até sua despedida. Uma curiosidade é que entre 1998 e 2002 o Astra hatch só pode ser encontrado com 2 portas.
Em 2003 a GM deu uma repaginada no visual do Astra e lançou a versão com 4 portas para o hatch, que mesmo assim ainda estava disponível só com duas, mas essa versão se limitou às básicas. Uma falha, ao meu ver, no projeto do carro para o mercado, era a disponibilização de versões simples, sem ar condicionado, com o motor 1.8. Um carro desse nível não deve ficar devendo esses acessórios e certamente quem optou por essa versão amarga uma desvalorização razoável e certa dificuldade na revenda.
O Astra se despediu do mercado sem a chance de termos as versões mais novas da Europa. Em 2012 a GM decidiu finalizar suas vendas por aqui, já que o Vectra GT já havia abocanhado boa parte delas e o substituto da linha, o Cruze, também vinha com um hatch para brigar com os agora modernos Golf e Focus. Outra curiosidade é que o Vectra 2006 é a nacionalização do Astra europeu. Ou seja, o Vectra GT que tomou o lugar nas garagens de gente que gostava de Astra, era na verdade, o Astra!
Aqui é interessante destacar três versões famosas dos Astra que tivemos por aqui, primeiramente a Sport, que vinha com discretos adesivos e era a versão mais top do primeiro nacional, depois a versão GSi, os carros da Chevrolet com essa terminação são os equivalentes aos GTi da Volks, são esportivos um pouco além das aparências. Por fim a GM resolveu fazer uso de letras ainda mais poderosas, existem versões SS do Astra, mas nesse caso não é nada significativo como os Opala ou para os mais novos o Camaro. O Teto Solar é indispensável se o Astra for de uma dessas castas.
Enfim, hoje em dia mesmo os Astra mais novos não passam muito dos 30 ou 35 mil reais, e talvez nem valha tanto a pena comprar esses modelos acima de 2010, pois os carros não possuem nenhum atrativo perante os mais velhos. Um bom Astra entre 2003 e 2008 vai sair na faixa dos 25 mil. Um modelo entre 1998 e 2002 pode ser encontrado na casa dos 15 mil em estado aceitável. Já os primeiros não passam dos 8 mil. Para esse último público o próprio Kadett é mais indicado. Não embarque em carros baratos demais, pois certamente eles terão algo a esconder.
O ensaio dessa edição ficou a cargo do Astra modelo GSi de 2005, uma Perua 1995 e um Sport ano 2000. E no vídeo vai uma clássica do miolo dos anos 1990. Aquele abraço e muito obrigado!
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