Ainda na batida dos hatch médios, carros com vocação esportiva, agilidade, presença nas ruas e um bom espaço interno, damos continuidade à categoria falando de um modelo bem conhecido dos brasileiros. Ele é o irmão viciado em academia do pequeno Gol, meio ovelha desgarrada que não consegue constituir família, já teve sedan e hoje em dia tem uma perua pra acompanhar. Hoje ele é um dos carros-chefe da Volks e com certeza um dos mais evoluídos tecnologicamente. Ele é o Golf!
Lançado no Brasil em 1994, ainda na versão importada, o Golf sempre teve aura de carro top de linha, tanto que na época ele dividia espaço nas lojas com o Pointer, que era um ótimo carro, mas nunca os dois poderiam ser considerados rivais. O Golf era um importado alemão (ou mexicano) que trazia o que havia de mais avançado em tecnologia na época, enquanto o Pointer era um misto de peças Ford-Vw lá dos tempos de Autolatina. As versões da época eram GL, mais simples de motor 1.8, GLX, completa 2.0 e a famosa GTi que dispensa comentários.
Em 1998 foi lançado o Golf Sapão, geração que tivemos junto com a Europa, o carro veio ainda mais poderoso, tecnológico e bonito. Inaugurou inclusive a linha de montagem da Vw no Paraná, onde dividiu plataforma com o Audi A3, outro hatch que fazia o pessoal babar no fim dos anos 1990. O lançamento com o ótimo motor 1.6 SR foi uma tacada de gênio para melhorar as vendas, afinal de contas todo mundo gostava do Golf mas nem todos queriam ou precisavam de um 2.0.
O Golf nacional acabou ficando defasado em relação ao europeu, pelo simples motivo que aqui o carro vendia bem e a matriz resolveu não investir muito. Entre 1998 e 2006 ele foi igual e em 2007 ganhou uma reestilização que levou o modelo até 2014. Somente em 2015 a Vw trouxe a próxima geração que hoje usa motores 1.4 turbo e são verdadeiros mitos entre os automóveis atualmente à venda. Tanto que a versão GTi do Novo Golf é vendida em torno de absurdos 100 mil reais!
O Golf mais popular que temos entre os usados é o tal do Sapão mesmo, motores confiáveis, interior (segundo um amigo meu) pobre demais, e design agradável em todos os modelos. Apenas tome cuidado com o custo do seguro e ainda mais com onde estaciona. O Golf sempre teve fama de carrão e sempre chamou atenção de mais do que apenas boas pessoas. É um carro visado. Tanto o 1.6 quanto o 2.0 foram recebendo melhorias ao longo do tempo e a manutenção é na média de carros mais sofisticados, quer pagar barato compre o Gol mesmo.
Os GTi sempre foram e sempre serão os mais famosos, mas ali perto de 2010, um pouco mais um pouco menos, uma versão muito procurada era a Sportiline. Um bom teto solar e bancos de couro dão aquele ar especial nos carros, se estiverem muito bonitos. Há uma infinidade de Golf por aí que passaram pela mão de gente que gosta de aparecer, seja pelo tamanho da roda ou seja pelas besteiras que comete ao volante. Então a dica certeira na hora de procurar um é quanto mais original melhor!
Se os acima de 2015 não são encontrados por menos de 70 mil, um Golf de 2007 até 2014 ainda é bem valorizado, coisa de mais de 30 mil reais e aqui a procura é grande, pois nessa época ele não vendia tão bem. A geração de 1998 até 2006 é vendida na casa dos 20 mil reais, alguns até mais baratos, mas requerem atenção e outros bem mais caros que requerem exclusão. Se você gosta muito de Golf mas tem o orçamento bem mais limitado, a opção é procurar um 1994 a 1997, que pode ser encontrado por 10 mil em bom estado. Cada um tem seu público, mas todos são Golf!
O ensaio contempla os modelos GTi de 1995 e 2002 e o Sportline de 2010. E no vídeo, um pouco de Korn de um jeito diferente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário